Atualidade
Barcelos vai dispor de 64 cuidadores informais em 2023
Programa promovido pelo Município de Barcelos pretende dar melhor qualidade de vida a quem cuida de outras pessoas

Barcelos vai dispor, em 2023, de 64 cuidadores informais. O anúncio foi feito pelo vereador do Pelouro da Ação Social, António Ribeiro, anteontem, na Biblioteca Municipal, na abertura da Conferência de Disseminação dos Resultados do Projeto ‘ProCuidador’.
“É, para nós, um dia muito importante porque estamos a prestar contas daquilo que fizemos”, sublinhou o autarca. O ‘ProCuidador’ é um projeto inovador, experimental, com o objetivo de promover a inclusão social dos cuidadores informais. Trata-se de um projeto piloto que se focou, essencialmente, nas pessoas com demência e vítimas de AVC.
Na sessão de abertura, estiveram, ainda, presentes Edite Brito, vogal do Conselho Clínico do ACES Cávado III Barcelos – Esposende, Luís Fernandes, diretor da Casa de Saúde S. João de Deus, e Diogo Valadas, diretor da Associação Nacional AVC.
“O objetivo do programa foi chegar às 64 pessoas, mas queremos ir mais longe. Fomos divulgando o projeto, que vinha com pouca divulgação, e a necessidade existe. Mesmo com o Estatuto de Cuidador Informal, continua a haver a necessidade de mais cuidadores. Vão contribuir para substituir os cuidadores nos períodos de descanso dos mesmos”, disse António Ribeiro.
O vereador da Ação Social e Saúde destacou, ainda, que o programa começou a ser implementado no executivo municipal anterior, quando o Estatuto do Cuidador ainda não estava em vigor, e trabalhou em duas áreas: a demência e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O próximo ano vai ser o ano da implementação do projeto. Vai ser o ano de arranque do programa para os cuidadores. Nós, a nível no Município, também queremos investir muito a nível da saúde mental. Há disponibilidade das instituições para continuar com o programa. Quando as vontades se juntam, coisas boas acontecem”, reforçou o vereador.
O encontro contou, ainda, com a presença da psicóloga da Associação Nacional AVC, Vera Priegue, e Raquel Martins, psicopedagoga da Casa de Saúde S. João de Deus que apresentaram os resultados do “Projeto ProCuidador”. Houve, também, espaço para o testemunho de vários cuidadores informais.
Projeto ProCuidador
O projeto “ProCuidador” tem como objetivos aliviar a sobrecarga do cuidador informal; melhorar a qualidade dos cuidados ao domicílio; aumentar a rede de suporte social dos cuidadores; e melhorar a qualidade de vida através de uma intervenção multidisciplinar. O projeto é dinamizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado III Barcelos / Esposende e pelo Instituto S. João de Deus (Casa de Saúde de S. João de Deus).
Este projeto é cofinanciado pelo FSE (Fundo Social Europeu) em 96 870,95€, no âmbito do Programa Norte 2020.
Ao apoiar esta operação, através do FSE, os Fundos Sociais Europeus são um instrumento fundamental para o desenvolvimento da região Norte, promovendo a competitividade regional e o aumento da qualidade de vida da população.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca