Atualidade
Anadia lança plataformas digitais para dinamizar o comércio tradicional
O Município de Anadia acaba de lançar as plataformas digitais (Facebook, Instagram, Linkedin e Tiktok) da marca “Viver Anadia – da Tradição à Inovação”, uma iniciativa inovadora dedicada a revitalizar e promover o comércio tradicional local. Este projeto visa dinamizar o comércio de proximidade, valorizando a oferta de produtos e serviços locais, fortalecendo a ligação entre os comerciantes e a comunidade residente, assim como atrair mais visitantes a conhecer e comprar no comércio local.
Para além do site www.viveranadia.pt, onde pode ser conhecida a marca “Viver Anadia”, através de um vídeo explicativo que dá a conhecer todo o conceito, a informação sobre o comércio tradicional local pode também ser seguida nas redes sociais do projeto, em: https://www.facebook.com/ViverAnadia/; https://www.instagram.com/viveranadia/; https://www.linkedin.com/company/viver-anadia/ e, ainda, no canal de TikTok https://www.tiktok.com/@viver.anadia.
Este projeto tem uma área de intervenção definida como “Bairro”, obrigatoriamente delimitada como área de intervenção das ações a implementar. Prevê-se que, no final da execução do projeto, o comércio local se encontre com um nível de capacitação digital mais elevado, não só pela formação ministrada, mas também pela introdução de novas tecnologias nos seus negócios.
Todos os agentes económicos terão a oportunidade de integrar o marketplace e a APP móvel e assim promover e estar apto para comercializar os seus produtos e serviços a nível nacional e regional. Ao mesmo tempo, vai ser criada uma marca como identidade visual que permitirá a todos os comerciantes promoverem-se, integrarem as redes sociais do projeto e todas as ações de promoção e campanhas de divulgação. O projeto prevê, ainda, um investimento em equipamentos e infraestruturas que permitirão que o “Bairro” se torne um espaço mais digital e mais acessível, através da integração de soluções tecnológicas – reforço da rede wifi, iluminação pública inteligente, bancos digitais, paragem de autocarro inteligente, mupis, cacifos, estacionamento inteligente e smart counters.
Um caminho para Anadia Smart City sempre enquadrado com os objetivos para o desenvolvimento sustentável definidos na candidatura: igualdade de género, trabalho digno e crescimento económico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, ação climática, paz, justiça e instituições eficazes.
O projeto “Viver Anadia” tem como principais objetivos: fomentar o Comércio Local: Incentivar os residentes a comprar localmente, contribuindo para a economia da região e para a sustentabilidade dos negócios familiares; aumentar a Visibilidade dos Comerciantes: Através da digitalização do negócio, de uma plataforma agregadora de toda a oferta de comércio, serviços, restauração e hotelaria numa só plataforma- Viveranadia.pt, campanhas de marketing e eventos, proporcionar uma maior exposição aos comerciantes locais; criar uma Rede de Cooperação: Estabelecer uma rede de colaboração entre os comerciantes, promovendo parcerias e sinergias; promover a Identidade Local: Valorizar a cultura e as tradições locais, integrando-as nas atividades comerciais.
Imagem: CMA.
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
Atualidade
Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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