Atualidade
Barcelos: 36 instituições e empresas assinam Carta de Princípios
Projeto local promotor de qualificação: Percursos de Cidadania

Trinta e seis instituições e empresas assinaram, na passada sexta-feira, a Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos. O ato contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, do Secretário de Estado da Educação, António da Oliveira Leite, do Presidente do Kerigma, António Jorge Oliveira, e do Presidente da APEFA, Armando Loureiro.
A cerimónia, que decorreu no auditório dos Paços do Concelho, aconteceu simbolicamente no Dia Internacional da Literacia e da Alfabetização e incluiu testemunhos dos impactos dos processos de qualificação, intervenções sobre as estratégias do projeto Percursos de Cidadania, dissertação sobre o programa Qualifica, e a entrega de certificados aos formandos dos cursos EFA e RVCC.
Relativamente à Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos, os diversos parceiros signatários comprometem-se a cooperar institucionalmente “numa lógica de proximidade e de articulação, na partilha de metodologias de intervenção, nos processos de identificação de necessidades de qualificação do território e no desenvolvimento de iniciativas, programas e projetos de interesse à comunidade no âmbito da educação e formação de adultos, tendo em vista a mobilização de adultos que não concluíram o ensino secundário no concelho de Barcelos, em particular, dos menos qualificados”. Esta cooperação abrange, entre outras, as atividades de divulgação e sensibilização para a problemática do analfabetismo e baixas literacias, a identificação e sinalização de públicos, a alocação de recursos humanos (professor, educador, mediador de adultos), a formação/ capacitação dos educadores de adultos e/ou voluntários, a disponibilização de espaços e equipamentos, e o apoio logístico ao funcionamento (transporte adultos, serviços de cópias, etc.).
Instituições signatárias
CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS
KERIGMA – INSTITUTO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE – IPCA
JUNTA DE FREGUESIA DE ALDREU
JUNTA DE FREGUESIA DE AIRÓ
JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO
JUNTA DE FREGUESIA DE BARQUEIROS
JUNTA DE FREGUESIA DE CARAPEÇOS
JUNTA DE FREGUESIA DE GALEGOS SANTA MARIA
JUNTA DE FREGUESIA DE MARTIM
JUNTA DE FREGUESIA DE RIO COVO SANTA EUGÉNIA
JUNTA DE FREGUESIA DA SILVA
UNIÃO DE FREGUESIAS SILVEIROS E RIO COVO (SANTA EULÁLIA)
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE
ASSOCIAÇÃO COGNITIO ABSOLUTO
ASSOCIAÇÃO DE MELHORAMENTOS DE MACIEIRA DE RATES
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS – APAC
ASSOCIAÇÃO PERELHAL SOLIDÁRIO
CASA POVO MILHAZES
CENTRO SOCIAL DE REMELHE
CENTRO ZULMIRA PEREIRA SIMÕES – INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE RORIZ
CENTRO SOCIAL DE CULTURA E RECREIO DA SILVA
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ARCOZELO
CENTRO SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVO ABEL VARZIM
CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, DELEGAÇÃO DE BARCELOS
GRUPO DA AÇÃO SOCIAL CRISTÃ DE BARCELOS
INSTITUTO RENASCER – ASSOCIAÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SANTA CASA MISERICÓRDIA DE BARCELOS
BARCELTINGE – TINTURARIA, LDA
ETEVIMOL EMPRESA TÊXTIL DE VILAR DO MONTE, LDA
FAMILITEX TECELAGEM, LDA
SERKUT MALHAS, LDA
AGRUPAMENTO ESCOLAS GONÇALO NUNES
APEFA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS
IEFP – INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares