Connect with us

Atualidade

Câmara Municipal de Viana do Castelo participa no EntreLinhas – Festa do Ferroviário

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, este fim de semana, de 17 a 19 de maio, no EntreLinhas – Festa do Ferroviário, que acontece em Ermesinde, com um stand de promoção do território integrado na Mostra Turística que consta do programa do evento.

O festival inclui, também, conferências, exposições, concertos, DJ’S e Street Food, valências que estarão presentes no recinto que engloba o Fórum Cultural de Ermesinde, o Parque Urbano, o Largo da Estação e a zona da Gandra.

O evento acontece esta sexta-feira, das 18h00 à 00h00, sábado das 16h00 à 00h00 e domingo das 16h00 às 23h00.

O EntreLinhas é organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Câmara Municipal de Valongo e pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, reconhecendo a importância transversal dos caminhos-de-ferro e tentando envolver toda a comunidade ferroviária em Portugal.

Este é um setor que faz parte da memória e identidade nacional e constitui um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, que na cidade de Viana do Castelo está bem presente desde há mais de um século, desde a construção da Ponte Eiffel levada a cabo pela Casa Eiffel e da Estação de Comboios, obras que permitiram criar um novo perfil na cidade e a chegada de mais visitantes e de forma mais célere.

Por isso, esta participação da Câmara Municipal de Viana do Castelo no EntreLinhas, para além da promoção turística e enogastronómica, pretende honrar o passado e o presente do concelho.

Imagem: DR.

Atualidade

Aniversário da Força Aérea arrancam a 29 de junho

Publicado

on

É já este sábado, 29 de junho, que iniciam as comemorações do 72º Aniversário da Força Aérea, que este ano se celebram na cidade de Portimão.

Durante nove dias, de 29 de junho a 7 de julho, a Força Aérea, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, marcará o seu aniversário com um conjunto de eventos que vão desde cerimónias militares; exposições várias; demonstrações de capacidades; desfile aéreo; momentos musicais e concertos; batismos de voo, entre muitas outras atividades.

Em destaque nestes eventos estão os batismos de voo que a Força Aérea irá proporcionar a crianças e à população idosa, sendo que para muitos será a primeira experiência a bordo de um avião, num sonho que a Força Aérea ajuda a concretizar.

Paralelamente, a Força Aérea irá proporcionar um conjunto de demonstrações de capacidades, com destaque para a missão de busca e salvamento junto à zona ribeirinha de Portimão no dia 1 de julho, para as demonstrações cinotécnicas e de inativação de engenhos explosivos nos diversos dias em que estará presente em Portimão e, sobretudo, para um evento que marcará os céus de 7 de julho, na Praia da Rocha, com diversas exibições aéreas e demonstração de missões da Força Aérea.

Ao longo dos dias de presença em Portimão, a Força Aérea vai ainda proporcionar diversas atividades desportivas na Praia da Rocha e ainda uma corrida e caminhada inédita a realizar na pista do Autódromo de Portimão no dia 1 de julho.

Sob o lema: “Por Ti, voamos o futuro!”, a Força Aérea procura reforçar a sua presença entre a população da região, onde não possui unidades, mas onde não deixa de ser “as asas que protegem a população”, referiu o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

A Força Aérea foi criada em 1 de julho de 1952, celebrando nesta data 72 anos de serviço em prol do país.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Pedro Siza Vieira e Carlos Oliveira debatem o futuro do trabalho

Conferência ALUMNI UMinho realiza-se a 9 de julho, no campus de Gualtar, em Braga

Publicado

on

O Gabinete de Projetos Especiais da Universidade do Minho organiza, no próximo dia 9 de julho, às 18h00, no campus de Gualtar, em Braga, a conferência “O Futuro do Trabalho”, que conta com a participação de dois oradores de referência nesta área.

Com 30 anos de experiência em advocacia, Pedro Siza Vieira é sócio da PLMJ Advogados nas áreas de Bancário e Financeiro e de Mercado de Capitais. Desempenhou funções governativas entre 2017 e 2022, tendo sido ministro adjunto e ministro adjunto e da Economia no XXI Governo Constitucional e ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital no XXII Governo Constitucional.

Já Carlos Oliveira é empreendedor e embaixador do Conselho Europeu de Inovação. Formado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, criou aos 22 anos a tecnológica MobiComp, adquirida mais tarde pela Microsoft. Foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no XIX Governo Constitucional e presidente da Fundação José Neves até fevereiro de 2024.

Integrada no ciclo “Conferência ALUMNI UMinho”, esta sessão funcionará num formato Fireside Chat entre os oradores convidados, colocando o foco no emprego do futuro, nos desafios para as empresas, nas competências valorizadas no mercado de trabalho, nos riscos e nas oportunidades, entre outros.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição em https://forms.office.com/e/dv3YT6H9Vi.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Quatro residentes na Maia detidos por roubo no Porto

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR), através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), concluiu uma operação policial no âmbito do combate ao crime de roubo na área da Asprela, na cidade do Porto.

No dia de ontem, pelas 07 horas, decurso de diligências policiais relacionadas com a referida prática ilícita, que incluíram o cumprimento de três mandados de detenção e a realização de duas buscas não domiciliárias realizadas na área da Maia, resultou a detenção de 03 jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos de idade, residentes na Maia, por suspeita da prática do crime de roubo e de 01 homem, de 59 anos de idade, por posse de armas proibidas e munições.

A PSP apreendeu 03 telemóveis; peças de vestuário suspeitas de terem sido utilizadas na prática dos ilícitos criminais; 02 armas de fogo (uma espingarda e uma arma de fogo dissimulada de caneta); 01 espingarda de ar comprimido; 02 armas brancas (punhais); e 104 munições de diferentes calibres.

Os suspeitos em questão encontram-se indiciados por esta Polícia pela prática de uma dezena e meia de roubos a estudantes, junto do Pólo Universitário da Asprela, na cidade do Porto, sendo que através do recurso a arma branca, obrigavam as vítimas a entregar os seus pertences e valores. De referir que duas das vítimas careceram de receber tratamento hospitalar em resultados dos ferimentos sofridos.

De salientar, ainda, a detenção do suspeito de 59 anos, progenitor de um dos suspeitos da prática dos crimes de roubo, pela posse das armas e munições supramencionadas que lhe foram apreendidas no decurso das diligências desenvolvidas no âmbito da investigação à prática dos crimes de roubo.

Os detidos foram presentes junto das Autoridades Judiciárias para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas