Connect with us

Atualidade

Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes: Suspense até (à) final

Publicado

on

A fase de grupos do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia de Clubes 2022 aproxima-se do seu epílogo.

A sexta e última jornada, agendada para o dia 18 de junho, servirá para definir totalmente quais as equipas que irão disputar as meias-finais dos campeonatos de femininos e de masculinos.

Em femininos, GC Vilacondense venceu o Leixões SC por 3-1 (23-21, 12-21, 21-17 e 21-13) e manteve a invencibilidade, disputando as meias-finais na qualidade de 1º classificado da Série A, enquanto as ‘sereias’ de Matosinhos visitam, no dia 18 de junho, o SC Espinho, no jogo que decidirá quem será o outro semifinalista a sair da Série A.

Na Série B, o CD Aves/Termolan e VC Viana/Casa Peixoto são as equipas apuradas. As avenses venceram, no fim de semana, as vianenses (3-1: 14-21, 24-22, 21-11 e 21-17) e as vimaranenses (3-0: 21-15, 21-3 e 21-9) e confirmaram o 1º lugar na fase de grupos.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

GC Vilacondense (1º Série A) vs. VC Viana/Casa Peixoto (2º Série B).

SC Espinho ou Leixões SC (2º Série A) vs. CD Aves/Termolan (1º Série B).

Em masculinos, e na Série A, o líder Esmoriz GC venceu (3-1: 21-17, 21-16, 17-21 e 21-19) a AA S. Mamede e mantém-se invicto.

Imagem: DR

No dia 18 de junho, a AA S. Mamede e o VC Viana/Casa Peixoto vão-se enfrentar (em direto na Volei TV/16h00) para decidir quem será o 2º classificado desta série na fase de grupos.

Na Série B, o Vitória SC venceu (3-0: 21-19, 21-16 e 21-18) o SC Espinho e assegurou um lugar nas meias-finais. No dia 18 de junho, disputa-se o Vitória SC vs. Leixões SC, com os vimaranenses a terem a última oportunidade de quebrar a invencibilidade dos matosinhenses e assumirem a liderança do grupo.

Nas meias-finais, a disputar no dia 25 de junho, no CARVP da FPV, em Cortegaça, com transmissão na Volei TV, defrontar-se-ão:

Esmoriz GC (1º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (2º Série B).

AA S. Mamede ou VC Viana/Casa Peixoto (2º Série A) vs. Vitória SC ou Leixões SC (1º Série B).

Disputado pela primeira vez num esquema de casa/fora, este pioneiro Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia apresenta, como aliciante extra, um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes: 1º classificado (4.000 euros); 2º classificado (2.500); 3º classificado (2.000); 4º classificado (1.500); 5º classificado (1.000); 6º classificado (1.000).

O Calendário de Voleibol de Praia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) regista, assim, uma competição que vai ao encontro das pretensões e ambições de atletas e clubes e fará certamente as delícias dos adeptos desta variante do Voleibol no verão.

Sumariamente: o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia 4×4 é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela FPV e destinada a clubes devidamente filiados na federação, sendo cada equipa constituída por seis jogadores (4 efetivos e dois suplentes) em cada jogo, distribuídos por um campo ou «quadra».

A competição é disputada num esquema de jogos em casa e fora e segundo um sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de cinco sets até aos 21 pontos, sem limite de pontos e com a diferença de dois pontos.

No Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia será atribuído um montante global de prémios (prize money) de 12.000 euros por género, a distribuir pelos clubes da forma acima explicada.

O Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de masculinos: AA S. Mamede, Esmoriz GC, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Foto: Carlos Baptista

Já o Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia envolve as seguintes equipas de femininos: CD Aves/Termolan, GC Vilacondense, Leixões SC, SC Espinho, Vitória SC e VC Viana/Casa Peixoto.

Fotos: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas