Connect with us

Atualidade

Anadia: Entrega do Prémio Escolar Professor Rodrigues Lapa

Publicado

on

O Município de Anadia distinguiu os alunos do concelho com melhor aproveitamento escolar, no ano letivo 2020-2021, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, numa cerimónia que voltou a ser presencial e que decorreu, esta quarta-feira, 11 de maio, no Cineteatro Anadia.

Antes propriamente, da entrega das distinções, Ângelo Santos, da Câmara Municipal, deu a conhecer aos presentes, em traços muito gerais, a vida e obra do Professor Doutor Rodrigues Lapa, filólogo português, nascido em Anadia a 22 de abril de 1897 e falecido a 28 de março de 1989.

A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, parabenizou os alunos distinguidos com este galardão escolar, desejando que este prémio seja “um incentivo para que façam mais e melhor e para que nunca desistam”. “Independentemente do caminho que quiserem seguir a nível profissional e até pessoal, continuem a estudar. O saber não ocupa lugar e pode fazer toda a diferença nas vossas escolhas ao longo da vida”, afirmou ainda.

Maria Teresa Cardoso considerou que “a educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade. Dá-nos conhecimento, ensina-nos a enfrentar dificuldades, permite-nos escolher o melhor caminho, prepara-nos para a vida e dá-nos ferramentas para nos tornarmos melhores pessoas”.

Referindo-se ao patrono do prémio, a autarca salientou que “Rodrigues Lapa conseguiu provar que o facto de ter nascido no seio de uma família humilde, com poucas posses, não era impedimento para alcançar os seus objetivos”, acrescentando que “as dificuldades que encontrou, ao longo da vida, poderiam tê-lo incentivado a desistir, mas optou pelo caminho mais difícil: enfrentou os obstáculos e, barreira após barreira, seguiu em frente. Com dedicação, empenho e sabedoria, chegou longe, tendo até a ambição de “endireitar o mundo”, como escreveu no seu livro de memórias”.

O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar premiando os melhores alunos do 12º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, das escolas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do Clube.

A cerimónia terminou com um momento cultural, protagonizado por Pedro Miguel Santos, acordeonista. Este jovem, natural de Vila Nova de Gaia, frequenta, atualmente, o 3º ano da licenciatura em performance de acordeão, na Universidade de Aveiro.

Premiados:

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE ANADIA

2º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Dinis Flor Rodrigues

Menções Honrosas: Maria Ferreira de Melo e Matilde Neves de Sá

3º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Anna Shevchenko

Menções Honrosas: Mariana Rodrigues Lopes e Maria Alves Fernandes

Ensino Secundário

1º Prémio: Samuel Henrique Tavares

Menções Honrosas: Joana Cardoso Cruz e Luísa Verdade Loureiro

Ensino Profissional

1º Prémio: Bárbara Manão Ferreira

Menções Honrosas: Inês Margarida Cruz e João Manuel Santos

ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO

2º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Vasco Costa Conceição

Menções Honrosas: Tiago Mendes Gonçalves e Matilde Pereira Saldanha

3º Ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Leonor Almeida Ferreira

Menções Honrosas: Mara Sofia Blanco e Érica de Sousa Ferreira

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

2º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Laura Amado Gomes

Menções Honrosas: Rita Melo Caldeira   e Luísa Maria Franco e Abreu

3º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: João Francisco Fontes

Menções Honrosas: Dinis dos Santos Rosa e Afonso Gonçalves do Amaral

Ensino Secundário

1º Prémio: João Rodrigo Patrão

Menções Honrosas: Rita Figueiredo Fernandes e Inês Ferreira Carmo

COLÉGIO SALESIANOS DE MOGOFORES

2º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Francisca Letícia Ferreira

Menções Honrosas: Pedro Afonso de Bastos e Inês Aguiar Ferraz

3º ciclo do Ensino Básico

1º Prémio: Nelson Rocha Ramos

Menções Honrosas: Sara Correia Santiago e Ana Raquel dos Santos

Ensino Secundário

1º Prémio: Inês Marques Cerca

Menções Honrosas: Beatriz Neto Tomé  e Diana Vitória da Cunha

ESCOLA PROFISSIONAL DE ANADIA

Ensino Profissional

1º Prémio: Tatiana Henriques Queiroz

Menções Honrosas: Ana Rita Catarino     e Mafalda Cunha de Almeida

PRÉMIO “LIONS CLUBE DA BAIRRADA” (Língua Portuguesa – 12º ano)

1º Prémio: João Rodrigo Patrão (Colégio Nossa Senhora da Assunção)

Menções Honrosas: Luísa Verdade Loureiro (Escola Básica e Secundária de Anadia);

Filipa Rodrigues Pato e Carolina Castro Mira (Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro).

Foto: CMA.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas