Atualidade
Barcelos: 1ª Edição do Torneio de Futebol Infantil apresentada
Barcelos CUP de 18 a 19 de junho
O futebol infantil vai estar em grande destaque no concelho, no fim de semana de 18 e 19 de junho, com a realização do Torneio Internacional Barcelos Cup. A iniciativa, que se vai realizar pela primeira vez em Barcelos, mais concretamente no complexo desportivo de Galegos Santa Maria, foi anteontem apresentada no auditório da Casa da Juventude de Barcelos. Os futebolistas barcelenses Paulinho e Nelson Oliveira são os padrinhos do evento.
Perante uma plateia composta de pais, encarregados de educação e diversos agentes desportivos, desde diretores, a técnicos e árbitros, o Presidente da Câmara, Mário Constantino, enfatizou a importância da prática desportiva no desenvolvimento integral do indivíduo. Sublinhando que “quanto mais novo se inicia a prática saudável do exercício físico, mais cedo se começa a ter regras e hábitos saudáveis”, o edil de Barcelos reiterou o apoio do Município ao desenvolvimento desportivo, o que vem acontecendo através de contratos-programa protocolados com inúmeras coletividades concelhias.
Organizado pela Câmara de Barcelos e pela Associação Metrópole Talentosa, o Torneio Internacional Barcelos Cup tem apoio do Santa Maria FC e da Junta de Freguesia de Galegos Santa Maria.
Barcelos Cup
O torneio Barcelos Cup é um torneio de futebol infantil, que vai reunir 32 equipas e mais de três centenas de atletas, treinadores e dirigentes, proporcionando “um ambiente de convívio, alegria, experiências fantásticas e extraordinárias oportunidades para competir com algumas das melhores equipas”. Aproveitando um clima agradável de verão, a Barcelos Cup é mais do que um torneio de futebol, permitindo a todos os visitantes e participantes a possibilidade de interações culturais e desportivas, tanto dentro como fora de campo, nomeadamente pela presença de atletas e acompanhantes do concelho e de todo o país, a que acresce a presença de jovens atletas espanhóis.
O torneio em números
22 clubes
32 equipas
218 jogos
384 atletas
64 treinadores
30 elementos do staff
A ética no Desporto Jovem
Após a apresentação oficial do torneio, a organização promoveu uma mesa redonda subordinada ao tema “A ética no desporto jovem”, convidando, para o efeito, o Presidente da Câmara, Mário Constantino, Paulo Alves, ex-jogador e treinador de Futebol, José Pedro Pereira, Embaixador da Ética no Desporto, José Manuel Pereira, da Organização da Barcelos Cup, e Duarte Gomes, ex-árbitro internacional.
Entre os oradores houve unanimidade no diagnóstico de algumas situações menos positivas no desporto jovem, muitas vezes réplicas da violência e falta de fair-play que, recorrentemente, sucedem em competições profissionais.
Mário Constantino referiu-se à prática desportiva jovem no sentido de que deve ser, antes de tudo o resto, “uma escola de valores – solidariedade, colaboração, sentido de entreajuda, tolerância e amizade. Deve existir, alguma competição, sim, porque na vida quotidiana também existe”, mas competição com regras, valores, sabendo-se ganhar e perder”, disse o edil.
Por seu lado, o Embaixador da Ética no Desporto, José Manuel Pereira, entende que, apesar de alguns resultados positivos desde que foi implementado o Plano Nacional de Ética (PNED) no Desporto, continua a persistir uma cultura de resistência à mudança, uma cultura de pressão dos pais sobre os filhos para que ganhem a qualquer preço, que não só prejudica a educação dos jovens, como acaba muitas vezes com a felicidade que têm ao praticar desporto, levando muitos deles a abandonar as modalidades que praticam. Este orador chegou mesmo a questionar se até aos 14 anos devia haver competições, opinando que as crianças devem ser felizes nas atividades desportivas, sem a pressão dos resultados e as críticas de pais e adeptos.
De resto, Paulo Alves, ex-futebolista e atualmente Técnico de futebol, alinhou na mesma tónica. Dizendo-se um pai que assistia aos jogos do filho quando este jogava basquetebol de uma forma muito discreta, disse que vivenciou cenas no futebol jovem que nunca julgava serem possíveis, apontando também a sede de protagonismo e a pressão dos pais sobre os filhos, os treinadores e os árbitros, como um fator muito negativo no desenvolvimento psicológico das crianças.
Também o ex-árbitro Duarte Gomes participou, através de um vídeo, nesta mesa redonda, deixando a mensagem de que a prática desportiva jovem deve contribuir para a felicidade dos atletas, sendo que o seu desenvolvimento integral e saudável deve sobrepor-se sempre aos aspetos competitivos.
Plano Nacional para a Ética no Desporto – PNED
Desde a criação do Plano Nacional para a ética no Desporto, em 2012, já foram realizadas mais de “2.500 ações de sensibilização e de formação junto de crianças, jovens, treinadores/as, pais ou dirigentes, tendo atingido de forma direta 125 mil participantes.
O PNED esteve presente em cerca de 900 eventos desportivos abrangendo perto de 320 mil participantes; lançou 33 publicações (didáticas, investigação ou informativas); promoveu cerca 44 edições de concursos sobre ética desportiva (…) criou a Bandeira da Ética (modelo único e inovador de certificação de boas práticas) com cerca de 1 700 entidades registadas e cerca de 500 certificações emitidas e o Cartão Branco com 71 entidades aderentes, envolvendo 25 modalidades e cerca de 2 800 amostragens.
Venceu os prémios internacionais do Movimento Europeu de Fair-play, em 2016, e da Peace and Sports, em 2021.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Extensão da rede de saneamento em Vilar do Monte e Fornelos
Investimento de 750 mil euros
São mais duas empreitadas, vão custar 750 mil euros, fazem parte do Plano de Investimentos da empresa Águas de Barcelos, e vão permitir ampliar significativamente a cobertura da rede de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos.
Presente no auto de consignação, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, vincou que “estas empreitadas, e as que se seguirão, vão permitir recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou um único metro de rede de saneamento ou de abastecimento de água”. O Presidente da Câmara sublinhou que “o avançar destas obras significa o cumprir de um dos nossos grandes objetivos: recuperar o tempo perdido e dotar, o mais rapidamente possível, o nosso concelho de condições de salubridade, das quais o saneamento é parte fundamental. Para atingirmos esses objetivos, contamos com a colaboração e o trabalho da empresa concessionária cujo trabalho já é visível no terreno.
Satisfeito com o arranque dos trabalhos, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Tamel St. ª Leocádia e Vilar do Monte, Manuel Martins, disse que “esta obra vem responder aos anseios da população e beneficiar dezenas de pessoas que esperavam pelo serviço de saneamento há muitos e muitos anos”.
Já para o Diretor-Geral da concessionária Águas de Barcelos, Hilário Seara, este “é mais um passo no compromisso de melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais do concelho”, vincando que se trata de um “investimento que reflete a dedicação contínua em proporcionar um serviço de excelência à população”.
Relativamente às obras que agora arrancam em Vilar do Monte, trata-se da execução de uma nova obra de saneamento, a qual permitirá colocar em funcionamento 6 km de rede e aumentar exponencialmente a cobertura de saneamento, num investimento que beneficiará diretamente cerca de 470 habitantes, assegurando uma melhoria substancial nas condições ambientais locais.
Na freguesia de Fornelos, o foco do projeto é a construção de uma estação elevatória de saneamento, que, após a sua entrada em funcionamento, vai potenciar a utilização de uma rede de 6 mil metros que, apesar de estar feita há cerca de 15 anos, só agora passará cumprir a sua finalidade. Este investimento proporcionará acesso ao serviço de saneamento a aproximadamente 420 habitantes.
Segundo a Câmara Municipal e a empresa Águas de Barcelos, estes investimentos demonstram o empenho no desenvolvimento das infraestruturas do concelho, apostando em projetos que não só aumentam a cobertura de saneamento, mas também promovem a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população.
Este avanço representa mais um marco na estratégia de expansão e melhoria da rede de abastecimento e saneamento, com o objetivo de assegurar que cada vez mais habitantes de Barcelos tenham acesso a um sistema de saneamento eficiente e moderno.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: Seis detidos por roubo
No dia 31 de outubro, na Praça da Liberdade, na cidade do Porto, pelas 02h15, polícias do efetivo das Equipas de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, procederam à detenção de quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos, residentes em diferentes concelhos do distrito do Porto.
Estas detenções ocorreram por momentos antes da hora referenciada, na Rua da Madeira, os suspeitos em comunhão de esforços, abordaram um homem de 28 anos, apontando uma arma branca à vítima e ameaçando-o com ofensas à integridade física, exigiram-lhe todos os seus pertences, conseguindo roubar e apoderarem-se de um telemóvel e 100 euros.
Esta ocorrência é transmitida via 112 e verificada através das Câmaras de Videovigilância da cidade do Porto, o que permitiu um acompanhamento permanente do percurso de fuga dos suspeitos e a alocação dos meios policiais para a sua interceção.
Foi possível recuperar todos os bens roubados e devolver ao seu legítimo proprietário.
Foi, ainda, possível apreender na posse dos suspeitos a arma utilizada no crime, uma faca borboleta (cuja simples posse é proibida), assim como cerca de 200 doses de produto estupefaciente (Cocaína, Haxixe e Ecstasy).
Os detidos recolheram às salas de detenção da PSP e foram presentes junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Três detidos por posse de arma proibida e tráfico de estupefaciente
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 29 de outubro, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de três homens, com idades entre os 32 e os 42 anos, por serem suspeitos da prática dos crimes de Posse de Arma Proibida e Tráfico de Estupefaciente.
Pelas 11h20, foi detido um homem de 38 anos, pela posse de arma proibida, nomeadamente uma faca com 24 cm de comprimento, sendo 12,5cm de lâmina. Após diligências, veio-se apurar que sobre o mesmo estava pendente um Mandado de Detenção e Condução a Tribunal;
Pelas 18h00, foram detidos dois homens, 32 e 42 anos, pela prática do crime de tráfico de produto estupefaciente, tendo-lhes sido apreendidas: 216,78 doses de Haxixe; 76 doses de Ecstasy; 2,4 doses de Cocaína; 74,14 gr de Liamba; 1 balança de precisão; e 1 canivete com resíduos.
As três detenções foram efetuadas no âmbito do policiamento especialmente implementado para a freguesia de Santa Maria Maior, com o objetivo de dissuadir atividades ilícitas e a transmitir sentimento de segurança aos cidadãos.
Todos os arguidos foram transportados para as salas de detenção do COMETLIS. Após serem ouvidos em 1º interrogatório, foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação