Connect with us

Atualidade

Dia da Metropolitana no Centro Cultural de Belém a 10 de julho

Entrada livre para um Dia repleto de momentos musicais

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa celebra 30 anos de existência. Para lá de ser um número redondo, são já muitos anos de experiência e provas dadas. Em 1992, era uma iniciativa visionária. Hoje, é um projeto que deu certo. Conquistou um selo de qualidade consensualmente reconhecido, graças à proficiência e entusiasmo de todos aqueles que de qualquer modo e em diferentes períodos contribuíram para que tenha aqui chegado.

Mas trata-se, acima de tudo, de um projeto de futuro, porque a sua oportunidade também cresceu ao longo do tempo. As características singulares que o distinguem, trouxeram-lhe uma posição imprescindível no panorama musical do nosso país.

Os desafios são, agora, diferentes daqueles de início. Porém, quanto se tem consciência do imenso valor que tem a prática musical, sobretudo em formações de conjunto como a orquestra, e sabendo tudo aquilo que ela representa numa sociedade que se pretende harmoniosa, torna-se evidente que resta tanto mais por fazer.

Porque merece ser celebrada, a Metropolitana convida todos para ir ao Centro Cultural de Belém neste domingo, 10 de julho. Encontrarão músicos de hoje e de amanhã, em maioria formados nas suas escolas. Para lá das orquestras do Conservatório, da Escola Profissional e da Academia, o maestro Pedro Neves e a violinista Ana Pereira apresentam-se à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa num programa com música de Stravinsky e Prokofiev, mas também de um compositor português que já estreou mais de uma dezena de obras com a Metropolitana. Desta vez, Sérgio Azevedo estreia um Concerto para Violino.

10h00, Grande Auditório

Piccola Orquestra Metropolitana

Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior

K. & D. Blackwell Jamaican Suite, Tinga Layo, Jamaican Lullaby, Kingston Calypso

 Orquestra Juvenil Metropolitana

Tradicional Americana Flop Eared Mule (arr. A. Dabczynski)

E. Elgar Pompa e Circunstância

F. Schubert Ständchen (Serenata)

Piccola Orquestra Metropolitana

Orquestra Juvenil Metropolitana e Alunos da EPM e da ANSO

M. Mussorgsky The Great Gates of Kiev (arr. E. J. Siennicki)

11h00, Caminho pedonal

Coro do Conservatório da Metropolitana

Philippe Ribour Dixie

Tradicional Israelita Haida (arr. Henry Leck)

Linda Spevacek A Little Mozart (The Alphabet Song)

Tradicional Israelita Hine ma tov (arr. Allan E. Naplan)

Tradicional Israelita Dodi li (arr. Doreen Rao)

Saxofones da Metropolitana

D. Schostakovich – Abertura Festiva

Marc Mellits ExtraSensory – Perception

Andy Scott – Salt of the Hearth

João Pedro Silva direção musical

11h30, Caminho Pedonal

Conversa moderada pelo Professor Rui Leitão com músicos da Metropolitana

12h00, Grande Auditório

Orquestra Clássica da Metropolitana

Camille Saint-Saëns – Introduction et Rondo Capriccioso (1)

Georges Bizet/François Borne – Fantasia Brilhante sobre Temas da Carmen (2)

Nicolai Rimsky-Korsakov – Capricho Espanhol, Op. 34

(1) Nuno Rodrigues violino (vencedor do Concurso EPM/INATEL 2021)

(2) Inês Alves flauta (vencedora do Concurso EPM/INATEL 2022)

Reinaldo Guerreiro maestro

14h00, Caminho Pedonal

Percussões da Metropolitana

Mark Duggan – Malandragem

Casey Cangelosi – Sexteto

Bela Fleck – Sunset Road (arr. David Steinquest)*

Bill Whelan – Riverdance (arr. Lino Guerreiro)**

João Pedro Silva saxofone*

Lino Guerreiro flauta**

Marco Fernandes direção musical

14h30, Caminho pedonal

Conversa moderada pelo Professor Rui Leitão com professores da Metropolitana

15h00, Grande Auditório

Orquestra Académica Metropolitana

W. A. Mozart – Andante para Flauta, KV 315 (1)

W. A. Mozart – Allegro, 1º And. do Concerto para Trompa Nº 3, KV 447(2)

A. Copland – A Quiet City (3)

A. Dvořák – Florestas Silenciosas (4)

M. Ravel – Tzigane (5)

Solistas

(1) Rossana Valente flauta;

(2) Armando Martins trompa

(3) Sara Dias Corne Inglês, João Moreira trompete

(4) Raquel Reis violoncelo

(5) Vítor Vieira violino

Jean-Marc Burfin e Maestros Licenciados pela ANSO (Afonso Teles, José Brito, Alberto Roque e Miguel Sepúlveda)

16h00, Caminho Pedonal

Orquestra de Sopros da Metropolitana

Johan de Meij – Extreme Beethoven

Arturo Marquez – Danzón Nº 2 (arr. Oliver Nickel)

Reinaldo Guerreiro maestro

17h00, Grande Auditório

APRESENTAÇÃO DA TEMPORADA 2022/2023

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Sérgio Azevedo – Le Tour de Passe-Passe, Concerto para Violino e Orquestra (obra em estreia *)

S. Prokofiev – Sinfonia Nº 1, Clássica

Ana Pereira violino

Pedro Neves maestro

* Encomenda da Metropolitana

18H00, Praça

Ensemble de Metais da Metropolitana

R. Strauss – Fanfarra para a Filarmónica de Viena

J. Hendrix – Purple Haze (arr. Lino Guerreiro/transc. Sérgio Charrinho)

Carlos Silva direção musical.

Imagem: OML.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas