Connect with us

Atualidade

Barcelos: Inaugurado Albergue de Peregrinos em Pedra Furada

Município aposta forte na promoção do Caminho de Santiago

Publicado

on

A freguesia de Pedra Furada viveu, ontem, um dia de festa, ao inaugurar o “Palhuço”, um novo albergue de apoio aos peregrinos dos caminhos de Santiago. A recuperação do espaço, instalado no antigo edifício da escola primária, custou 120 mil euros. Tem capacidade para acolher, em simultâneo, 24 pessoas, divididas por duas salas/dormitório.

No ato de inauguração, a que assistiram dezenas de populares, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, acompanhado da vereadora da cultura, Elisa Braga, deu os parabéns à Junta de Freguesia por ter conseguido concretizar uma obra que “salvaguarda as memórias do passado e vai unir essas histórias às muitas outras dos peregrinos que por aqui passarem”.

Mário Constantino constatou “a qualidade do projeto e a funcionalidade do equipamento”, pelo que tem a certeza de que será “uma mais-valia para a afirmação de Barcelos no âmbito do Caminho de Santiago que atravessa o concelho” de lés a lés. Antes do autarca barcelense falar, já o presidente da Junta, Nuno Evandro, tinha dito que, pela “localização do albergue (à entrada do concelho) e pela qualidade das condições que oferece” não tinha dúvidas que o “Palhuço será um sucesso em termos de ocupação”. Palavras premonitórias, pois logo na primeira noite o espaço acolheu 17 peregrinos, encantados com as condições que ali encontraram.

Momento do descerrar da placa (Foto: CMB)

O “Palhuço”

O novo albergue de apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago localiza-se no edifício da antiga escola primária, cujo projeto remonta a 1890, e que deverá ter entrado em funcionamento no início da década de 1900.

As obras de recuperação custaram cerca de 120 mil euros e serviram, não apenas, para a preservação integral do edifício, como para dotá-lo de duas salas/dormitório com camaratas com capacidade para 24 camas.

O albergue tem, ainda, uma zona reservada a sala de convívio, sanitários completos e lavandaria equipada com máquinas de lavar e secar.

O logradouro é muito aprazível e apetecível, constituído de zona relvada, com cerca de 800m2. 

A pernoita custa 8 euros por pessoa, e o equipamento vai ser gerido, inicialmente, pela Junta da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral. 

Recorde-se que este é o segundo espaço público dedicado ao apoio de peregrinos, e complementa a rede de outros espaços geridos por entidades particulares.

O primeiro albergue municipal de Barcelos foi criado em 2010 e está instalado na antiga Casa da Recoleta, na freguesia de Tamel S. Pedro Fins, constituindo-se, também, como uma grande referência pela sua situação estratégica no Caminho Central de Santiago.

Fotos: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas