Connect with us

Atualidade

Anadia: Câmara Municipal aprova contas de 2021

Publicado

on

O Relatório e Contas referentes ao ano de 2021 foram aprovados, por maioria, com a abstenção da vereadora do Partido Socialista, esta quarta-feira, 13 de abril, pelo executivo municipal de Anadia. “O documento apresenta uma elevada taxa de execução orçamental, bem como um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP). É de sublinhar ainda os indicadores bastante sólidos que o Município de Anadia continua a apresentar”, refere o Município.

“Não obstante o cenário pandémico vivido, o Município apresentou, no ano de 2021, uma atividade muito intensa com o desenvolvimento de projetos, obras e programas cujos financiamentos estão contratualizados com as Autoridades de Gestão do Portugal 2020”, continua.

A execução financeira das Grandes Opções do Plano “alcançou um grau de execução de 84,24%, superior ao ano de 2020, que se situou nos 80,64%, apesar da continuação do estado de pandemia provocado pela COVID-19. De salientar, os elevados montantes comprometidos nas funções sociais e económicas, mostrando a preocupação do executivo em continuar a dar resposta a duas áreas extremamente afetadas pela pandemia”, sublinha.

No que concerne ao Orçamento, apresenta um grau de execução de 96,03%, no que respeita à receita, e de 87,09%, relativamente à despesa, “demonstrativo do não empolamento dos orçamentos apresentados”, afirma o Município.

O saldo de gerência a transitar para o ano de 2022 registou um acréscimo em relação ao ano de 2020, situando-se nos 2,908314 milhões de euros, dos quais 2,377096 milhões de euros correspondem ao saldo de operações orçamentais.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinha que “o ano de 2021 continuou a ser de grande exigência e sentido de responsabilidade para o Município de Anadia que teve a capacidade de se ajustar, dia após dia, para dar resposta a todos os constrangimentos provocados pela pandemia, dando o apoio necessário às entidades de saúde, forças de segurança, instituições e Juntas de Freguesia”.

A autarca considera que “o ano de 2021 foi de relevante importância para o desenvolvimento dos projetos financiados pelos fundos comunitários do Portugal 2020, prosseguindo o caminho do crescimento do nível de execução desses projetos”.

Relativamente ao ano de 2022, Maria Teresa Cardoso manifesta alguma preocupação, tendo em conta vários fatores, nomeadamente “o facto de ainda não se vislumbrar o fim da pandemia, a recente escalada de preços no setor da energia e combustíveis aliado à situação de guerra na Ucrânia e ainda associando-se a possibilidade de entrarmos numa situação de estagflação e complementado por Portugal ainda não ter um Orçamento do Estado aprovado”, o que, no seu entender, perspetiva um ano de 2022 “muito exigente”, em termos económicos, e com “repercussões sociais imprevisíveis que nos devem manter todos numa situação de alerta e de prudência nas decisões estruturantes”.

Os documentos vão agora ser submetidos à Assembleia Municipal de Anadia para discussão e aprovação, em sessão que deverá decorrer até ao final do corrente mês de abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Castro Marim: 9º Concurso “Odeleite, Aldeia Florida”

Publicado

on

Pitoresca e reconhecida pela sua singularidade, no interior do território castromarinense desenha-se a aldeia de Odeleite, considerada uma das aldeias típicas da região e que pretende agora ser também uma das mais floridas! O Concurso “Aldeia Florida” está de volta a Odeleite, nesta que será a sua 9ª edição, uma organização da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

Ladeada por dois espelhos de água, a Ribeira e a Barragem, com casas brancas e de típicas chaminés algarvias, Odeleite é uma aldeia pautada por detalhes e pormenores, naturais e ou promovidos pelo brio dos seus habitantes, o que a torna aprazível para viver e atrativa à visita. As flores, dispostas nos pátios, nas janelas e nos recantos das casas, já são um uso na aldeia e lança-se agora novo repto e incentivo a quem tiver casa ou estabelecimento na aldeia.

As inscrições decorrem de 1 a 15 de fevereiro, nas instalações da Junta de Freguesia de Odeleite, e serão entregues flores aos participantes, para que possam decorar e dar novas cores aos seus espaços. Os resultados serão conhecidos no dia 1 de maio, nas populares celebrações do Dia do Trabalhador. 

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município recebe galardão de Autarquia Familiarmente Responsável

Publicado

on

O Município de Anadia recebeu, esta quinta-feira, 26 de janeiro, a Bandeira Verde do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que reconhece as diversas políticas sociais e respostas de proximidade que têm vindo a ser implementadas pela Câmara Municipal, no sentido de apoiar e valorizar as famílias. A cerimónia decorreu no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, tendo o Município sido representado pela Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira.

Para Jennifer Pereira, esta distinção “é o reconhecimento do investimento” do Município na implementação de politicas de apoio às famílias, de boas práticas adotadas que promovam e facilitem a vida familiar, através da implementação de programas que assentam no bem-estar das famílias, nos mais diversos eixos de implementação, como educação, ação social, habitação, cultura e lazer.

Recorde-se que o Município de Anadia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a implementar um conjunto de diferentes medidas sociais, de onde se destacam o Fundo Social, a Comparticipação de Despesas com Medicamentos, a Melhoria Habitacional, o apoio ao Arrendamento Urbano para Fim Habitacional, a atribuição de bolsas de Estudantes do Ensino Superior, o benefício de apoio à Natalidade e o tarifário familiar para águas e saneamento, entre outros, com o propósito de apoiar as famílias do concelho.

Entretanto, o executivo municipal, na sua última reunião, aprovou a adesão do Município à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Esta integração irá permitir a partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, bem como a participação em eventos organizados pela Rede Europeia que poderão traduzir-se numa mais-valia para o concelho, passando, assim, o Município de Anadia a constar da base de dados da Rede Europeia, condição que lhe permite ter acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas em matéria de política de família a nível europeu, publicar informação sobre a autarquia, participar em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias, podendo, ainda, aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Troféu Internacional de Pista Sunlive

Publicado

on

O Velódromo Nacional de Anadia, em Sangalhos, recebe, este sábado, dia 28 de janeiro, mais uma grande prova internacional de ciclismo de Pista, o Troféu Internacional Sunlive, com entradas livres.

A competição conta com cerca de 100 atletas inscritos, em representação de 20 países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, Argélia, Arménia, Áustria, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, México, Portugal, Roménia, Uzbequistão e Venezuela.

A prova disputa-se entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00, nas categorias de juniores e elite, masculinos e femininos, em Velocidade, Keirin, Omnium, Madison, Scratch e Eliminação.

Recorde-se, ainda, que o Município de Anadia vai acolher o Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que decorrerá entre os dias 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas