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Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes: Suspense até (à) final

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A fase de grupos do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes 2022 aproxima-se do seu epílogo.

A sexta e última jornada, agendada para o dia 18 de junho, servirá para definir totalmente quais as equipas que irão disputar as meias-finais dos campeonatos de femininos e de masculinos.

Em femininos, GC Vilacondense venceu o Leixões SC por 3-1 (23-21, 12-21, 21-17 e 21-13) e manteve a invencibilidade, disputando as meias-finais na qualidade de 1º classificado da Série A, enquanto as ‘sereias’ de Matosinhos visitam, no dia 18 de junho, o SC Espinho, no jogo que decidirá quem será o outro semifinalista a sair da Série A.

Na Série B, o CD Aves/Termolan e VC Viana/Casa Peixoto são as equipas apuradas. As avenses venceram, no fim de semana, as vianenses (3-1: 14-21, 24-22, 21-11 e 21-17) e as vimaranenses (3-0: 21-15, 21-3 e 21-9) e confirmaram o 1º lugar na fase de grupos.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

GC Vilacondense (1º Série A) vs. VC Viana/Casa Peixoto (2º Série B).

SC Espinho ou Leixões SC (2º Série A) vs. CD Aves/Termolan (1º Série B).

Em masculinos, e na Série A, o líder Esmoriz GC venceu (3-1: 21-17, 21-16, 17-21 e 21-19) a AA S. Mamede e mantém-se invicto.

Imagem: DR

No dia 18 de junho, a AA S. Mamede e o VC Viana/Casa Peixoto vão-se enfrentar (em direto na Volei TV/16h00) para decidir quem será o 2º classificado desta série na fase de grupos.

Na Série B, o Vitória SC venceu (3-0: 21-19, 21-16 e 21-18) o SC Espinho e assegurou um lugar nas meias-finais. No dia 18 de junho, disputa-se o Vitória SC vs. Leixões SC, com os vimaranenses a terem a última oportunidade de quebrar a invencibilidade dos matosinhenses e assumirem a liderança do grupo.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

Esmoriz GC (1º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (2º Série B).

AA S. Mamede ou VC Viana/Casa Peixoto (2º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (1º Série B).

Disputado pela primeira vez num esquema de casa/fora, este pioneiro Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia apresenta, como aliciante extra, um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes: 1º classificado (4.000 euros); 2º classificado (2.500); 3º classificado (2.000); 4º classificado (1.500); 5º classificado (1.000); 6º classificado (1.000).

O Calendário de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) regista, assim, uma competição que vai ao encontro das pretensões e ambições de atletas e clubes e fará certamente as delícias dos adeptos desta variante do Voleibol no verão.

Sumariamente: o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia 4×4 é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela FPV e destinada a clubes devidamente filiados na federação, sendo cada equipa constituída por seis jogadores (4 efetivos e dois suplentes) em cada jogo, distribuídos por um campo ou «quadra».

A competição é disputada num esquema de jogos em casa e fora e segundo um sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de cinco sets até aos 21 pontos, sem limite de pontos e com a diferença de dois pontos.

No Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia será atribuído um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes da forma acima explicada.

O Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de masculinos: AA S. Mamede, Esmoriz GC, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Foto: Carlos Baptista

Já o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de femininos: CD Aves/Termolan, GC Vilacondense, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Fotos: DR.

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PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

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A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

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O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

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A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

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