Atualidade
Barcelos: Setembro chega com mais de uma dezena de espetáculos no Theatro Gil Vicente
Programação do mês

Setembro chega com muitas novidades ao Theatro Gil Vicente e a alguns dos mais icónicos espaços municipais. Depois de um mês de férias, as portas do Theatro Gil Vicente voltam a abrir-se para acolher uma agenda eclética e pensada para abranger diversos públicos.
Ao todo, são 13 os espetáculos propostos para o mês que encerra a época de verão. Da música ao stand up comedy, do cinema ao circo contemporâneo, razões não faltam para um setembro na companhia da cultura e das artes.
A programação inicia com “Peter Pan – O Musical”, nos dias 1 e 2 de setembro, às 21h30, pela Art’é Vida – Associação Cultural. Os espetáculos dedicados ao público infantil e famílias continuam. No dia 4 de setembro, sobe ao palco a peça “Fantastik Fantochum“, pela companhia Cenas Teatro & Cia., às 16h00. No dia 18, com duas sessões, às 16h00 e às 17h00, pode-se ver “As árvores não têm pernas para andar”, com Joana Gama. No dia 25, as Marias Catrapumbas vão ao Theatro Gil Vicente para duas sessões de teatro para bebés, com a peça “A Fadinha Esverdeada”, às 10h00 e às 11h30. De tarde, às 16h00, a mesma companhia apresenta “Faz Magia com a Ecologia”, um espetáculo para assistir em Família, no TGV.
Jazz ao Largo
Setembro é o mês do Jazz em Barcelos com o 7º Festival de Jazz e música improvisada. Um programa diversificado, com vários workshops e concertos para todas as idades. De 4 a 7 de setembro, haverá Workshop JAL com a Big Band da Banda Musical de Oliveira sob a direção Porta-Jazz.
O Festival arranca a 8 de setembro com o concerto de música improvisada de estreia do Ensemble JAL, onde o cantor e multi-instrumentista Luís Castro assume a composição e direção. Após uma primeira parte, exclusivamente dedicada à improvisação musical coletiva, haverá lugar à coordenação da música improvisada com a projeção do filme “The Boat” de Buster Keaton e Edward Cline. O trabalho aqui exposto resulta de um workshop promovido pelo Festival Jazz ao Largo, em parceria com a Associação Porta Jazz. Este espetáculo conta também com a participação de elementos da Big Band da Banda Musical de Oliveira e com a curadoria cinematográfica da ZOOM – Associação Cultural.
À mesma hora, e no mesmo local, sobe ao palco, no dia 9 de setembro, o Lisbon Underground Music Ensemble | L.U.M.E., projeto criado e dirigido por Marco Barroso. No dia 10, às 17h00, no Claustro da Câmara Municipal de Barcelos, é a vez de Steffano Pilia, guitarrista e compositor eletroacústico apresentar um concerto exploratório e improvisado. Regressamos ao Largo Dr. Martins Lima, no dia 10, para o concerto dos Get the Blessing. No dia 11, o programa termina com o workshop “Caixas Bruitas”, com duração de 6h00 e dedicado a crianças dos 6 aos 14 anos, no Theatro Gil Vicente. Pete Judge estará no Salão Nobre dos Paços do Concelho para um Workshop às 15h00, seguido de concerto às 17h00.
Stand up comedy e Encontros de Imagem
Com a chegada de setembro, regressam as sessões de humor. No dia 16, às 21h30, o humorista Gilmário Vemba apresenta o espetáculo de stand up comedy “Temas”, o seu mais recente espetáculo, que prima por ser completamente novo todas as semanas. Família, guerra, supermercados, heróis, invasões alien, etc., são apenas alguns dos Temas. A sessão tem um custo de 12,50€.
O cinema também está de volta, mas ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima. No dia 20, às 21h30, com a película “Estrada Fora”, de Panah Panahi; no dia 27, é a vez de “A Lei de Teerão”, de Saeed Roustayi”. As sessões, no âmbito do Cineclube ZOOM, têm um custo de 3,5 euros, sendo gratuitas para sócios da ZOOM.
A dança tem também lugar na programação de setembro na sala do Theatro. No dia 24, às 21h30, Cláudia Nóvoa apresenta o espetáculo “Um homem e o seu criado”.
Noutras artes, entre o dia 16 de setembro e o dia 16 de outubro, estará patente no Café-concerto a exposição “Double Days“, uma colaboração de Miguel Refresco e Rui Pinheiro, num projeto artístico de Encontros de Imagem.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro Gil Vicente podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).
Imagem: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca