Connect with us

Atualidade

Covilhã: MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local a 1 e 2 de julho

A 14ª edição da MANIFesta decorre, nos dias 1 e 2 de julho, na Covilhã, sob o lema Construir Comunidades Justas e Sustentáveis

Publicado

on

Em 2022, assinala-se a 14ª edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, cuja organização conta com um grupo de entidades de âmbito nacional e com uma parceria organizadora territorial que integra a Coolabora – Intervenção Social (Covilhã), a ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento (Guarda) e a Associação EcoGerminar – Associação de Desenvolvimento do Interior (Castelo Branco).

A iniciativa prevê a realização de debates, partilha de experiências e práticas inspiradoras, uma prova gastronómica, uma assembleia de jovens, um conjunto de atividades culturais e de animação (exposições, cinema documental) e atividades ao ar livre (caminhada, yoga, oficinas mãos na massa, oficinas de dança e música), cujas atividades decorrem em vários espaços da Covilhã. A Feira Troca a Tod@s, uma iniciativa promovida pela Coolabora, estará associada ao programa da MANIFesta com uma edição especial da Feira do Livro Dado, uma iniciativa promovida pela Casa da Esquina.

Ao longo destes dois dias, estarão envolvidas cerca de 57 entidades, na sua maioria representativas do tecido associativo (local e nacional) e cerca de duas centenas de pessoas na organização deste evento que prevê a realização de 1 caminhada, 1 prova gastronómica, 10 debates, 1 Assembleia de Jovens, 1 Feira Troca a Tod@s, 1 Feira do Livro Dado, 1 oficina de dança, 1 oficina de música, 23 oficinas mãos na massa e 26 partilhas de experiências.

Subordinada ao lema “Construir Comunidades Justas e Sustentáveis”, esta edição da MANIFesta apresenta como princípios:

• Territorial, porque assenta em iniciativas localmente ancoradas, impulsionando uma agenda de desenvolvimento local transformadora e novas propostas de política pública;

• Igualitária, porque promove relações paritárias entre homens e mulheres e porque coloca a “economia do cuidado” e a sustentabilidade da vida no centro das nossas preocupações;

• Ecológica, porque questiona o crescimento económico contínuo e o consumo de recursos que põe em causa a sustentabilidade da sustentabilidade da vida no planeta;

• Democrática, porque a horizontalidade e a participação são princípios básicos da cidadania e promovem o escrutínio das opções políticas, a partir das prioridades do bem comum.

A MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local é uma realização bienal promovida pela Animar – Associa2ção Portuguesa para o Desenvolvimento Local desde 1994.

A MANIFesta conta com o apoio do projeto Animar – Capacitar para Agir em Rede III, cofinanciado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego.

Imagem: ANIMAR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas