Atualidade
Algarve Trade Experience celebra futebol e regressa em grande a 26 e 27 de fevereiro
10ª edição do maior evento de vinhos e bebidas espirituosas “joga-se” no Estádio Algarve, em ano de Europeu, num certame com a assinatura da Garrafeira Soares que vai ditar tendências da mixologia e incentivar o espírito de equipa e a união do setor
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A 10ª edição do Algarve Trade Experience está de regresso a 26 e 27 de fevereiro e, neste ano de Europeu, tem como tema o espetáculo do futebol, pretendendo incentivar o espírito de equipa e a união do setor. O evento com a assinatura da Garrafeira Soares vai realizar-se no Estádio Algarve, em Loulé/Faro, reunir mais de 3 mil profissionais, entre os quais enólogos, produtores, bartenders e brandbuilders, mais de 500 marcas, das quais se destacam as maiores referências mundiais do vinho e das espirituosas, e pretende ditar aquelas que serão as tendências da mixologia para os próximos anos.
Aquele que é considerado o maior evento de bebidas dedicado ao mercado do trade, reúne os maiores nomes do setor, em provas exclusivas, masterclasses e workshops. Daniel Niepoort, António Maçanita ou Luís Duarte são alguns dos oradores que vão marcar presença neste clássico, que junta parceiros, municípios e os grandes players do turismo do Algarve, a maior porta de entrada de estrangeiros do país e um local estratégico para produtores que pretendem levar os seus néctares além-fronteiras.
“O Algarve Trade Experience tem vindo a conquistar um impacto inigualável no setor, ao nível nacional, e é um momento estratégico para potenciar novas ideias, novos negócios, novos contactos. Jogamos na mesma Equipa e a vitória do setor é o nosso prémio”, salienta Rita Soares, CEO da Garrafeira Soares, acrescentando que pretendem que “produtores, parceiros e turismo sintam a nossa energia e nos vejam como uma verdadeira equipa. Estamos juntos para enaltecer o que de bom se faz em Portugal no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas e como bem recebem os nossos hotéis e restaurantes!”
Nesta festa futebolística, na qual o apito final vai ditar o caminho a seguir pelo setor, está garantida animação, música e muitas surpresas, como a apresentação de novos produtos daquelas que são as maiores marcas de bebidas do país.
Como também tem vindo a ser habitual, o Algarve Trade Experience é itinerante, e nas últimas edições tem percorrido espaços icónicos do Algarve, locais que de alguma forma inspiram a fazer mais e melhor pela região. Este ano, o Estádio Algarve assinala 20 anos desde o primeiro jogo, no Euro 2004, e casa na perfeição com o tema escolhido pelo evento que tenciona também educar para o movimento, para a importância da prática desportiva e do espírito de equipa, valores essenciais para uma vida equilibrada e para empresas sólidas e saudáveis.
A 10ª edição do Algarve Trade Experience tem um período específico para a entrada de público que pretenda conhecer as novas modas e contactar de perto com os grandes nomes do setor do vinho e das bebidas espirituosas. Este momento está agendado para as 18h00 dos dois dias do evento, 26 e 27 de fevereiro e o bilhete que terá o custo de 25 euros por dia, já pode ser adquirido nas lojas FNAC ou WORTEN. 50% do valor angariado com o preço destes bilhetes vai reverter para duas instituições algarvias de desporto especial.
Programa
Segunda-feira, 26 fevereiro
Masterclasses
10h00 – Pernord Ricard | “Jameson Black Barrel Touched by Fire with Thomas O’Donnell” com Thomas O’Donnel, da Jameson International Brand Ambassador
11h00 – MONIN | “The Drop of Change – Discover the ocean of creativity on No/Low”, com Stephane Moesle, da Beverage Innovation Director
12h00 – DIAGEO | Don Julio “Paloma Atelier”, com o Brand Ambassador Honório Oliveira, Jorge Raiado da Salmarim, produtor premiado e defensor da Produção Tradicional de Sal, e Nélson de Matos, vencedor do World Class Portugal
Provas Especiais
10h00 – Niepoort | “Vinhos Importantes para a Niepoort”, com Daniel Niepoort
11h00 – Bacalhôa | “Prova Vertical Quinta da Bacalhôa” com o Vasco Penha Garcia, coordenador de Enologia do Grupo Bacalhôa, e Filipa Tomaz da Costa, diretora de Enologia na Grupo Bacalhôa
12h00 – Malhadinha | “Malhadinha Nova Alentejo Extremo Norte / Extremo Sul” com João Soares, Paulo Soares, Luís Duarte e Nuno Gonzalez
Terça-feira, 27 fevereiro
Masterclasses
10h00 – Rémy Martin | “Rémy Martin Cognac Fine Champagne”, com Miguel Lapa, da LOUIS XIII Portugal Brand Ambassador
11h00 – Grey Goose | “Vem conhecer O Mundo Ultra Premium de Grey Goose”, com Joe Mccanta, Global Head of Brand Experience da Grey Goose
12h00 – Empor Spirits | “The Macallan”, com Ricardo Melo, Brand Manager
Provas Especiais
10h00 – Cartuxa | “O Clássico do Alentejo” com o enólogo Pedro Baptista
11h00 – Anselmo Mendes | “Uma viagem pelo Parcela Única” com o engenheiro Anselmo Mendes
12h00 – António Maçanita | “As Ilhas Portuguesas” com António Maçanita.
Foto: DR.
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Viana do Castelo: Concurso público internacional para Novo Mercado Municipal e envolvente avança por 13,399 ME
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O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, o projeto, abertura de procedimento de concurso público internacional, autorização da despesa, aprovação das peças e aprovação de júri para a empreitada “Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente” por um valor de 13,399 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio agora aprovado para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
O projeto de execução refere que um mercado implica uma forte articulação entre o processo de gestão e o projeto de intervenção de arquitetura, tendo por base os seguintes princípios: existência de condições adequadas para o aprovisionamento dos operadores, devidamente sectorizado, nomeadamente quanto ao controlo higiossanitário e de variação de temperaturas; existência de condições de estacionamento para clientes, condição essencial para que se possa considerar válida uma área de influência superior a 400 metros de distância; condições para tratamento e acondicionamento de resíduos, nomeadamente os respeitantes a produtos de origem animal; desenvolvimento orgânico do espaço de mercado tradicional num único piso e em relação direta com a sua envolvente; organização sectorizada do mix comercial; introdução de atividades complementares que contribuam para a viabilidade comercial do equipamento no seu todo, nomeadamente com aquelas que tragam novos públicos; integração em edifício com arquitetura relevante e em bom estado de conservação, criação de uma imagem comum que identifique o mercado como um todo enquanto espaço moderno de distribuição agroalimentar; compromisso entre a gestão do mercado e os operadores, participando na dinâmica do mercado.
Recorde-se que o Mercado Municipal que existia no centro da cidade foi demolido em 2022, levando à transferência do mercado para uma instalação provisória na Avenida Capitão Gaspar de Castro.
O projeto do novo mercado está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
Imagem: CMVC.
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Valença avança com reabilitação e ampliação do Centro de Saúde
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A Câmara Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público para a empreitada de “Reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença”, na última reunião do Executivo Municipal.
2 milhões e 700 mil euros é o preço base do concurso, num investimento a lançar pela Câmara Municipal de Valença, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra contempla a requalificação do edifício existente, datado de 1991, e a construção de um novo bloco, a poente, com 2 pisos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta é uma obra urgente, prioritária e muito desejada por todos os valencianos e pretende criar todas as condições para uma resposta de serviços de saúde primários e de especialidades mais rica e qualificada em Valença”.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que estão a ser criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
A saúde é uma das linhas de atuação prioritárias da Câmara Municipal de Valença que tudo tem feito junto da ULSAM e da tutela, pela melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados pelo Centro de Saúde de Valença, à população valenciana.
Recorde-se que, ao dia de hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil e juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.
Foto: CMV.
Atualidade
Estudo sobre o tubarão-azul sublinha a importância da proteção e da preservação dos canhões submarinos
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Estudo revela padrões de comportamento do tubarão-azul e o impacto do ruído de barcos na espécie. Crucial na manutenção da estabilidade e da saúde dos ecossistemas marinhos, o tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial. Classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 2019, em Portugal é frequentemente vítima da frota do palangre de superfície, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte.
Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente colocaram sistemas de câmaras remotas com isco ao largo da costa do Parque Natural da Arrábida para observar e caracterizar padrões de comportamento de tubarão-azul (Prionace glauca), e o efeito do ruído de embarcações em termos de alterações comportamentais. Um estudo realizado no âmbito da tese de Doutoramento da investigadora Noélia Ríos, inserida no projeto INFORBIOMARES, acabado de publicar na revista Marine Ecology Progress Series.
Bastante sensíveis, estas espécies são muito difíceis de observar e estudar, sobretudo no que diz respeito ao seu comportamento em meio natural. As câmaras colocadas pelos investigadores conseguiram registar os comportamentos de 79 tubarões, revelando padrões distintos entre juvenis e adultos consoante a estação do ano e a distância à costa.
A investigação revelou que tubarões juvenis foram avistados mais frequentemente em águas menos profundas e durante a primavera, o que coincide com a época de reprodução da espécie, reforçando, assim, a enorme importância da área ao largo do Parque Natural da Arrábida, na zona do canhão de Lisboa, como potencial zona de berçário para o tubarão-azul. Estas observações levam os investigadores a defender a necessidade de olhar para os canhões submarinos como zonas a proteger e preservar.
O estudo revelou também que, na presença de ruído de embarcações, os tubarões-azuis alteraram alguns padrões comportamentais, sugerindo que pode existir um efeito oculto do ruído sobre a eficiência na procura e captura de alimento, abrindo caminho a mais estudos dedicados que confirmem essa hipótese.
Os tubarões desempenham um papel crucial na manutenção da estabilidade e saúde dos ecossistemas marinhos. A pesca comercial excessiva destas espécies, com pesca dirigida ou acessória, exerce uma enorme pressão nas populações de tubarões a nível global, provocando desequilíbrios ecológicos com repercussões em todo o ecossistema.
O tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial, e em 2019 foi classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN. Em Portugal, é a espécie de tubarão mais capturada pela frota do palangre de superfície, uma pesca realizada com linhas e anzóis, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte, mas que frequentemente captura tubarões, atraídos pelo isco.
Foto: Frederico Almada.
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