Connect with us

Atualidade

Exposição “Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz” na Galeria Municipal de Arte de Barcelos

Parceria entre Município de Barcelos e Fundação de Serralves

Publicado

on

Já está patente na Galeria Municipal de Arte de Barcelos a exposição “Ângelo de Sousa: Quase tudo o que sou capaz”, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Fundação de Serralves. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, da Vereadora da Cultura, Elisa Braga, do Presidente da Empresa Municipal de Educação e Cultura, Jorge Cruz, e da Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho.

Mário Constantino agradeceu a Ana Pinho “a disponibilidade e sensibilidade da Fundação para descentralizar a cultura, permitindo assim que os barcelenses conheçam e usufruam partes significativas do excelente acervo artístico da Serralves”. O autarca fez, ainda, votos para que estas parcerias possam multiplicar-se.

Por sua vez, Ana Pinho, Presidente da Fundação Serralves, agradeceu o apoio dado pelo Município de Barcelos, salientando a “importância destas exposições itinerantes, enquanto veículos de aproximação de Serralves às comunidades”.

Ângelo de Sousa: desenhos, pinturas e esculturas

A exposição reúne uma seleção de obras da Coleção Serralves que sublinham a importância da contaminação entre disciplinas para a evolução da sua prática artística ao longo da sua carreira. O projeto refuta “a imagem dominante de Ângelo de Sousa como pintor, demonstrando que o desenho e a escultura são não apenas facetas fundamentais da sua obra, como também onde porventura é mais evidente o espírito experimentalista”.

Os trabalhos do artista são caraterizados por uma aparente simplicidade: Ângelo de Sousa tenta obter, nas suas palavras, “o máximo de efeitos com o mínimo de recursos, o máximo de eficácia com o mínimo de esforço, e o máximo de presença com o mínimo de gritos (…). A exposição sublinha esta vontade de trabalhar com elementos simples, ao apresentar algumas das primeiras obras de Ângelo de Sousa, ainda figurativas, mas apontando já para a depuração que viria a caraterizar o artista, lado a lado com os exercícios abstrato-geométricos que o impuseram como um dos maiores estudiosos da cor e da luz”.

A exposição fica patente ao público na Galeria Municipal de Arte até ao dia 30 de janeiro de 2022 e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábados, das 10h00 às12h30 e das 14h00 às 17h30.

Ângelo de Sousa

O artista nasceu em Lourenço Marques a 2 de fevereiro de 1938 e fixou-se no Porto em 1955. Matriculou-se em Belas-Artes, licenciando-se em Pintura com nota máxima de 20 valores. Viveu e trabalhou na cidade do Porto, onde deu aulas na Escola Superior de Belas-Artes, entre 1962 e 2000, ano em que se jubilou como professor catedrático. Participou na fundação da Cooperativa Árvore, bem como em inúmeras exposições individuais e coletivas. Morreu em 29 de março de 2011.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas