Atualidade
Barcelos mostra potencialidades na Bolsa de Turismo de Lisboa
Festa das Cruzes, artesanato, gastronomia, natureza

Palco privilegiado para mostrar as potencialidades do território, o Município de Barcelos está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de ontem até ao próximo domingo. A comitiva barcelense, liderada pela vereadora, Elisa Braga, apresenta, em Lisboa, um novo modelo de stand, no qual destaca os produtos turísticos estratégicos do concelho, nomeadamente, o artesanato, a gastronomia, o enoturismo, e o património monumental, cultural e natural.
Entretanto, a menos de dois meses do maior evento concelhio, a BTL é também um palco privilegiado para a promoção da Festa das Cruzes, a 1ª grande romaria de Portugal.
Em destaque está, também, a promoção do Turismo Gastronómico, nomeadamente, o programa “7 prazeres da Gastronomia”. Noutra vertente, operadores e público em geral podem tomar conhecimento com o que de melhor tem o território de Barcelos, em termos de Turismo de Natureza, cujos destaques vão para a Rede de Percursos Pedestres no Município que, no seu conjunto, conta com perto de 80 km de percursos marcados, distribuídos por 7 trilhos diferentes.
O Turismo Monumental e Artístico faz parte da oferta do Município de Barcelos, feita pela divulgação da monumentalidade histórica do concelho, e pela extensa e diversificada arte popular e artesanato, que fazem de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO.
Em Lisboa, o Município vai aproveitar para, também, promover o Caminho Português de Santiago, enquanto espinha dorsal deste cluster em Portugal, potenciando Barcelos como um espaço de excelência ao nível da cultura e hospitalidade jacobeia. Recorde-se que o território barcelense é o que mais estruturas de apoio ao peregrino tem.
No cardápio das ofertas desta ação promocional não podia faltar, ainda, a divulgação dos diversos agentes económicos ligados ao setor do turismo, designadamente os artesãos, as unidades de alojamento e de restauração e os agentes de animação turística.
Foto: CMB.
Atualidade
Lisboa: Operação de fiscalização em estabelecimentos de Campolide

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 13 de maio, na freguesia de Campolide, levou a cabo uma ação operacional direcionada para a fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.
Foram fiscalizados dois estabelecimentos do tipo café e minimercado, onde foram detetadas várias infrações de natureza contraordenacional e tributária.
Esta ação surgiu na sequência de informações recolhidas em fiscalizações anteriores, bem como de múltiplas denúncias e reclamações apresentadas por cidadãos.
Durante a ação foram detetadas diversas irregularidades, das quais resultaram a elaboração de 15 Autos de Notícia por Contraordenação, nomeadamente, 1 auto relacionado com incumprimento de envio de reclamação para a entidade competente; 2 autos por falta de delimitação de bebidas alcoólicas; 1 auto por inexistência de mapa de horário; 1 auto por falta de licença SPA (Sociedade Portuguesa de Autores); 2 autos por não existir rotulagem em português; 1 auto por emissão irregular de faturas; 1 auto por venda de bebidas alcoólicas na via pública; 2 autos por captação de imagens, usando sistema de videovigilância sem a autorização legalmente exigida; 1 auto devido à deficiente instalação do extintor; 1 auto por não existir o recipiente denominado pilhão; 1 auto por falta e licença de toldos; e 1 auto por posse de bebidas alcoólicas sem selo fiscal.
Foram ainda apreendidos os seguintes artigos: 126 recipientes de bebidas energéticas; 148 garrafas de refrigerantes; 16 embalagens de noodles; 10 embalagens de pasta dentífrica; 8 garrafas de álcool; 36 embalagens de diversas especiarias; e 15 saquetas de chá.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares