Connect with us

Atualidade

Empresas já podem avaliar a sua capacidade para a digitalização

Coordenada pela Edit Value (spin-off da UMinho), a ferramenta online Small.com é rápida, precisa e gratuita – vai ser lançada a 19 de março, em Braga

Publicado

on

Já há uma ferramenta online gratuita, rápida e precisa para saber o nível de digitalização das empresas europeias, propondo também processos específicos de digitalização para melhorar o seu crescimento contínuo.

Chama-se Small.com, é liderada pela consultora portuguesa Edit Value, ligada à Universidade do Minho, e vai ser apresentada num seminário a 19 de março, às 15h00, no edifício gnration, em Braga. O seu desenvolvimento durou dois anos e foi cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, tendo envolvido ainda a Associação Empresarial de Portugal e as consultoras T2I (Itália) e Globalnet E-learning Solutions (Polónia).

A ferramenta coloca 61 perguntas e no final faz o diagnóstico da maturidade digital da empresa, avaliando da mesma forma o nível de competências digitais e interpessoais do seu capital humano, além de facultar recomendações de áreas críticas e a melhorar. Propõe ainda módulos de formação e-learning com vídeos curtos, materiais teóricos, infografias e exercícios práticos para explorar de modo autónomo. Há igualmente um ebook sobre boas práticas e tendências em áreas como internet das coisas, indústria 4.0, inteligência artificial, teletrabalho, mercado digital e sustentabilidade.

Competências individuais também analisadas

A Small.com é útil em especial para gestores em micro e pequenas empresas, mas também para qualquer pessoa interessada na digitalização. Permite avaliar as competências e soft skills individuais (de CEOs, empregadores, técnicos, estudantes, empreendedores e pessoas à procura de emprego, entre outros) que são necessárias para implementar uma transformação digital mais eficaz e inovadora no dia a dia. Estas ferramentas estão disponíveis em quatro idiomas: português, inglês, italiano e polaco.

“A digitalização é uma jornada contínua e abrange toda a cadeia de valor, desde a organização (liderança, cultura, tecnologia, práticas) às operações, aos serviços, aos produtos e está orientada ao cliente em toda a sua extensão”, diz o codiretor-geral da Edit Value, Nuno Pinto Bastos. Apesar de desafios, medos e riscos – como a cibersegurança, a aceleração tecnológica, a redução de certas profissões ou o surgimento de outras –, as empresas devem avançar na transição digital, pois podem beneficiar a sua equipa, os seus públicos e a sua afirmação, frisa.

Além de Nuno Pinto Bastos e das suas colegas Helena Pereira e Bruna Dias, o seminário no gnration inclui a intervenção de Dina Oliveira, perita em marketing digital e design thinking, com o tema “Inovação, estratégia e criatividade: os impulsionadores da digitalização dos negócios”. O encerramento é pelas 17h30. Há mais detalhes em www.smallcom.eu e www.editvalue.com.

Foto: DR.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas