Atualidade
Barcelos: Exposição “Cruzes”, de Martinho Dias, na Galeria Municipal de Arte
Inserida na programação da Festa das Cruzes

“Cruzes”, de Martinho Dias, é o tema da exposição que abre no próximo sábado, 22 de abril, às 16h30, na Galeria Municipal de Arte. A iniciativa está inserida na programação cultural da Festa das Cruzes, que, de resto, serviu de inspiração para esta mostra que apresentará Cruzes um conjunto de obras recentes deste consagrado artista. Martinho Dias, cujas narrativas se inspiram e ampliam a partir de alguns dos aspetos da sua cultura.
A exposição, que vai estar patente até 17 de junho, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.
Sobre o autor
Martinho Dias foi professor de Artes Visuais até 2009, ano em que passou a dedicar-se inteiramente à atividade artística. Ilustrou diversos livros de literatura infanto-juvenil tendo participado, em 2003, na Bienal de Ilustração de Bratislava. O seu trabalho integra diversas coleções e tem sido mostrado regularmente em Portugal e no estrangeiro, em exposições individuais e coletivas, bienais, simpósios e feiras de arte. Em 1999, é um dos representantes de Portugal no concurso “The Winsor & Newton Worldwide Millennium Painting Competition”, com exposição em Londres, Estocolmo e Nova Iorque. Entre 2003 e 2005, realiza a obra fotográfca “Two Parts Invention”, em parceria com o artista e compositor alemão, Peter Ablinger, que viria a ser mostrada pela primeira vez em 2008, na exposição “arte x arte – Bogotá08”, Colômbia. Em 2005, participa em “Imagens Projectadas # instalações sonoras”, Lisboa, numa organização do escritor e crítico musical Rui Paes.
Dos seus projetos “Pinturas Escritas” e, mais tarde, “Pangea”, contou com a participação de, entre outros, António Victorino D’Almeida, Eurico Carrapatoso, Amélia Muge, Kepa Junkera, Bruce Gertz, Robert Rich, Gianluigi Trovesi, o artista e performer italiano Alzek Misheff, para além de Peter Ablinger e Pauline Oliveros.
Em 2006, Martinho Dias faz a sua primeira exposição individual no Brasil-Salvador, na Galeria Cañizares. Em 2007 vence (ex-áqueo) o 1º Prémio “Corpo em Expressão”, pelo Espaço Servartes, Porto e participa na ArtMADRID, pela Galeria António Prates. Em 2011, participa na ART PARIS, Grand Palais, pela Saatchi Art.
Em 2012, recebe, do Município da Trofa, a “Medalha de Mérito Cultural” e é convidado a representar Portugal no “10º Simpósio Artístico Internacional”, em Saarbrücken, na Alemanha. Ainda no mesmo ano, o curador Chenoa Solis destaca o seu trabalho na rubrica semanal da Saatchi Art Gallery, de Londres. Entre 2013 e 2017, participa como convidado na bienal internacional “Isola dei Colori”, Sardenha – Itália. Em 2014, a sua primeira obra em vídeo, PANGEA, (50’) estreia-se na bienal SCHOK’2014, na Holanda, a convite do seu diretor, Jaap Borgers. No ano seguinte é convidado pela Artkate Galerie, Berlim, a participar na exposição ATTITUDES.
A propósito da exposição individual “Martinho Dias: 005015”, no Museu Municipal de Espinho, 2015, é convidado pelo escritor Valter Hugo Mãe para o seu programa na Porto Canal. É convidado para a rubrica “Inside the Studio”, da Saatchi Art, Londres, e participa na “ART MARKET: BUDAPEST”, pela Léna and Roselly Gallery, Hungria. No mesmo ano, a Galeria MAC, Lisboa, atribui-lhe os prémios “MAC’2015 Hilário Teixeira Lopes”, e em 2018, o “Prémio MAC’ 2018 Prestígio”. Em 2016, a revista BER – Blue Earth Review, Minnesota State University, EUA, publica um conjunto de trabalhos seus. Nesse mesmo ano, o Município de VN Famalicão convida Martinho Dias para o projeto “Artista no Município” que culminou com a exposição “A Corja”, na Casa das Artes. Em 2017, expõe “aeroPORTO”, no Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto. Em 2018, participa na exposição “Amadeo”, comemorativa do centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, no Museu Municipal de Espinho. Em 2020, mostra a exposição “Penas”, no Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha. No mesmo ano, Martinho Dias é convidado por Stella Jurgen para o seu programa televisivo “Stella’s Studio”, na Camões TV, Toronto, e é entrevistado pela Revista RUA, “Martinho Dias – a arte como motivo de prazer”. É ainda convidado a intervir na bienal SCHOK’2020, na Holanda e a integrar a residência artística “Maison de l’ Artiste” – Piazza Armerina, Itália. Ambas as atividades acabariam por ser canceladas devido à COVID-19.
Imagem: CMB.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
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