Connect with us

Atualidade

Cascais: Detido por crime contra a autoridade pública

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Cascais, no dia 19 de janeiro, pelas 18h00, na freguesia de São Domingos de Rana, procedeu à detenção um homem de 47 anos de idade, por ser suspeito da prática de crime contra a autoridade pública.

Os Polícias foram chamados a um estabelecimento comercial, em São Domingos de Rana, em virtude de momentos antes um individuo ter forçado a entrada naquele espaço, estando proibido de o frequentar, por no passado recente ter ali provocado distúrbios por diversas vezes.

O suspeito viria a ser localizado nas imediações, com uma navalha na mão, e por incumprimento das ordens dadas pelas autoridades e ameaças que proferiu aos Polícias, foi imobilizado e desarmado, sendo necessário o recurso a gás pimenta para o deter.

Já nas instalações policiais, o detido manteve sempre uma postura não colaborante e agressiva, ameaçando verbalmente os Polícias e cuspido na sua direção, tendo a determinada altura e sem que nada o fizesse prever, desferido uma cabeçada no vidro de uma janela, que originou uma corte na zonal frontal da cabeça, tendo sido transportado ao Hospital de Cascais para tratamento.

De referir que o agora detido, conhecido pelo seu temperamento agressivo e pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas, desde 2018 que está referenciado como autor em múltiplas ocorrências envolvendo agressões com arma branca, agressões físicas, ameaças de morte e injúrias, nas localidades de Parede e São Domingos de Rana, causando o pânico entre moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais, já estava a ser investigado pela PSP, que reuniu diversos elementos de prova que permitiram associar o suspeito à prática dos crimes de que vem indiciado, sendo a ocorrência que resultou na sua atual detenção, mais uma a acrescentar ao rol das que vinham sendo investigadas.

O detido foi presente no Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa – Prisão preventiva.

Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa

A Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 21 de janeiro, pelas 05h16, procedeu à detenção de um cidadão, de 47 anos de idade, por ter na sua posse uma munição. O suspeito foi abordado pela PSP depois de, no rastreio da sua bagagem de cabine, se perceber poder existir um objeto proibido.

Aquando da abordagem policial, foi possível apreender uma munição Cal .38 S&W Special. O suspeito foi notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.

Ainda nesse dia, pelas 08h08, procedeu à detenção de um cidadão, de 43 anos de idade, por ter furtado perfumes das Lojas Francas Portugal do Aeroporto Humberto Delgado. O suspeito retirou, escondeu e eximiu-se ao pagamento de um perfume de reconhecida marca, que estava disponível para venda.

O produto do furto, avaliado em 262 euros, foi-lhe cautelarmente apreendido e entregue a responsável daquele estabelecimento. Assumida a posse, foi dada voz de detenção ao suspeito, sendo notificado para comparecer na Instância Local Criminal de Lisboa – Seção de Pequena Criminalidade | Campus de Justiça.

A Divisão Policial de Cascais, no dia 21 de janeiro, pelas 10h30, na sequência de Mandado de Detenção para cumprimento de pena, emitido pela Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de uma mulher, de 65 anos de idade, para cumprimento da pena de 6 anos e 5 meses de prisão efetiva, pena a que foi condenada por decisão transitada em julgado em novembro de 2021, pela prática de um crime de furto qualificado, dois crimes de burla informática, um crime de burla qualificada, um crime de ofensa à integridade física qualificada e um crime de abuso de confiança, relativamente a factos praticados em maio de 2004.

Nessa sequência, após cumpridos os formalismos legais, a detida foi conduzida ao Estabelecimento Prisional de Tires para cumprimento da pena.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas