Connect with us

Atualidade

“Estádios de Sítio” – Seminário PSP no Porto

A 23 e 24 de março

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realiza mais uma edição do seminário “Estádios de Sítio”, nos dias 23 e 24 de março, na cidade do Porto.

Esta 4ª edição, subordinada à temática da segurança nos espetáculos desportivos, tem como tema “A segurança, a proteção e o serviço na abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada.

O evento decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, podendo ser acompanhado presencialmente pelos órgãos de comunicação social e entidades convidadas (evento não aberto ao público em geral).

A PSP constitui-se como a Força de Segurança com a responsabilidade de organizar as operações de segurança dos eventos desportivos de maiores dimensões e ou risco associado, em particular, da modalidade de futebol. Só na época desportiva 2021-2022 os Polícias da PSP providenciaram segurança em 21.766 espetáculos desportivos, que constaram com a presença de 7.634.936 espectadores.

Nos últimos 20 anos, o conhecimento científico relacionado com o fenómeno da violência associado ao desporto aumentou, tendo como marco fundamental o Euro2004 no qual, pela primeira vez, num grande evento desportivo de dimensão internacional foi implementada uma abordagem numa lógica integral de segurança, proteção e serviço, indo para além da clássica abordagem estritamente securitária.

Nestas duas últimas décadas, a PSP tem também dado passos concretos de evolução no acompanhamento do fenómeno desportivo e prevenção da criminalidade associada:

– Maior conhecimento e preparação específica por parte da PSP na identificação e acompanhamento, monitorização e acompanhamento dos adeptos de risco;

– Implementação do projeto piloto celebrado entre a PSP/PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas) e a Procuradoria Geral da República no âmbito do combate ao fenómeno à violência associada ao desporto através do acompanhamento de operações policiais no âmbito de eventos desportivos de risco elevado;

– Aprofundamento da articulação com a APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto);

– Desenvolvimento do papel e competências do PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas).

O PNID encontra-se sob alçada da Polícia de Segurança Pública desde a génese desta rede europeia, em 2002. Esta unidade da PSP assegura diversas atribuições e competências nomeadamente, no âmbito nacional:

– Elaboração de informações estratégicas prospetivas anuais das competições de futebol profissional;

– Determinação do grau de risco inerente a eventos desportivos, através da preparação de relatórios de informação atualizados;

– Centralização e análise da informação veiculada pelos Comandos da PSP e demais Forças e Serviços de Segurança;

– Apoio na articulação operacional decorrente do acompanhamento da deslocação dos principais clubes e claques organizadas;

– Elaboração de relatórios anuais, proporcionando uma sedimentação das informações e conhecimentos pertinentes neste contexto.

No plano internacional:

– Intercâmbio de informações estratégicas com pontos congéneres europeus;

– Apoio no planeamento de operações, nomeadamente por intermédio da troca direta de informações no contexto de eventos de dimensão internacional;

– Participação nos encontros internacionais no âmbito da organização de grandes eventos desportivos, possibilitando à PSP ombrear com as suas congéneres europeias quanto à experiência e desempenho neste âmbito;

– O PNID, constitui-se, portanto, como ponto de charneira entre os Comandos da PSP, as Forças e Serviços de Segurança (no âmbito nacional) e os restantes PNID europeus (âmbito internacional) no que respeita a cooperação e coordenação policial nacional e internacional no contexto dos policiamentos desportivos, possibilitando a centralização e análise de informações policiais respeitantes a fenómenos de violência e criminalidade associados ao desporto.

“Alavancada nas conclusões e do reconhecimento da comunidade científica, nacional e Internacional, assistimos a uma diminuição dos incidentes de violência e da sua gravidade, embora se mantenha atual o desafio de manter permanentemente seguros e agradáveis os recintos e espetáculos desportivos”, refere a PSP.

A PSP “continua empenhada em continuar a contribuir para a contínua melhoria da abordagem, capaz e efetiva, ao fenómeno da violência associada ao desporto, o que apenas será possível se os diversos interlocutores – Estado, associações, federações e demais instituições que promovem a prática desportivo ou assumem responsabilidades do âmbito do Desporto – participem na análise da problemática da  violência associada ao desporto, numa abordagem que se deve assumir multi-institucional, integrada e equilibrada, para que os eventos desportivos se constituam como contextos seguros”, sublinha.

É no contexto desse esforço contínuo que a PSP dinamiza esta 4ª edição do seminário, com a presença de outras entidades e personalidades com relevo e experiência nesta temática.

Imagem: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas