Atualidade
Castro Marim: Neste Natal, a aldeia de Odeleite transforma-se em Presépio Vivo

Nos dias 10 e 11 de dezembro, a aldeia de Odeleite volta a acolher o Presépio Vivo, um espaço de recriação, artes, saberes, sabores e cheiros, com dezenas de figurantes, artesãos e produtores do concelho de Castro Marim.
O Presépio Vivo abre às 14h00, com um mercadinho repleto dos melhores produtos e sabores da serra algarvia, desde a doçaria típica desta época até aos famigerados produtos locais, como o mel e os frutos secos.
A recriação do Nascimento de Jesus será animada por “Cantares ao Menino” e conta ainda com a performance do grupo de teatro amador do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores do Município de Castro Marim, para além de um espaço infantil com a presença do Pai Natal e pinturas faciais.
A Aldeia Presépio é uma organização da Junta de Freguesia de Odeleite e da Associação Social da Freguesia de Odeleite, em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.
Imagem: CMCM.
Atualidade
Lisboa: Dois Detidos por suspeita de tentativa de homicídio

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 21 de janeiro, procedeu à detenção de dois homens, de 44 e 22 anos de idade, por serem suspeitos da prática de crimes contra a vida, nomeadamente, por tentativa de homicídio.
Na sequência de uma ocorrência, em que dava conta de um tiroteio no Bairro Portugal Novo, em Lisboa, os Polícias apressaram-se para o local, acionados pelo Centro de Comando e Controlo da PSP.
Na chegada ao local, foi possível apurar que se encontravam dois indivíduos, vítimas de disparos de arma de fogo na via pública, estando um dos suspeitos já intercetado por Polícias, indivíduo este que teria sido o autor dos disparos e já se teria livrado da arma de fogo utilizada no crime.
Com efetivo reforçado, foi estabelecido um perímetro de segurança, que possibilitou assegurar o socorro às vítimas e a correta preservação do local do crime.
Enquanto o socorro às vítimas era prestado por equipas médicas, os Polícias efetuaram diligências de forma célere, que culminaram na interceção do segundo suspeito, filho do autor dos disparos, que teria auxiliado o seu progenitor, escondendo a arma do crime numa residência.
Os Polícias persistiram na sua ação, e tendo em conta a gravidade dos factos presenciados, adotaram as medidas cautelares e de polícia com vista à apreensão da arma do crime, tendo para esse efeito efetuado duas buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária, logrando a localização e apreensão da arma de fogo utilizada momentos antes pelo autor dos disparos.
No decorrer da intervenção foram apreendidos: 1 revólver calibre .22; 1 faca militar; 6 invólucros deflagrados de calibre .22; 7 munições calibre .22; e 3 telemóveis.
Os objetos apreendidos foram entregues à Polícia Judiciária, que se deslocou ao local, e os detidos recolheram às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, para serem presentes no Juiz de Instrução Criminal de Lisboa, tendo resultado na aplicação da medida de coação de prisão preventiva a um dos suspeitos, acabando o outro por ser libertado.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Detido por posse de arma ilegal no Areeiro

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, na freguesia do Areeiro, no dia 24 de janeiro de 2023, pelas 18h50, procedeu à detenção de um homem, com 17 anos, por posse de arma ilegal.
No âmbito do policiamento, na Estação do Metropolitano de Lisboa das Olaias, o suspeito, ao deparar-se com o dispositivo policial, inverteu repentinamente o sentido de marcha, demonstrando de um comportamento suspeito motivo esse que levou à sua interceção e abordagem preventiva.
No decorrer da abordagem, e questionado se teria algo ilícito em sua posse e após alguma hesitação, afirmou que tinha uma faca, a qual transportava no interior de uma bolsa que trazia a tiracolo.
Efetuada uma revista sumária, confirmou-se que tinha na sua posse 1 arma branca, tipo borboleta afirmando que seria para defesa pessoal.
O detido foi notificado para comparecer no dia 25 de janeiro, pelas 10h00, na Instância Local Criminal de Lisboa – Secção de Pequena Criminalidade.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Detenção por roubo em Santa Maria Maior

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 20 de janeiro, pelas 20h00, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um indivíduo, com 27 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de roubo.
No decorrer do patrulhamento, foi recebida comunicação de que havia decorrido um roubo por esticão de um telemóvel, perpetuado por um indivíduo, encontrando-se este retido por populares.
No local foi possível apurar que, momentos antes, quando a vítima circulava apeadamente, o suspeito, bruscamente, subtraiu o seu telemóvel, que tinha na mão, colocando-se em fuga. A vítima de imediato foi no seu encalce, gritando, o que alertou os restantes populares que, assim, intercetaram o suspeito, retendo-o até à chegada dos Polícias.
Foi recuperado o telemóvel, no valor de 500 euros e restituído ao seu legítimo proprietário.
O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, para 1º interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação, tendo-lhe sido aplicada a mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: DR.
-
Atualidade1 ano atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade5 meses atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade9 meses atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade8 meses atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022
-
Atualidade1 ano atrás
Investigador da Universidade do Minho é o melhor Doutor em Economia do país