Atualidade
“À Conversa com Mulheres que nos Inspiram” assinala Dia Internacional da Mulher
Sessão organizada pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação

Hoje, entre as 15h00 e as 16h30, a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) organizam a sessão online “À Conversa com Mulheres que nos Inspiram”, para assinalar o Dia Internacional da Mulher 2022.
É uma oportunidade muito especial para conhecer, na primeira pessoa, perspetivas e vivências de mulheres, com experiências profissionais em diversas áreas, inspiradoras no caminho conjunto para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Para assistir a esta sessão, basta aceder ao Canal de YouTube do INR, em https://www.youtube.com/channel/UCi3LoEA2ctRXap4htx6uVsw.
Programa:
15h00 | Abertura
15h05 | Mesa Redonda – À Conversa com Mulheres que nos Inspiram
Moderadora – Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência
Conheça as oradoras:
Ana Sofia Martins – Autora do blog JustGo by Sofia, onde promove as boas práticas no turismo acessível, procura, dessa forma, contribuir na construção de um “Mundo para Todos”. Pelo facto de se deslocar numa cadeira de rodas, as viagens são, para a Sofia, desafios e provas de superação, sendo que, ao mesmo tempo, procura despertar consciências para a questão das acessibilidades e influenciar para que mais locais se tornem acessíveis. Ao viajar, procura desafiar o mundo e os seus preconceitos e mostrar que ele é de todos e para todos. Por ter que gastar mais dinheiro para conseguir viajar e o não poder ir a alguns destinos pouco acessíveis, fizeram com que criasse o JustGo, com o objetivo de partilhar as suas experiências pelo mundo e ajudar outras pessoas a fazê-lo também.
Carla Oliveira, licenciada em Educação Social e mestre em Ciências da Educação. É técnica administrativa do Departamento de Ação Social da Secção de Desporto Adaptado do FC Porto. Participa, regularmente, em atividades de sensibilização em torno das questões sobre a deficiência e a sua relação com o desporto adaptado.
Atleta Paralímpica na modalidade de Boccia, participou nas duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos: Rio 2016 e Tóquio 2020.
Marta Paço – atleta de Para Surfing do Surf Clube de Viana, tenho conquistado a sua primeira medalha cerca de dois anos após ter começado a praticar a modalidade, com apenas 13 anos. Foi a medalha de bronze no ISA World Adaptive Surfing Championship na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia, em 2018. Além de ter sido a atleta mais jovem a competir neste evento mundial, conquistou o maior título alcançado, na altura e até ao momento, por Portugal, nesta modalidade. Sagrou-se a primeira campeã europeia de surf adaptado no Campeonato Europeu de Surf Adaptado em AS VI Ladies, em Viana do Castelo, em 2019. Em 2019, 2020 e 2021, foi Embaixadora da Semana Europeia do Desporto #BEACTIVE. Sagrou-se campeã do Mundo, com a Equipa Nacional da Federação Portuguesa de Surf, no ISA World Para Surfing Championship 2021, Pismo Beach, na Califórnia.
Sara Dias – Tem 33 anos e é natural Tondela, Viseu. Atualmente, exerce funções como médica de saúde pública, autoridade de saúde e vogal do conselho clínico e de saúde do agrupamento de centros de saúde Dão Lafões. Frequenta o Doutoramento em saúde pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, tendo realizado o mestrado em saúde pública na mesma instituição, em 2017, e o mestrado integrado em medicina, na faculdade de medicina da universidade de Coimbra, em 2012.
Sara Rocha – ativista e cofundadora e Presidente da Associação Portuguesa Voz do Autista. Delegada voluntária da ONU Mulheres do Reino Unido. Gestora de dados na Escola de Medicina Clínica na Universidade de Cambridge. Gestora de Infodemics pela Organização Mundial de Saúde.
Sofia Mirpuri – atriz e produtora nascida em Lisboa. É licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, e fez a sua formação como atriz em Nova Iorque, onde viveu durante 3 anos. De regresso a Portugal, Sofia tornou-se numa voz ativa na luta pela implementação de cada vez mais e melhores ferramentas de inclusão de pessoas com défice auditivo (grupo no qual se insere), seja na sua área profissional – o cinema e a cultura – seja na vida em sociedade no geral. Em 2020, com o início da pandemia, lançou o projeto Listen To My Lips – máscaras semitransparentes que permitem a visualização dos lábios, tornando a comunicação mais acessível a todos aqueles que necessitam de fazer leitura labial. Em 2021, venceu o prémio “Inclusão no Cinema” pela sua luta por um cinema mais inclusivo, através da representatividade e da colocação de legendagem acessível em todos os filmes.
16h15 | Espaço para questões
16h30 | Encerramento.
Imagem: INR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca