Connect with us

Atualidade

Fauna selvagem morta nas estradas

“Os Verdes” reúnem com a Companhia das Lezírias

Publicado

on

Enquadrado na campanha do PEV S.O.S. NATUREZA, e conhecendo o flagelo que representa para a biodiversidade a Reta do Cabo – Estrada Nacional 10, em Vila Franca de Xira, local com os constantes testemunhos de fauna selvagem lá atropelada, “Os Verdes” reuniram, na quarta-feira passada, com a Companhia das Lezírias no sentido de aprofundar o conhecimento desta problemática e perceber o que está ou não está a ser feito.

A Estrada Nacional nº 10 limita, a montante, a ZPE do Estuário do Tejo (Rede Natura 2000) e atravessa áreas da Companhia das Lezírias. O pedido de reunião que o PEV fez teve como objetivo conhecer o trabalho que esta companhia tem feito no âmbito da Conservação da Natureza nomeadamente, através do espaço EVOA, para além da sua importante vertente agrícola, e o seu envolvimento nalguma estratégia aqui em causa.

A necessária e urgente estratégia para reduzir o atropelamento da fauna selvagem foi aqui confirmada com o relato e testemunho de muitos mamíferos como lontras, sacarrabos e texugos constantemente atropelados, assim como corujas das torres e muitas outras espécies que aqui são constantemente atropelados.

Em 2017, o PEV apresentou um Projeto de Resolução (nº 1006/XIII/2ª) que visava a criação de um “Programa de monitorização e de minimização de atropelamento de fauna selvagem na rede rodoviária nacional”, e que veio a ser aprovado tendo resultando na Resolução da Assembleia da República nº 59/2018, de 28 de fevereiro.

Essa resolução recomendava ao Governo, entre outras coisas, a criação de um grupo de trabalho para pôr em prática uma rede de monitorização e implementação de medidas para minimizar o flagelo do atropelamento da fauna bravia nas estradas portuguesas. “Esse grupo interdisciplinar foi, de facto criado, pelo despacho nº 8157/2021, mas não produziu o Programa que estava previsto”, ressalva o PEV.

“Da reunião com a Companhia das Lezírias percebeu-se, também, que esta entidade não foi contactada por organismo do Governo, nem envolvida em qualquer programa de monitorização da EN10 e, muito menos, para qualquer plano de medidas para a minimização deste flagelo nesta estrada tutelada pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação”, acusa.

“Os Verdes” relembram, ainda, que no passado dia 22 de outubro, ativistas do PEV e cidadãos da zona, colocaram uma bandeira negra na Reta do Cabo, em Vila Franca de Xira, para assinalar esta reta como um ponto negro e um flagelo para a biodiversidade.

O PEV aguarda, ainda, o agendamento das reuniões que solicitaram ao ICNF e à APA sobre esta matéria.

Foto: PEV.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas