Atualidade
Espaço Guimarães celebra 1 ano do projeto sustentável de sucesso “Horta Urbana”

Durante 1 ano, foram colhidos 125kg de alimentos, cultivados por jovens portadores de deficiências, doados a instituições de cariz social da região de Guimarães e utilizados em workshops no Guimarães Kitchen Hub, que promovem uma alimentação e estilo de vida saudável junto da população Vimaranense
A problemática da alimentação tem vindo a ganhar força na última década e as hortas urbanas ganharam espaço próprio nas cidades como fontes de recursos para populações mais carenciadas, espaço para desenvolvimento de alimentos saudáveis, lugar de educação ambiental e alimentar para os mais novos, palco de ligação e sentido de comunidade. É neste enquadramento de comunidade e forte compromisso pela sustentabilidade e proteção do ecossistema, que nasceu o projeto do Espaço Guimarães, centro comercial da Klépierre – proprietária e gestora de mais de 100 centros comerciais na Europa – enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good®. Ontem, este projeto de sucesso celebrou 1 ano.
Os alimentos foram semeados e colhidos com toda a paciência, dedicação e carinho pelos jovens utentes da ACIP (Ave Cooperativa Intervenção Psico- Social), uma associação de crianças e jovens portadoras de deficiência que as ajuda a manterem-se ativas e criativas. Semearam uma ampla variedade de legumes de época, respeitando a sua sazonalidade, ciclo e solo. Houve colheita de cenouras, cebolas, beterrabas, brócolos, ervilhas, pepino, pimentos, couves, alfaces, ervas aromáticas e muito mais. Uma fonte colorida de energia e sabor que foi e continua a ser o orgulho destes jovens agricultores urbanos, que sentiram as suas capacidades valorizadas num projeto de grande impacto para a comunidade.
Ao todo, foram recolhidos 125kg de alimentos que se tornaram base de receitas saudáveis, nutritivas e cheias de sabor para utentes de instituições de cariz social da região de Guimarães, para as equipas de segurança, limpeza e manutenção do centro comercial e em workshops desenvolvidos no centro comercial, no espaço de culinária Guimarães Kitchen Hub. Durante o ano, foram realizados vários eventos de alimentação saudável, como talks e workshops que pretenderam envolver a comunidade. A participação foi sempre gratuita e contaram com a intervenção de criadoras de conteúdos digitais dedicadas às artes culinárias, as queridas Avós do projeto A Avó Veio Trabalhar, a vencedora do MasterChef Portugal Teresa Colaço e os jovens da ACIP.
A Horta Urbana foi inaugurada em 2021 através de uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.
Este espaço de cultivo está disponível de forma permanente na esplanada, no piso 1, de acesso livre para visitar, onde crianças e adultos podem assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, à colheita e nova sementeira, para além de reforçar a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta. Em números:
Área verde produtiva: 20 m2
Produtividade anual de hortícolas: 125 kg
Economia anual de água: 64.000 L *
Redução anual CO2: 500kg
Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 90kg
* Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.
Para os próximos anos, o projeto vai ganhar nova dimensão: o objetivo é expandir a área de cultivo para se retirarem mais alimentos que vão apoiar mais pessoas carenciadas e desenvolver mais workshops e iniciativas gratuitas. O convite do Shopping mantém-se: “venham descobrir esta Horta Urbana!”
Se ainda não conhece este projeto é a oportunidade ideal. Visite o Espaço Guimarães e meta as mãos na terra ou, simplesmente, ganhe novos conhecimentos nesta área da agricultura urbana, aprenda sobre sustentabilidade, ganhe novos hábitos saudáveis e contribua para os projetos que envolvem a melhoria dos habitantes da sua comunidade. “Junte-se ao Espaço Guimarães neste movimento!”, desafia o espaço comercial.
Foto: EG.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca