Connect with us

Atualidade

Barcelos está no top dos concelhos com menos desperdício de água da rede pública

Presidente da Câmara reuniu com responsáveis das Águas de Barcelos e Águas do Norte

Publicado

on

O Município de Barcelos é um dos mais eficientes no combate às perdas de água da rede pública de abastecimento, estando na sexta posição dos municípios do país com menos perdas por quilómetro de rede de abastecimento. Esta informação foi prestada pelo diretor-geral da Empresa Águas de Barcelos, Hilário Seara, no decorrer de uma reunião que manteve, recentemente, com o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, que se reuniu, também, com responsáveis das Águas do Norte – entidade que gere a concessão da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal -, para se inteirar dos efeitos da seca e de eventuais medidas para atenuar os efeitos da falta de chuva.

Segundo os últimos dados disponíveis, a concessionária Águas da Barcelos ocupa a sexta posição (números de 2020), com perdas de 13,2 em comparação com a média nacional que é cerca de 30%. Este dado é tão mais importante quando se sabe que, desde janeiro de 2005, as perdas de água da rede pública de Barcelos reduziram de 42% para 10% (valor de agosto deste ano), uma redução que representa cerca de 4 meses de consumo de água no concelho de Barcelos. Desta forma, se todo o território nacional tivesse o mesmo nível de eficiência de Barcelos, teria sido gerada uma redução anual de desperdício que corresponderia a cerca de 2,4 meses do total do consumo no país.

Segundo o mesmo responsável das Águas de Barcelos, a contínua redução de perdas na rede de abastecimento de água deve-se ao facto de a concessionária ter “investido no cadastro das redes, no sistema de informação georreferenciada, na telegestão que permite monitorizar a rede, na gestão de pressões, nos equipamentos de deteção de fugas, na rápida intervenção das equipas de reparação de fugas e, fundamentalmente, na constituição e formação de equipas de perdas”.

Situação de seca é preocupante, mas ainda não crítica

No que respeita à seca que afeta praticamente todo o território nacional, a Administradora da empresa Águas do Norte, Cristiana Barbosa, informou o presidente Mário Constantino de que a situação, embora preocupante, não é ainda crítica, pelo que não se perspetiva que haja constrangimentos ao nível do abastecimento das redes públicas. Todavia, aquela gestora apelou à moderação dos consumos e ao não desperdício de água.

Projetos Educativos de sensibilização contra o desperdício de água

No encontro que Mário Constantino teve com responsáveis da Águas de Barcelos, Hilário Seara deu ainda conta ao Presidente da Câmara de que, no âmbito da sensibilização dos barcelenses para a necessidade do combate ao desperdício de água e energia elétrica, a empresa concessionária tem em curso dois projetos educativos que abrangem os alunos do 1º ao 3º ciclo. Em 2012, foi implementado o projeto educativo “Água Segura”, destinado aos alunos do 4º ano de todas as escolas do 1º ciclo do ensino público, que, entre outros temas, sensibiliza para o problema do desperdício de água.

O segundo projeto educativo, implementado em 2018 – “Uso Sustentável da Água” -, está direcionado aos alunos do 5º ao 9º ano e aos adultos de diversas instituições de Barcelos. A iniciativa abrange 6 agrupamentos escolares e outras entidades do concelho, como a ACIB e Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. Trata-se de um projeto que visa promover o bom uso da água, que passa pelo combate ao desperdício dos recursos hídricos e de energia elétrica, bem como à redução dos Resíduos Sólidos Urbanos e adequação do seu destino final.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas