Atualidade
Barcelos: Obras de requalificação da estrada 505 vão arrancar
Estrada liga Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas

As obras de requalificação da Estrada Municipal 505, que liga Barcelinhos à freguesia das Carvalhas, vão arrancar. O auto de consignação da empreitada foi assinado ontem e, assim, está tudo oficialmente pronto para o início dos trabalhos.
O presidente da Câmara de Barcelos fez questão de estar presente no local onde se vai desenvolver a empreitada e mostrou-se satisfeito pelo início da mesma. “Estou feliz por ver concretizar-se mais uma obra do nosso programa eleitoral, e mais feliz vou ficar porque, quando estiverem concluídos os trabalhos, vai acabar o martírio de todos os que utilizam esta estrada e, finalmente, os habitantes das freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver atendidas as suas pretensões”, referiu. Mário Constantino aproveitou a ocasião para “pedir desculpa” por só agora se iniciarem estas obras, mas houve que “esperar pelo visto do Tribunal de Contas”.
O presidente pediu, também, compreensão e paciência pelos incómodos que os trabalhos irão causar, mas sublinhou que não há a possibilidade de fazer este tipo de intervenções sem alguns inconvenientes para os moradores e automobilistas.
A empreitada vai ter um custo de 2 milhões e 330 mil euros, e os trabalhos vão ser executados pela empresa Martins e Filhos S. A. O projeto contempla a beneficiação de um troço de 5.826 km, entre a EM 306, em Barcelinhos, e a EM 360-1, na freguesia de Carvalhas. O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa.
A par da pavimentação, serão também feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros.
O projeto irá manter os passeios e baias de estacionamento existentes, ao mesmo tempo que irá contemplar a criação de zonas de acesso a passagens para peões com mobilidade reduzida.
Para acalmar a velocidade dos automobilistas, será criada uma lomba, no início da empreitada, na aproximação ao cruzamento com a EM 306, em Barcelinhos.
Enquadramento urbanístico e social
O traçado desta via desenvolve-se em ambientes urbanos bastante diferenciados, atravessando, no seu início, um núcleo urbano, desenvolvendo-se posteriormente em território florestal até ao Km 2.400. Depois, até ao Km 3, percorre ambientes agrícolas, atravessando, em seguida, a área central da freguesia de Remelhe, até ao Km 4. Entre os Km 4.400 e o final da freguesia de Remelhe, no Km 5.400, o ambiente envolvente volta à componente florestal/rural.
O traçado na parte final, na freguesia das Carvalhas, atravessa um núcleo urbano de pequena expressão.
A partir desta estrada, exist4em ligações às freguesias de Gamil, de Alvelos e de Pereira,
O mau estado desta via arrasta-se há décadas e tem gerado situações de protesto por parte das populações. Após anos de espera, o novo Executivo Municipal vai resolver a situação.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca