Connect with us

Atualidade

Católica promove debate sobre a Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas

Dia 12 de julho, às 14h30, na Faculdade de Educação e Psicologia

Publicado

on

Reunir cinco serviços centrais do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para pensarem juntos na resposta a duas grandes e interpelantes questões: Como servimos as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? Como nos podemos articular melhor para que as práticas educativas sejam mais inclusivas, mais eficazes e mais justas? Este é o grande objetivo do Seminário de Educação organizado pela Faculdade de Educação e Psicologia. Estão confirmadas as presenças de David Sousa (Diretor-Geral da Educação), Susana Castanheira Lopes (Diretora-Geral da Administração Escolar), João Miguel Gonçalves (Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares), Ariana Cosme (Inspetora-Geral da Educação e Ciência) e de Filipa Henriques de Jesus (Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, salienta a importância de “se adotar uma abordagem multifacetada que envolva vários aspetos do sistema educacional, nomeadamente a aposta na formação de professores, incluindo a formação continua;  a mobilização e empoderamento das pessoas para reforçar as comunidades educativas; a adoção inteligente das ferramentas tecnológicas; o incremento de  um currículo flexível que possa ser adaptado para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Adotando estas e outras estratégias, as escolas podem criar um ambiente mais inclusivo, eficaz e justo para todos os alunos, promovendo o desenvolvimento integral e o sucesso académico de cada um.” Este evento é “uma oportunidade única para pensarmos e produzirmos cenários renovados para a educação portuguesa.”

Com a presença do Diretor-Geral da Educação, David Sousa, da Diretora-Geral da Administração Escolar, Susana Castanheira Lopes, do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, da Inspetora-Geral da Educação e Ciência, Ariana Cosme e da Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Filipa Henriques de Jesus, vai existir um momento de esclarecimento e debate moderado por José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia. Como comentário final está prevista a presença de Amélia Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

“A abordagem deste tema requer uma compreensão abrangente do equilíbrio entre a administração centralizada e a autonomia das escolas, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e a equidade da educação para todos os alunos,” refere Diana Soares, membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia.

O Seminário de Educação: Um Programa para a ação – “A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas”, organizado pelos professores de Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, realiza-se a 12 de julho entre as 14h30 e as 18:h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Mais informações:

Seminário de Educação: A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas – Um Programa para a ação | FEP (ucp.pt)

Programa

14h00Receção
14h30Sessão de abertura Isabel Braga da Cruz | Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Raquel Matos | Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia
Fernando Paulo | Vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
Diana Soares | Membro da Direção da Faculdade de Educação e Psicologia
15h00 16h30Painel com Diretores-Gerais

Como servimos (e como nos articulamos para) as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? [15‘]

David Sousa | Diretor-Geral da Educação
Susana Castanheira Lopes | Diretora-Geral da Administração Escolar 
João Gonçalves | Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Filipa Henriques de Jesus | Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Ariana Cosme Inspetora-Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
16h50Debate

Moderação: José Matias Alves | Faculdade de Educação e Psicologia
17h30Comentário Final

Amélia Lopes | Presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
17h45Encerramento

Imagem: UCP.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas