Atualidade
Diretor do Departamento de Educação da Autarquia da Maia, CDI e Synopsys entregam Kits “Eletronics for All” a alunos da Escola Secundária da Maia
Iniciativa faz parte do programa Apps for Good que vai distribuir kits a mais de 10 escolas do Distrito do Porto
Esta quinta-feira, 5 equipas de alunos da Escola Secundária da Maia receberam, das mãos de Júlio Guimarães – Diretor do Departamento de Educação em representação da Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, João Baracho – Diretor Executivo do CDI Portugal e Célio Albuquerque – Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys – os seus kits de eletrónica que lhes permitirão desenvolver melhor as suas propostas tecnológicas e eletrónicas no programa Apps For Good, na Categoria Eletronics for All.
O programa Apps for Good (AFG) em Portugal comemora a sua 10ª Edição em 2024 e, para assinalar a ocasião, criou uma nova categoria de competição em conjunto com a Synopsys – a “Eletronics for All”. Este é um programa educativo tecnológico inovador desenvolvido pelo CDI em parceria com o Ministério da Educação, que desafia alunos do 5º ao 12º ano, e professores – de escolas públicas e privadas – para, em equipa, e durante um ano letivo, experienciarem o ciclo de desenvolvimento de um produto e criarem aplicações para smartphone ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.
Esta nova categoria procura estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da eletrónica, numa altura em que esta indústria está em franco desenvolvimento. A fim de desafiar estes alunos, o Apps for Good e a Synopsys estão a oferecer a 30 equipas de alunos 30 kits com componentes elétricos e eletrónicos para estes poderem desenvolver melhor as suas propostas tecnológicas e eletrónicas. Nesta categoria, participam equipas de alunos do ensino secundário, – algumas compostas exclusivamente por raparigas, – provenientes de 20 escolas de todo o país. No total são 24 professores e 105 alunos, de entre os quais, 24 são raparigas. Só no Distrito do Porto existem 12 escolas a concurso, num total de 30 equipas.
Os projetos apresentados visam responder a necessidades reais identificadas pelos alunos no seu contexto escolar e abordam problemáticas como “sistemas de automação para reduzir o consumo de energia nas escolas”, “dispositivos que integram sensores que registam a qualidade do ar, através de aplicações” e até “automóveis elétricos revestidos com painéis solares para aumentar a autonomia do veículo”. Os kits são compostos por uma variedade de 37 sensores e de módulos de base, os entre os quais o Módulo de Som Ativo, o Módulo de Relé 5V, o Módulo de Temperatura e Humidade, que permitirão às equipas desenvolver projetos mais interativos e sensoriais.
Segundo João Baracho, Chief Executive Officer do CDI Portugal, “é extraordinário poder testemunhar o progresso do Apps for Good ao longo dos últimos 10 anos e as oportunidades que tem vindo a proporcionar a tantos alunos em Portugal desde a implementação da primeira solução tecnológica até à criação desta nova categoria do programa, a ‘Eletronics for All’. Esta novidade, em parceria com a Synopsys, surge da nossa maior máxima de querer “ir mais além” e de poder oferecer aos jovens dos dias de hoje ferramentas úteis para o seu futuro, algo que nos caracteriza desde a fundação do CDI e do Apps for Good Portugal”.
Para Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys, “o nosso compromisso para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos dias de hoje passa por estar na vanguarda na área da tecnologia e da eletrónica, um setor que, atualmente, apresenta um progresso exponencial, e também por contribuir ativamente para o crescimento daqueles que serão o nosso futuro: os jovens. Poder ser parte integrante deste processo e disponibilizar as ferramentas e os métodos necessários para o seu desenvolvimento é um orgulho enorme para nós e significa garantir um “amanhã” informado e consciente”.
A Synopsys, um dos principais parceiros da 10ª Edição do Apps for Good, assume um papel na nova era tecnológica através do fornecimento de soluções avançadas para o design, validação e teste de chips, assim como na garantia da segurança e qualidade do software. Enquanto parceira do programa, a Synopsys irá orientar os alunos do AFG na utilização da eletrónica e na forma como pode ser aproveitada no desenvolvimento das suas soluções tecnológicas.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.
Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.
O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.
Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.
Foto: PSP.
Atualidade
Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar
No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.
Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.
Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação
No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.
A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.
Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca