Atualidade
Evento na Católica do Porto acolhe especialistas em educação para o cinema
Dia 10 de julho, a partir das 10h00, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes
Núria Aidelman, (da Associação A Bao A Qu) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema), figuras de relevo na educação cinematográfica, são dois dos nomes que vão estar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa para o II Encontro de Cinema e Educação, direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário. Este encontro, cuja nova edição se realiza no dia 10 de julho, nasceu em 2023 no âmbito do projeto INSERT, que tem como objetivo promover a literacia fílmica em várias escolas nacionais.
“O INSERT começou por ser um projeto de investigação e é hoje uma estratégia digital de literacia fílmica, baseada num conjunto de recursos online, direcionado para contextos educativos,” explica Pedro Alves, coordenador do projeto de investigação INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e parceria do Plano Nacional de Cinema. “No total são 20 vídeos tutoriais e 1 caderno pedagógico sobre teoria e prática cinematográfica, disseminados digitalmente e em acesso aberto” explica Pedro Alves. “Não fazia sentido promover este tipo de estratégia sem criar também um encontro, anual para debater os resultados deste e de outros projetos em curso no campo da educação para o cinema. Consideramos que essa é uma responsabilidade educativa, cultural e social da Escola das Artes e do CITAR,” completa o coordenador do projeto.
II Encontro de Cinema e Educação
Nesta segunda edição, o evento contará com a presença de Núria Aidelman, da Associação A Bao A Qu, que apresentará alguns dos projetos de educação para o cinema desenvolvidos pelo coletivo. Segue-se uma mesa-redonda sobre “Serviços educativos para o cinema”, que contará comDario Oliveira e Melanie Pereira (Porto/Post/Doc), Fernando Galrito (Monstra), Isabel Coelho (DocLisboa/abcDoc), Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde) e Vítor Ribeiro (Casa das Artes de Famalicão). A parte da tarde começa com a intervenção de Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema, que falará sobre aquela que é a principal estratégia pública de educação para o cinema em Portugal. Segue-se a segunda mesa-redonda, “Educação para o cinema nas escolas”, onde as professoras Cecília Espinho (AE de Pinheiro, Penafiel), Elsa Cerqueira (ES de Amarante) e Eva Maia (EB Mindelo/AE D. Pedro IV, Vila do Conde) apresentarão atividades realizadas em escolas no âmbito do PNC. A terceira e última mesa-redonda do dia seguir-se-á à apresentação do projeto INSERT por parte de Pedro Alves (coordenador do projeto) e abordará “Experiências INSERT” desenvolvidas em quatro escolas, com os docentes Ana Paula Fadigas (AE Severim de Faria, Évora), Cristina Feyo e Natividade Santos (AE À Beira Douro, Gondomar), David Pires (AE Aver-o-mar, Póvoa de Varzim) e José Artur Matos (AE João de Araújo Correia, Peso da Régua).
Formação INSERT
Este ano, além do Encontro no dia 10, vai realizar-se, nos dias 11 e 12 de Julho, um curso de formação teórico-prática no âmbito do projeto INSERT, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes. A formação permitirá uma abordagem dos recursos do projeto centrados na exploração e aplicação de conceitos cinematográficos em exercícios e atividades de cariz prático e pedagógico.
O II Encontro de Cinema e Educação 2024 terá lugar no dia 10 de julho, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.
Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.
O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.
Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.
Foto: PSP.
Atualidade
Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar
No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.
Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação
No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.
Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca