Connect with us

Atualidade

Conserveira PINHAIS lança “O Grande Livro de Receitas de Sardinhas NURI”

Publicado

on

A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da NURI, marca de culto nos mercados internacionais, lança “O grande livro de receitas de sardinhas NURI”, um livro repleto de histórias e de pratos sobre esta espécie tão apreciada pelos portugueses. Com um leque de propostas gastronómicas diversificadas e sofisticadas, que evocam sabores do mar, o livro apresenta várias sugestões de receitas confecionadas com conservas NURI, desde tapas, saladas, quiches, até massas picantes, iguarias imperdíveis à mesa e que prometem conquistar o palato dos portugueses.

Com origem na costa do Atlântico, a sardinha chega fresca à histórica fábrica de conservas Pinhais e segue para a salmoura para equilibrar o sabor. Depois é cortada manualmente e cozinhada a vapor, num forno centenário, um processo tradicional que mantém presentes os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Já cozido, o pescado está pronto para entrar nas latas, a que se juntam ingredientes de excelência, como o azeite, pepino, malagueta, cenoura, cravinho, pimenta preta e louro. Seguem-se o enlatamento, a esterilização e a maturação das conservas NURI. Toda a viagem da sardinha, que integra cerca de 12 etapas, é integralmente manual o que garante a qualidade reconhecida aos produtos da marca.

“Cada lata de Nuri é um pedaço de tradição viva, um processo de produção que permaneceu tenazmente inalterado por 100 anos, na mesma fábrica, nas mesmas mesas de mármore, a mesma receita dia após dia”, refere Jakob Glatz, responsável da empresa Glatz que detém a marca NURI.

Escritas por Anna Burghardt e desenvolvidas pelo chef profissional Andres Stirn, as inúmeras receitas NURI presentes no livro são complementadas com histórias emocionantes sobre a vida quotidiana na fábrica Pinhais, as relações duradouras que marcam o percurso da empresa e das diferentes gerações da mesma família que ali trabalham. É um mergulho na azáfama da lota de Matosinhos, onde as colaboradoras da Pinhais vão selecionar com mestria apenas a melhor sardinha. É também a história da marca que assenta numa herança cultural da indústria centenária tipicamente portuguesa, agora retratada em cada uma das receitas NURI, a descobrir no livro.

Editado em três línguas: português, inglês e alemão, “O grande livro de receitas de sardinhas NURI” estará à venda no final do mês, podendo ser adquirido no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e, ainda, na loja online da Pinhais, pelo preço unitário sob consulta.

Imagem: PINHAIS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas