Connect with us

Atualidade

Barcelos: Antiga Escola Primária da Várzea dá lugar a Creche

Obra de adaptação já arrancou

Publicado

on

O edifício da antiga escola primária da freguesia da Várzea, em Barcelos, entrou em obras de reconversão/adaptação para poder acolher uma creche. A empreitada, com um custo de cerca de 300 mil euros, e um prazo de 240 dias, está a ser executada pela empresa JLAO, Construções, Unipessoal, Lda. As obras no antigo edifício do “Plano dos Centenários” visam adaptar o imóvel de forma a que possa receber 39 crianças: 7 crianças até à aquisição da marcha; 14 entre a aquisição da marcha e os 24 meses; e 18 crianças entre os 24 e os 36 meses.

Comentando o início desta empreitada, o Presidente da Câmara de Barcelos disse sentir-se “muito feliz, porque esta é a primeira vez que o Município vai concretizar, de forma direta, uma obra destinada a acolher crianças desde o berço até aos 3 anos”. Mário Constantino Lopes assegura que o seu Executivo “vai financiar mais equipamentos destes”, considerando que “a existência de creches é decisiva para apoiar as famílias e aumentar a natalidade”.

A instalação da creche compreende os seguintes compartimentos e espaços: espaço destinado à chegada e saída dos pais – átrio/receção, com arrumos para carrinhos de bebé; núcleo administrativo; gabinete técnico – equipado com espaço de isolamento; sala de educadores; sala de refeições com comunicação às copas; duas salas de atividades; berçário e sala-parque com copa de leite e higienização. Serão também criadas instalações sanitárias preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida e instalações sanitárias de ambos os sexos. 

O prédio onde vai funcionar a Creche está inserido numa zona habitacional tranquila, com boa exposição solar, com fácil acesso de viaturas. É servido por infraestruturas de saneamento básico, tem ligação à linha de energia elétrica, água e telefone, e encontra-se afastado de zonas industriais poluentes, ruidosas ou insalubres e outras que pela sua natureza possam pôr em causa a integridade física ou psíquica das crianças.

Estão asseguradas condições de acesso e de evacuação fácil e rápida em caso de emergência. 

As salas de permanência das crianças têm iluminação e arejamento naturais e aquecimento adequado. As áreas de serviço, quando não têm iluminação e arejamento natural, possuem ventilação forçada.

Foto: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas