Atualidade
Centro Missão Majajane apresenta, em Portugal, projeto de apoio humanitário na Província de Maputo
ONG lança a 1ª edição de “ENCONTROS” na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto

O Centro Missão Majajane organiza, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, a 1ª edição de “Encontros – Pessoas, Ideias, Histórias, Cultura”, que se realiza no próximo dia 3 de dezembro, na Casa Comum, a partir das 15 horas.
A iniciativa, que inclui palestras, uma exposição de artigos em capulana e um concerto solidário com Tatanka, propõe-se, ainda, apresentar todo o trabalho desenvolvido pelo Centro Missão Majajane, uma organização não governamental com atividade desde dezembro de 2020, que desenvolve a sua missão humanitária em Majajane, no distrito de Matutuíne, Província de Maputo, em Moçambique.
Anabela Ramalhão, diretora do Centro Missão Majajane espera que “este primeiro evento em Portugal seja efetivamente um ‘Encontro’ de pessoas uma vez que para nós, Centro Missão Majajane, as pessoas são o mais importante.” Sobre o objetivo do programa “Encontros”, a responsável adianta que “tem como propósito criar ambientes de fertilização do espírito para a promoção da inovação, da criatividade, e do entrecruzamento de diálogos e culturas. Através da dinamização e realização de eventos a terem lugar em diversas localidades e equipamentos, o encontro de pessoas oriundas dos mais variados sectores da sociedade permite a partilha de ideias, de histórias e de culturas. e aberto ao todos os povos e ao mundo”.
O evento, de entrada livre até às 18 horas, arranca às 15 horas, com a intervenção de Anabela Ramalhão que, para além de apresentar o Centro Missão Majajane, fará um balanço de dois anos de atividade desenvolvido naquele território e apresentará os projetos que se propõem desenvolver em 12 áreas de intervenção, entre as quais o Ensino, Educação e Cultura, a Assistência Médica e Medicamentosa, o Emprego e a Formação Profissional, Saúde Desporto e Alimentação e Integração Social e Comunitária. A diretora falará, ainda, sobre os mais recentes projetos implementados, como é o caso do “programa de apadrinhamento” e o lançamento da “Afrikana”, uma marca própria que comercializa artigos em capulana, online e de forma solidária, e que marcará presença no evento com venda ao público.
Às 16h20, segue-se a palestra “Ser Membro de uma ONG – Ser membro do Centro Missão Majajane”, com a presença de Sandra Gusmão, diretora de Unidade de Desenvolvimento do Minho, e, às 17 horas, caberá a Olga Almeida, diretora da Divisão Ensino, Educação e Cultura, abordar o tema “Transformando os povos e o mundo: a ação e influência das parcerias entre o Centro Missão Majajane, o Município de Valongo, o Agrupamento de Escolas de Valongo, o Festival da Imaginação Coletiva e o Projeto UTOPIA500”.
O ciclo de palestras termina com uma mesa redonda sobre “História e as relações culturais e científicas – contribuição para a evolução e a interação social, o desenvolvimento económico e de cooperação entre Portugal e Moçambique”, contando com a participação de membros do Centro Missão Majajane e de outros convidados das áreas da Cultura, Música, Arte e Artesanato africano.
No evento será servido um cocktail de sabores e iguarias africanas, assinado pelos alunos do Curso Profissional de Hotelaria e Restauração da Escola de Valongo.
O encerramento da 1ª edição de “Encontros – Pessoas, Ideias, Histórias, Cultura” fica a cargo do músico e cantor Tatanka, embaixador do Centro Missão Majajane, que promete um inspirador e emotivo espetáculo musical.
Programa: http://www.majajane.org/index.php/pt/03-12-2022-encontros.
Imagem: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares