Atualidade
Ciclo de mediação cultural e formação “a | três | tempos” inicia a dia 1 de abril
No Avenidas- um Teatro em Cada Bairro
O ciclo “a | três | tempos” foi pensado e organizado pelo teatroàfaca para o Avenidas – um teatro em cada bairro e pretende levar para o Bairro do Rego três abordagens diferentes de lidar com o tempo em quem fez, faz, ou fará teatro, três formas de pensar o trabalho feito para a cena, durante três meses.
“a | três | tempos” combina o passado do texto, através de textos dramatúrgicos já escritos, e para aquele espaço invocados; o presente da cena, procurando a manutenção de todos os intérpretes que compõem a classe teatral; e o futuro da escrita, ao abrir a porta da escrita para palco, que serve para ser dita, a um grupo de novos dramaturgos.
Para participar em qualquer uma destas atividades, a organização disponibiliza formulários, que deixamos aqui.
As iniciativas são as seguintes:
– Laboratório de escrita dramatúrgica – a | seu | tempo – futuro- quinzenalmente, aos sábados, a partir de dia 6 de abril
Este Laboratório, com periodicidade quinzenal, centrar-se-á na construção de um texto dramatúrgico, desde a contextualização histórica da escrita para a cena ao seu planeamento e execução. É o objetivo deste Laboratório que, ao fim dos três meses, entre trabalho feito em sessões de trabalho e fora das mesmas, todos os participantes tenham criado uma primeira versão de um texto para a cena. A participação no estúdio poderá ser feita por amantes da escrita e de teatro, intérpretes-criadores à procura de linhas para a criação de um próximo texto para a cena, ou entusiastas pela escrita para a cena, procurando formar um grupo heterogéneo e inclusivo.
Formulário para inscrição
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdro9uUyOY-8gfSsH-Tz43InJi_DqZnyTwUKuDiqCjZ3TfJuQ/viewform
– Estúdio de Manutenção do Ator- neste | tempo | presente – semanalmente, à segunda-feira, a partir de dia 1 de abril
Na procura de aprimoração do seu trabalho, um intérprete de palco deverá fazer a manutenção das ferramentas que tem ao seu dispor e com as quais exerce a sua profissão. Como um músculo, estes componentes precisam de ser mantidos, exercitados e levados aos seus limites, de forma a chegar cada vez mais longe, e a melhorar as suas capacidades. Dado à realidade precária do trabalho de intérprete de teatro, poderá ser difícil fazer essa manutenção de forma regular. Assim, criámos um espaço onde intérpretes de teatro poderão, de forma gratuita e semanal, manter a qualidade do seu trabalho e da sua técnica, através de um estúdio onde surgirá o desafio regular de apresentar cenas a pares, monólogos ou solilóquios, trabalhados ao longo das semanas de participação, e dirigidos ao vivo, durante as sessões de estúdio. A participação no estúdio poderá ser feita por atores e atrizes integrados no mercado de trabalho, recém-formados, entre trabalhos, ou que tenham abandonado a prática e queiram voltar, procurando formar um grupo heterogéneo e rotativo.
Formulário para inscrição
– Dramaturgia Lusófona Contemporânea – aquele | tempo | passado- 6 de abril, 4 de maio e 1 de junho
Neste ciclo de leituras procuramos encontrar um espaço de partilha de textos dramatúrgicos lusófonos através da voz dos atores que os interpretam. Não sendo a leitura de textos para teatro uma iniciativa nova, ou sequer pouco comum, queremos que este seja um espaço dedicado exclusivamente aos textos que procurem levar mais longe a escrita para teatro em português. A este ciclo, que contará com os textos Se eu vivesse tu morrias, de Miguel Castro Caldas, na primeira sessão e Longe, de Raquel S., na segunda sessão, juntar-se-á um terceiro texto escolhido por Open Call.
Formulário para Open Call
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTbS7zkt6OF7fmgbkrI2h_FwZOnV9Epcv8Yega7T0quN7f1g/viewform
Foto
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
Atualidade
Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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