Atualidade
Barcelos: Sessão Solene assinala Feito dos Alcaides
Apresentada a Comissão de Honra

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos sublinhou a importância de se refletir sobre a história como forma de contrariar e combater “a tendência para o imediatismo e para o pensamento e opinião etéreos”. Mário Constantino, que falava na abertura da Sessão Solene das Comemorações dos 650 anos do Feito dos Alcaides de Faria, que decorreu no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realçou o facto de que “um dos pilares da programação (das comemorações) deveria consistir num projeto com componente pedagógica, que motivasse reflexões sobre esse episódio da nossa história concelhia e também nacional, reflexões essas capazes de ampliar o conhecimento desse acontecimento e exponenciassem o valor da sua mensagem transposta para os dias de hoje”.
O autarca referiu que se vive hoje “numa sociedade em que os acontecimentos são voláteis, o pensamento produzido é efémero, não há tempo para a reflexão aprofundada, o ter ganhou hegemonia sobre o ser, e grandes valores e princípios, que norteavam a sociedade desde o Iluminismo, são desvalorizados, e até substituídos por atitudes, comportamentos e causas que nos merecem apreensão e perplexidades”, daí que tenha sugerido que as Comemorações do Feito dos Alcaides mobilizassem “a comunidade escolar no sentido da participação, reflexão e mensagem desse episódio histórico passado no nosso território”.
Após a abertura da sessão, foi apresentada a Comissão de Honra das Comemorações que é presidida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e integra outras altas individualidades, com particular destaque para o mundo académico, e a quem foram entregues medalhas alusivas ao ato.
A Sessão Solene prosseguiu com uma “lição” sobre o feito dos Alcaides, pelo professor Carlos Alberto Brochado de Almeida, que fez uma contextualização histórica do período das guerras fernandinas, onde se inclui a história dos Alcaides de Faria. Proferindo os primeiros versos da “Eneida” de Virgílio, o professor Brochado de Almeida apelou a que “nós devemos aqui cantar os feitos dos Alcaides de Faria”, dizendo que “Barcelos foi ignorado, talvez esquecido, mas merece mais respeito porque faz parte dos capítulos mais importantes da História de Portugal”.
No encerramento da Sessão Solene, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, salientou que “é um privilégio presidir à Comissão executiva das Comemorações dos 650 anos dos Alcaides de Faria”, agradecendo aos historiadores e às demais pessoas que com a sua presença “prestigiaram as comemorações”. A responsável pela cultura do Município terminou o seu discurso com um repto: “levem a História à vossa comunidade. As gerações vindouras devem ter conhecimento da história de Barcelos na fundação da nacionalidade”.
Encerrada a sessão, passou-se à visita interpretada à exposição “Era uma Vez…o Castelo de Faria”. Instalada na Sala Gótica da Câmara Municipal, esta exposição estará patente ao público até finais do mês de outubro.
O programa das comemorações prossegue de 6 a 8 de outubro, no Castelo de Faria, onde vão realizar-se diversas oficinas alusivas à época, e haverá recriações e animação temáticas.
Composição da Comissão de Honra:
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Primeiro-Ministro, António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes
Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Fernando Santos Pereira
Presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Rosa Mendonça de Matos Fernandes
Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira
Reitor da Universidade do Minho, Rui Manuel Costa Vieira Castro
Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Maria José Fernandes
Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, António Augusto Magalhães Cunha
D. Duarte, Duque de Bragança
Arcebispo de Braga, D. José Manuel Garcia Cordeiro
Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, João Vieira Borges
Diretor-Geral da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda
Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos
Diretora-Regional da Cultura Norte, Laura Lucinda de Oliveira Castro
Presidente da Região de Turismo-Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins
Presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio
Presidente da Fundação da Casa de Bragança, Alberto Ramalheira
Presidente da Sociedade Martins Sarmento, João Antero Ferreira
Teresa Soeiro
Padre António Júlio Trigueiros
Mário Jorge Barroca
Presidente da União de Freguesias de Milhazes, Vilar de Figos e Faria, Miguel Ângelo Silva Pereira
Presidente da Junta de Freguesia de Gilmonde, João Maurício Campos Barros
Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, José Carlos Esteves da Costa
Monsenhor da Paróquia de Barcelos, Abílio Fernando Alves Cardoso
Presidente da Direção do Grupo Alcaides de Faria, Manuel Luís Lomba.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca