Connect with us

Atualidade

Anadia: XXVII Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa entregue

Publicado

on

Os alunos do concelho de Anadia que obtiveram melhor aproveitamento escolar, no ano letivo 2021-2022, foram distinguidos com o Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, promovido pelo Município, numa cerimónia que decorreu, esta quarta-feira, 14 de dezembro, no Cineteatro Anadia.

O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, deu os parabéns aos alunos galardoados, desejando que este prémio seja “um incentivo para continuarem a fazer mais e melhor e que nunca desistam dos vossos objetivos, tal como fez Rodrigues Lapa”.

Para a autarca, este é um “momento feliz”, porque, para além de homenagear “o nosso conterrâneo Rodrigues Lapa”, também “presta homenagem à comunidade escolar em geral e, nomeadamente aos alunos que alcançaram os melhores resultados e que, desta forma, se sentem recompensados pelo esforço e dedicação aos estudos”.

Maria Teresa Cardoso aproveitou a cerimónia para, publicamente, endereçar uma “palavra de reconhecimento” ao Colégio dos Salesianos de Mogofores que enquanto estabelecimento de ensino, por inviabilidade financeira, fechou portas no início deste ano letivo. “Anadia não esquece, nem esquecerá a importância deste estabelecimento para milhares de jovens e para a comunidade onde se encontra inserido”, afirmou.

Centros Tecnológicos Especializados

A edil destacou ainda o facto de a Escola Profissional de Anadia (EPA) e o Agrupamento de Escolas de Anadia (AEA) terem sido contemplados, pelo Ministério da Educação, com dois novos espaços de ensino, concretamente os Centros Tecnológicos Especializados nas vertentes Industrial (EPA) e Informática (AEA). “É um orgulho para o Município podermos contar com mais esta oferta de ensino”, adiantou, considerando que “será, sem dúvida, um ganho e uma grande mais-valia para os nossos jovens e para a comunidade anadiense em geral. Uma conquista que irá contribuir para a redução das desigualdades socioeconómicas e geográficas do concelho”.

O Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar, tendo, uma vez mais, premiado os melhores alunos do 12º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, dos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do Clube.

A cerimónia contou com dois momentos culturais, um primeiro protagonizado por Bru Junça que apresentou uma leitura encenada onde recordou quem foi e o que fez Manuel Rodrigues Lapa. Um segundo momento, mais musical, pelo anadiense José Araújo, que acompanhado pela sua guitarra clássica, interpretou dois temas de Sebastian Bach e de António Pinho Vargas.

Premiados:

𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗕𝗮́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗦𝗲𝗰𝘂𝗻𝗱𝗮́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗻𝗮𝗱𝗶𝗮

2º Ciclo do Ensino Básico

1ª Prémio – Margarida Ligeiro

Menções Honrosas (MH) – Laura Vieira e Mariana Almeida

3º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Joana Fernandes

MH – Júlia Nogueira e Laura Pereira

Ensino Secundário

1º Prémio – Joana Fernandes

MH – Filipa Perpétua e Inês da Silva

Ensino Profissional

1º Prémio – João Pedro Miranda

MH – Eduarda Almeida e Tiago Maia

𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗕𝗮́𝘀𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝗹𝗮𝗿𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗼

2º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Ana Filipa Pereira

MH – Jacinta Sebastião e Mafalda Gonçalves

3º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Rita dos Santos

MH – Afonso Silva e Camila de Oliveira

𝗖𝗼𝗹𝗲́𝗴𝗶𝗼 𝗡𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗔𝘀𝘀𝘂𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼

2º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Martim Magalhães

MH – Camila Reis, Martim Ribeiro e Matilde Capela

3º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Margarida Branco

MH – Ana Francisca Timóteo e Inês Carvalho

Ensino Secundário

1º Prémio – Manuel Martins

MH – Maria Cara D’Anjo e Sara Tribuna Bastos

𝗖𝗼𝗹𝗲́𝗴𝗶𝗼 𝗦𝗮𝗹𝗲𝘀𝗶𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗴𝗼𝗳𝗼𝗿𝗲𝘀

2º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Miguel Pereira

MH – Constança de Almeida e Joana de Magalhães

3º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio – Rui Pedro Ferreira

MH – Maria Cardoso Neto e Maria Inês Pato

𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗳𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗔𝗻𝗮𝗱𝗶𝗮

Ensino Profissional

1º Prémio – Ana Beatriz Ferreira

MH – Beatriz Silva e Fátima Martins

𝗣𝗿𝗲́𝗺𝗶𝗼 𝗟𝗶𝗼𝗻𝘀 𝗖𝗹𝘂𝗯𝗲 𝗱𝗮 𝗕𝗮𝗶𝗿𝗿𝗮𝗱𝗮

1º Prémio – Joana Fernandes (Agrupamento de Escolas de Anadia)

Menções honrosas: Maria Cara D’Anjo (Colégio Nossa Senhora da Assunção) e Gabriela Silva (Escola Secundária de Oliveira do Bairro).

Foto: CMA.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas