Connect with us

Atualidade

Câmara de Barcelos transfere 7 milhões para as freguesias

Mário Constantino (Presidente da Câmara): “Cada euro que transferimos para as Juntas de Freguesia é um euro bem investido no desenvolvimento do concelho”

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos vai transferir, ao longo do ano de 2022, mais de sete milhões de euros ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências. Cinco milhões são relativos aos 200% do Fundo de Financiamento das Freguesias e dois milhões respeitam a outros contratos de delegação de competências, independentemente das demais que possam ser atribuídas ao longo do ano, para investimentos diversos.

Na sessão de assinatura de contratos, que decorreu ontem, ao final da tarde, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Mário Constantino, sublinhou a enorme importância da boa colaboração entre o Município e as Juntas de Freguesia “parceiros privilegiados”, e disse que tem “a certeza de que cada euro que o município transfere para as Juntas de freguesia é um euro bem investido no desenvolvimento do concelho”. Por seu lado, o Vice-presidente, Domingos Pereira, responsável pelo Pelouro Financeiro, garantiu aos autarcas que estas verbas começam a ser pagas já na próxima segunda-feira.

Os contratos, agora, assinados entre o Município de Barcelos e as Juntas de Freguesia visam regular as relações jurídicas de coordenação e colaboração entre Câmaras e autarquias locais, permitindo à Administração Pública uma maior flexibilidade e capacidade face aos desafios e exigências que se lhe colocam. Nestes contratos, as Juntas de Freguesia, tendo em conta as verbas que lhe foram atribuídas, assumem competências específicas nas áreas dos Equipamentos Rurais e Urbanos, Rede Viária Municipal, Património, Cultura, Desporto, Atividades Recreativas e de Lazer, Gestão de Espaços Verdes, Educação, Proteção Civil, Prevenção da COVID-19 e Orçamento Participativo. Para assegurar a execução das competências delegadas, as Juntas de Freguesia receberão uma verba num valor correspondente a 200% do montante do FFF, montante a ser transferido trimestralmente pela Câmara Municipal.

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos com a Presidente da Junta de Lama (Foto: CMB)

Além destes 200% do Fundo de Financiamento das Freguesias, no valor de cinco milhões, o Município assinou outros contratos interadministrativos que, conforme a listagem de serviços e obras apresentadas pelas Juntas de Freguesia, asseguram a transferência de mais dois milhões de euros. Estas últimas verbas destinam-se, essencialmente, à gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano em espaço público, realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo e manutenção dos espaços envolventes a esses estabelecimentos de ensino.

Regularizar a toponímia para evitar prejuízos e incómodos aos habitantes

Aproveitando a presença da maioria dos Presidentes das Juntas de Freguesia, o Município, através de um técnico que integra a Comissão de Toponímia, explicou o enquadramento legal e processual que conduz à atribuição de nomes às ruas, sem os quais não é possível atribuir números de polícia a cada uma das habitações ou frações habitacionais, industriais e comerciais. Assim, foi solicitado aos autarcas que providenciem no sentido de atribuir nomes às ruas e caminhos, evitando prejuízos e incómodos aos moradores das suas freguesias. Fotos: CMB

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas