Atualidade
Castro Marim: Revelim de St. António revive Festival Internacional do Caracol

Após dois anos de edições confinadas, no passado fim de semana, o Festival Internacional do Caracol regressou ao seu palco de eleição, a Colina do Revelim de St. António, em Castro Marim. Continuará, agora, nos estabelecimentos aderentes, até ao dia 31 de julho.
Aos melhores aromas e sabores do balcão internacional do evento, juntaram-se os segredos dos cozinheiros das associações e clubes que participaram e colaboraram com mais um sucesso deste festival. Na senda de tornar os seus eventos mais ecológicos e amigos do ambiente, o Município de Castro Marim distribuiu copos reutilizáveis em todas as tasquinhas, para disponibilizarem ao público.
Aos caracóis, temperados com “o melhor sal do mundo”, juntou-se o programa de animação, com música, dança e ainda os ateliers infantis. Durante o fim de semana, o Revelim de St. António foi animado pelos “Pardais à Solta” e “Charanga Los de Ruedo” e, pelo palco, passaram Zé Francisco, no concerto acústico “À Volta das Guitarras”, “Al-Mouraria”, “Gracia Diaz com um espetáculo de dança, VIVIANE e “Us Sai de Gatas”.

O Festival Internacional do Caracol tem o propósito de afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas, mas é também um grande estímulo ao comércio e coletividades locais, consolidado com a modalidade dos estabelecimentos aderentes. Recorda-se que cada estabelecimento aderente conta com animação musical [consultar programa em https://cm-castromarim.pt/site/evento/festival-do-caracol-0], um apoio do Município de Castro Marim.

O Festival internacional do Caracol foi uma organização do Município de Castro Marim, contado com a colaboração de muitas associações do concelho e ainda dos trabalhadores do Município, mas na representação do Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim.
Restaurantes aderentes
*Lista de aderentes em atualização
Snack-Bar “Casa Mateus” | Altura
Contacto: 965447349
Horário do Caracol: Todos os dias, encerrado à 3ª feira
Clube Recreativo Alturense (Polidesportivo) | Altura
Contacto: 965801648
Horário do Caracol: Todos os dias
Café “Serafim” | Castro Marim
Contacto: 926016803
Horário do Caracol: Todos os dias, encerrado ao domingo
Café/Tapearia “Encontro d’Amigos” | Castro Marim
Contacto: 963304105/966178818
Horário do Caracol: Todos os dias, encerrado à 4ª feira
Restaurante “Sabores da Beira” | Monte Francisco
Contacto: 963206796
Horário do Caracol: Todos os dias
Snack-Bar/Restaurante “O Sapal” | Castro Marim
Contacto: 968381569
Horário do Caracol: Todos os dias
“Velho Cavalinho” Taberna Medieval | Castro Marim
Contacto: 961786650
Horário do Caracol: Todos os dias
Associação de Pesca Desportiva de Castro Marim | Castro Marim
Contacto: 281542198/962792491
Horário do Caracol: Todos os dias, encerra à 3ª feira
Restaurante “Retiro dos Caçadores” | Monte Francisco
Contacto: 920526555
Horário do Caracol: Todos os dias, encerra à 5ª feira
Taberna “Gil e Graça” | Junqueira
Contacto: 965109034
Horário do Caracol: Todos os dias, encerra ao domingo
Clube Junqueira | Junqueira
Contacto: 963246087
Horário do Caracol: Todos os dias
Snack-Bar “A Paragem” | Altura
Contacto: 964437937
Horário do Caracol: Todos os dias, encerra à 2ª feira
Snack-Bar “Alturense” | Altura
Contacto: 969519140
Horário do Caracol: Todos os dias
Restaurante Takeaway “O Cantinho do Churrasco” | Altura
Contacto: 963700351
Horário do Caracol: Fins-de-semana
Pastelaria “Alagoa” | Altura
Contacto: 965092306
Horário do Caracol: Todos os dias
Fotos: CMCM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca