Connect with us

Atualidade

Barcelos: Plano Especial de Mobilidade e Trânsito na Festa das Cruzes

30 parques de estacionamento e autocarros gratuitos

Publicado

on

Prevendo-se uma grande afluência de visitantes a Barcelos, durante o período da Festa das Cruzes, o Município em colaboração com a PSP – Polícia de Segurança Pública – vai implementar um Plano Especial de Mobilidade e Trânsito, a começar já no próximo dia 21 deste mês, prolongando-se até ao dia 7 de maio.

O plano desenhado contempla três grandes segmentos:

1 – Alterações e cortes de trânsito;

2 – TUBA -Transporte Público Urbano;

3 – Rede de Parques de Estacionamento Periféricos.

No que respeita a alterações e cortes de trânsito, de 25 de abril a 4 de maio vigorará sentido único na Ponte Peregrinos de Santiago (Ponte Medieval, no sentido Barcelinhos-Barcelos). De 21 de abril a 7 de maio vigorará sentido único na Rua José António P. P. Machado (desde a Rua Rosa Ramalho até à rotunda “Motard”), na Avenida Sidónio Pais (desde a rotunda “Motard” até à rotunda de Valpaços) e na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (desde a Farmácia Oliveira até à estátua do Bombeiro).

Além destas alterações, nos momentos mais festivos, haverá condicionamentos de trânsito e estacionamento no decorrer do Desfile Etnográfico e Fogo de Artifício da Ponte (dia 29), na Batalha das Flores (dia 1), no Fogo de Artificio da Ponte (dia 2) e na Procissão das Cruzes (dia 3).

TUBA: Autocarros gratuitos em “vai e vem”

Com o objetivo de descongestionar o trânsito automóvel no centro da cidade, durante o período da Festa das Cruzes, o Serviço Urbano TUBA irá funcionar com horário alargado à noite, nos principais dias de romaria.

O serviço TUBA urbano especial “vai e vem” proporciona aos visitantes a comodidade de estacionar em zonas periféricas da cidade, onde podem deixar as suas viaturas e seguir de transporte público até ao centro.

Esta medida visa oferecer, também, mais segurança para que a população possa usufruir das comemorações sem preocupações com a sua mobilidade.

Nesse sentido, estão previstas seis linhas de ligação ao centro:

Estádio Cidade de Barcelos (Linha verde) – para quem chega de Viana do Castelo e Ponte de Lima e zona norte do Concelho, com estacionamento no Estádio Poente; Estádio Nascente; Intermarché; e Vermil;

Lijó (Linha Roxa) – para quem chega de Freixo e zona nordeste do concelho, com estacionamento na EB23 de Lijó, Zona Industrial de Vila Boa; e Central de Camionagem;

Tamel São Veríssimo (Linha Azul) – para quem chega da zona nascente do Concelho, com estacionamento nas Pontes (S.Veríssimo); Conservatório de Música de Barcelos; e Central de Camionagem;

Barcelinhos (Linha Vermelha) – para quem chega da zona sul do Concelho, com estacionamento na Urbanização Mereces; E Leclerc; e Santa Eugénia;

Vila Frescainha São Pedro (Linha Amarela) – para quem chega da zona poente do Concelho, com estacionamento na Igreja de São Pedro; Continente; terreno junto à Bomba BP; e Filipa Borges;

Arcozelo (Junta de Freguesia) (Linha Rosa) de caráter urbano.

O Serviço “TUBA urbano especial – “vai e vem” funcionará completando o serviço habitual. Assim, nos dias 28, 29 de abril e 2 de maio, o TUBA Urbano Especial funcionará das 21h00 até às 02h00. Nos dias 30 de abril e 1 e 3 de maio, o serviço TUBA Urbano Especial “vai e vem” – funcionará das 09h00 às 02h00.

Durante os dias das festividades, dias 28 de abril até 3 de maio, o serviço TUBA Urbano e serviço TUBA Urbano Especial “vai e vem” – funcionará de forma gratuita.

30 Parques de Estacionamento para facilitar a entrada na cidade

Para permitir um acesso facilitado ao centro da Festa das Cruzes, o Município preparou o seguinte conjunto de Parques de Estacionamento Periféricos que servem de interface com os autocarros TUBA gratuitos.

Parques que dão ligação a autocarros gratuitos:

– Pontes (S. Veríssimo);

– Conservatório Música;

– Central de Camionagem;

– Igreja Vila Frescainha S. Pedro;

– Supermercado Continente;

– Terreno junto à Bomba BP (Casal de Nil);

– Filipa Borges (Casal de Nil);

– Estádio Cidade de Barcelos (nascente e poente);

– Supermercado Intermarché/ Bricomarché;

– Vermil;

– Urbanização de Medros (Bombeiros de Barcelinhos);

– Supermercado E.Leclerc;

– Variante no futuro Nó de Santa Eugénia;

– Zona Industrial de Vila Boa;

– Escola EB2,3 de Lijó.

Parques Urbanos não servidos por autocarros TUBA:

– Vouga (acesso pela rua de Olivença);

– Rotunda das Pirâmides;

– Martins & Filhos – junto à Tor;

Campus do IPCA;

Retail Park (Urbanização do Benfeito);

– Quinta do Brigadeiro;

– Quinta do Sancho (Barcelinhos);

– Cemitério;

– Vera Cruz;

– Escola do Rio;

– João Duarte – Fersil.

Parques Privados:

– Fábrica Barcelense;

– Campo S. José.

Serviço Especial da CP – Comboio Celta vai ter paragem em Barcelos

A complementar a rede TUBA, a CP também vai reforçar a sua oferta. No dia 1 de maio, dia da Batalha das Flores, será disponibilizada maior oferta de lugares, nos serviços 831, 853 (Porto – Campanhã/Valença) e 830 (Valença/Porto-Campanhã).

No dia 3 de maio, dia da Procissão da Invenção da Santa Cruz, será disponibilizada maior oferta de lugares no serviço 830 (Valença/Porto- Campanhã).

O comboio Celta, comboio com tarifa internacional, serviço 423 e 420, nos dias 1 e 3 de maio, irá efetuar paragem na estação de Barcelos.

Os horários poderão ser consultados no site www.cp.pt e App CP.

Imagem: CMB

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas