Connect with us

Atualidade

Barcelos: Presidente da Câmara enaltece “espírito de resiliência” dos agricultores

Mário Constantino visitou Expo Agribar, em Vila Boa

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos exaltou, ontem, o “espírito de resiliência” dos agricultores do concelho. “Que eu me lembre, este setor sempre viveu mais da resiliência, do trabalho esforçado e da dedicação dos agricultores, do que dos apoios ou até reconhecimento de quão importante é o trabalho que fazem”, disse Mário Constantino, no decorrer da visita que efetuou à Expo Agribar – Feira de Campo do Norte, que se realizou em Vila Boa, Barcelos.

Enaltecendo o trabalho da Cooperativa Agrícola de Barcelos no apoio aos agricultores e produtores de leite, o edil sublinhou “o dinamismo e o trabalho desenvolvido” por esta “instituição quase centenária, que, sonhada por um grupo de agricultores barcelenses, tem-se constituído como um motor de desenvolvimento do Concelho”.

Relembrando que “a guerra que, atualmente, afeta a Europa, veio demonstrar a importância que a produção agrícola tem para a subsistência dos povos, que essa má experiência sirva para que os poderes de decisão olhem de frente para os problemas estruturais do setor e contribuam para o seu dinamismo e desenvolvimento.”

Também presente, ontem, em Barcelos, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, aproveitou a realização da Expo Agribar para transmitir aos agricultores as linhas mestras estratégicas do PEPAC – Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum já aprovado pela Comissão Europeia.

Ministra da Agricultura garante apoio de 10 cêntimos por litro no gasóleo agrícola face aos preços de 2021       

Os agricultores vão beneficiar de um desconto de 10 cêntimos por litro de gasóleo, face aos preços praticados em 2021. A garantia foi deixada pela ministra da tutela, quando encerrava a sessão solene promovida no âmbito da Expo Agribar.

Perante uma plateia de mais de meio milhar de agricultores, Maria do Céu Antunes referiu, ainda, os apoios concedidos, recentemente, aos vários setores de atividade agrícola (cerca de 10 milhões), a que acrescentou a medida recentemente anunciada de 3,5 milhões para atenuar o impacto dos altos preços energéticos. A ministra, que saudou a persistência de todos na atividade agrícola, garantiu que o Governo vai compensar os agricultores em 10 cêntimos por litro do gasóleo em relação aos preços de 2021.

No fecho da sessão, Maria do Céu Antunes partilhou, com os presentes, uma série de slides relativos à PAC – Política Agrícola Comum 2021-2023.

Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos apela a mudanças no processo de certificação

José Carlos Miranda, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Barcelos, entidade organizadora do certame, manifestou “apreço” pela presença da ministra da Agricultura e referenciou a Expo Agribar como “um evento diferente, de profissionais para profissionais, que mostram a dinâmica do setor em Barcelos”. Após fazer a resenha histórica da Cooperativa, que está a celebrar 90 anos de existência, aquele responsável defendeu que algo tem de mudar no processo de certificação das atividades do setor: “A forma como é feita atualmente a certificação afasta produtores. A certificação é necessária e importante, mas não pode ser fator de afastamento dos nossos associados”.

Realçando o espírito cooperativista, José Carlos Miranda salientou a importância de “os associados perceberem e convencerem-se de que a cooperativa é deles. Devemos aprofundar o sentimento de pertença”, reforçou.

Aproveitando a presença de uma delegação da Adega Cooperativa de Barcelos, realçou o acordo de colaboração estabelecido entre as duas instituições e manifestou regozijo pelo facto de, já este ano, ter triplicado o volume de uvas recolhido na Adega de Barcelos.                                             

Presidente da Confagri alerta para perda de subsídios 

O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal aproveitou a presença da ministra da agricultura para alertar que o PEPAC, recentemente aprovado para os próximos dois anos, vai implicar perda de subsídios aos agricultores, e solicitou à ministra, Maria do Céu Antunes, que tome em atenção essa realidade. Em contrapartida, saudou a governante pela aprovação da ajuda para a produção de milho grão e milho silagem. Idalino Leão manifestou preocupação pelos “altos custos fixos dos fatores energéticos”, alertando que do “outro lado da fronteira o preço do combustível é mais baixo 30 cêntimos por litro.”                                                                                                  

No decorrer da sessão, a Cooperativa Agrícola de Barcelos entregou a diversos associados, os prémios Agribar 2021, nas categorias de atividade.

A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022

“Numa política de consolidação e desenvolvimento dos dias de campo da Cooperativa Agrícola de Barcelos, o Conselho de Administração tomou a decisão de criar um evento anual que marcará uma nova etapa, onde se privilegia a demonstração, in loco, de culturas como a vinha, o milho e a maquinaria”. Este é o objetivo anunciado pela direção da Cooperativa Agrícola para a realização da Expo Agribar – Feira de Campo do Norte 2022, que, anteontem e ontem, decorreu na Quinta do Sol, Rua da Boela, Vila Boa, “onde os seus doze hectares de cultivo e dois pavilhões, proporcionam condições de excelência para a realização de um evento agrícola para agricultores profissionais”.

A Expo Agribar “pretende ser um evento com temas centrais como o milho e a vinha, as principais culturas da região, e tem como objetivo divulgar técnicas e práticas inovadoras, assim como, promover a produção agrícola competitiva e o cooperativismo”.

O primeiro dia do certame (12) foi dedicado a palestras técnicas, sendo “abordados temas relacionados com o potencial da viticultura na região e as práticas inovadoras da cultura”.  Foi referido “o milho grão como uma nova alternativa e o milho silagem como base da alimentação na produção leiteira, o principal foco do concelho. Paralelamente houve demonstrações de máquinas em colheita com apresentação de uma vasta maquinaria tecnologicamente avançada.

A feira prosseguiu ontem, com um programa mais protocolar que incluiu a visita do presidente da Câmara e da Ministra da Agricultura. 

A Expo Agribar – Feira de Campo do Norte contou com mais de 40 expositores de importante relevância no panorama agrícola Nacional e resultou também em bons momentos de convívio entre agricultores.

Foto: CMB.

Atualidade

“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

Publicado

on

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

Publicado

on

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas