Connect with us

Atualidade

AHETA e Universidade Aberta assinam protocolo

Publicado

on

A AHETA- Associação De Hotéis e Empreendimentos Turísticos e a Universidade Aberta, assinam, no próximo dia 29 de setembro, às 14h30, um protocolo de colaboração.

Este protocolo pretende, essencialmente, aproximar a Universidade às empresas associadas da AHETA, permitindo, assim, que as mesmas possam prosseguir um plano formativo e superior para os seus colaboradores e dirigentes.

No âmbito da cerimónia, terá lugar uma Comunicação sob o tema ‘A Hotelaria e a Sustentabilidade – o cumprimento das ODS, um requisito global’, por Sandra Caeiro e João Simão.

O programa do evento é o seguinte:

Imagem: AHETA.

Atualidade

Barcelos: José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira para quatro noites/concertos memoráveis na Festa das Cruzes

Religião, tradição e animação com Victor Rodrigues e Jorge Loureiro a fazerem as honras da casa

Publicado

on

A Festa das Cruzes está de volta. “E que festa!”, afirma o Município. No arranque das grandes romarias minhotas, Barcelos “prima por apresentar um cartaz de luxo, a prometer grandes enchentes na cidade e sobretudo na Frente Ribeirinha, no palco das Cruzes, espaço privilegiado” para receber os concertos de José Cid e seus convidados, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira. Na animação, além dos concertos destes grandes nomes da música portuguesa, haverá, ainda, espaço para os populares cantores barcelenses: Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, no palco Barcelos e para o programa “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas. 

Na apresentação do programa, o presidente da Câmara assegurou que “a edição 2023 da Festa das Cruzes tem todos os condimentos para ser um sucesso popular. A Religião, a Tradição e a Animação unem os principais momentos das festividades, tecendo uma programação diversificada, cujas atividades procuram agradar ao maior número de pessoas possível”, disse. Antes, já a vereadora da Cultura tinha enumerado o programa, cujas atividades incidem na religiosidade, etnografia, folclore, cultura, lazer e animação.

Religiosidade – Missa Solene, Procissão e Tapetes de Pétalas

No plano religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, às 16h30, na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria. 

Da parte da manhã, no feriado 3 de maio, há lugar para a celebração, pelas 11h30, da Missa Solene no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Antes, logo no primeiro dia da festividade, sexta-feira, 28 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Florais Naturais, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. Destaque, também, para a inauguração dos Tapetes de Flores do Caminho de Santiago, patente no Largo Dr. José Novais, no dia 29, sábado, pelas 15h00.

Tradição – Bandas Filarmónicas, Desfile Etnográfico, Batalha das Flores, Sessões de Pirotecnia

A grande novidade da edição deste ano é a realização do Desfile Etnográfico pelos Grupos de Folclore de Barcelos, que avança, pelas 16 horas, no dia 29 de abril, na Avenida da Liberdade. Nesse mesmo dia, acontece também a primeira sessão dos Fogos das Cruzes, mais concretamente o Fogo de Artifício da Ponte dos Peregrinos de Santiago, com as margens do rio Cávado iluminadas com milhares de “lumes vivos”.

Na noite seguinte, domingo, pelas zero horas, volta a haver nova sessão de fogo: o piromusical da Festa das Cruzes, no Largo da Porta Nova.

E chegados ao 1º de maio, feriado, Dia do Trabalhador, às 11 horas, é tempo para o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, que vão atuar no coreto do Jardim Velho.

Na terça-feira, 2 de maio, outra novidade na programação da Festa: Recriação da Passagem da Rainha Santa Isabel por Barcelos, pelas 18 horas, no Centro Histórico da Cidade. O dia termina com mais uma sessão de pirotecnia – Fogo de Santiago, na Frente Ribeirinha.

No feriado de 3 de maio, tal como já foi sublinhado, é o dia da Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, mas, dessa manifestação, há também o concerto de encerramento das festividades pelo Coral Magistrói acompanhado por Orquestra, seguindo-se a última sessão de pirotecnia, com a sessão de Fogo Preso Tradicional de Romaria.

Animação – Concertos Musicais, Feira Popular, “Bamos às Cruzes”

Barcelos vai ter uma Festa das Cruzes recheada de excelentes concertos repartidos pelo palco Cruzes na Frente Ribeirinha e pelo palco Barcelos, na Avenida da Liberdade.

Logo no 1º dia, sexta-feira, 28 de abril, pelas 22 horas, o palco Barcelos recebe o Tributo a Chico Buarque: “Quem te viu e quem te vê”. No dia seguinte, sábado, 29 de abril, também no palco Barcelos, pelas 19h30, atua o artista barcelense, Jorge Loureiro, sendo que nessa noite o grande destaque vai para a música de José Cid, e seus convidados, num concerto que avança pelas 21h45, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha. 

O programa de domingo abre com a Banda de Música da Ponte, no Coreto do Jardim Velho, prossegue com o Festival Luso-galaico, no palco Barcelos, pelas 15h00, e termina em grande com a presença de Pedro Abrunhosa, no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, a partir das 21h45.

No feriado 1º de maio, durante toda a manhã, Barcelos vai dominar as audiências do programa “Aqui Portugal” da RTP, e também da TV Galiza, que farão uma emissão especial sobre Barcelos e a sua grande Festa. Entretanto, também durante a manhã, decorre o concerto de Bandas Filarmónicas, em que participam a Banda Musical de Oliveira e a Banda de Música de Tangil, no coreto do Jardim Velho.

À noite, mais um concerto memorável e imperdível. A Frente Ribeirinha vai ser pequena para acolher os milhares de pessoas que irão assistir ao concerto de Diogo Piçarra. Ponto de encontro, palco Cruzes, 21h45.

Na terça-feira, 2 de maio, em termos musicais há mais dois grandes momentos: no palco Barcelos, o popular Victor Rodrigues toca e canta a partir das 19h30, e no fecho da noite, doze anos depois, Tony Carreira volta a Barcelos para delírio dos milhares dos seus fãs. O concerto acontece no palco Cruzes, na Frente Ribeirinha, e tem início às 21h45.

Além destes momentos musicais, haverá também, durante todo o período das festividades, a programação do “Bamos às Cruzes”, na Alameda das Barrocas.

Quanto à Feira Popular, continua a assentar arrais no Campo da Feira, havendo, uma vez mais, espaço para o parque de diversões e para a praça da alimentação. No parque da cidade, vai decorrer a habitual feira automóvel e de máquinas agrícolas.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia dedica semana à sustentabilidade ambiental

Publicado

on

O Município de Anadia dedicou uma semana à sustentabilidade ambiental, entre 20 e 25 de março, com a iniciativa “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, promovendo várias iniciativas, desde plantação de árvores, até uma recolha de lixo em todo o concelho que envolveu cerca de 500 voluntários.

A semana começou com a plantação de árvores (cerejeiras, carvalhos e tílias) por todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, bem como pelas Juntas de Freguesia.

Numa operação inédita no concelho, decorreu, no passado sábado, por todo o Município de Anadia, uma ação de recolha diferenciada de lixo, envolvendo cerca de 500 voluntários de associações locais, tendo sido recolhidos cerca de 1.200 quilos de lixo, a qual culminou no Vale Santo, em Anadia.

Para celebrar o dia da árvore, a Abimota – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas ofereceu ao Município 50 árvores, entre pinheiros mansos e espécies ribeirinhas, as quais foram plantadas por colaboradores daquela associação, no Parque Urbano de Anadia.

Paralelamente, foram ainda desenvolvidas atividades para sensibilizar a comunidade para a necessidade de preservar e promover a conservação dos recursos naturais, bem como ações de informação e sensibilização sobre gestão de combustível e uso do fogo. Pretendeu-se, desta forma, alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar.

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, faz um balanço “muito positivo” desta semana de atividades, considerando que “o Município deu mais um passo importante para a sustentabilidade do meio ambiente, contribuindo para uma Anadia mais limpa e mais verde”, acrescentando ainda que “estas ações pretenderam, por outro lado, sensibilizar a população para a proteção da natureza, reduzindo assim a pegada ecológica no concelho”.

Lino Pintado deixa um agradecimento público a todo os voluntários, juntas de freguesias, associações, escolas, bombeiros voluntários e GNR que participaram e colaboraram com o Município nesta grande jornada ambiental, assim como à Abimota pela oferta das árvores.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Jornadas de Biotecnologia debatem inteligência artificial e ética na ciência

A decorrer de 29 a 30 de março, na Escola Superior de Biotecnologia da Católica

Publicado

on

As Jornadas de Biotecnologia, organizadas por estudantes e antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto vai decorrer já nos dias 29 e 30 de março. Um encontro anual que procura estabelecer um elo de ligação entre os atuais estudantes e os futuros engenheiros e profissionais das diferentes áreas de estudo ligadas à biotecnologia. Está confirmada a presença de organizações como a iLof, a Craftable Software, a Farfetch, a PeekMed, a FC Porto, a Tec4Med, a Amyris, a TECMAFOODS: Insect based feed & food Lda, entre outras.

“Dietas sustentáveis em Jovens Casais Portugueses: Jantar Proteínas Alternativas”; “Saboreamos com o cérebro, não com a língua”; “O hospital do futuro”; “Projetos Extracurriculares”; “Algas… o alimento do futuro?”; “Genética médica”; “Hacking – Segurança em Sistemas de Saúde”; “Comunicação em Ciência: ‘Make science understandable’” e “A importância da IA em Data Science” serão os temas das palestras. O evento, que terá lugar na Escola Superior de Biotecnologia, irá decorrer ao longo de dois dias, em formato de congresso científico e contará com oradores de renome nacional e internacional nas áreas da Biotecnologia, Microbiologia, Ciências da Nutrição, Engenharias Alimentar, Biomédica e do Ambiente.

O objetivo é promover a familiarização com o mundo da Biotecnologia e a realidade industrial e empresarial, mas também promover um maior contacto e conhecimento das mais recentes descobertas tecnológicas e científicas, através da realização de palestras, speed dating, workshops e uma mesa redonda sobre ética na ciência. Os participantes vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas e interagir com representantes de organizações como as mencionadas no primeiro parágrafo.

As Jornadas de Biotecnologia, que se realizam entre 29 e 30 de março, vão contar com a presença de Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa, que atua no interesse do Centro Regional do Porto; Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia; Leonor Pinto, Presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Nutrição – ANEN; Sara Pereira, Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica – ANNEB; André Mimoso, Presidente da Associação de Estudantes  da Escola Superior de Biotecnologia e ainda com Simone Sá, Presidente das Jornadas de Biotecnologia 2023.

Imagem: UCP.

Continuar a ler

Mais lidas