Connect with us

Atualidade

Anadia palco dos jogos ANDDI 2022

Publicado

on

O Município de Anadia vai acolher os 3º Jogos de Portugal ANDDI 2002, entre os dias 13 e 15 de maio. O evento é organizado pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, com o apoio do Município de Anadia e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia, juntando atletas nacionais portadores de deficiência mental/incapacidade intelectual.  

A organização espera a participação de cerca de 600 participantes, em representação de 60 instituições do Minho ao Algarve e ilhas da Madeira e Açores. A APPACDM de Anadia estará presente com cerca de 30 atletas.

Ao longo de três dias os participantes irão competir em 16 modalidades, nomeadamente, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Judo, Remo Indoor, Ténis de Mesa, Futebol 7, Orientação, ParaHóquei, Aquáticas, Futsal, Boccia Di, Equitação, Polybat e Badminton & Squash. As provas irão decorrer em vários espaços desportivos do concelho, designadamente no Complexo Desportivo de Anadia, Pavilhão da Escola Secundária de Anadia, Picadeiro da APPACDM, Parque Urbano de Anadia, Pavilhão Desportivo de Ancas, Pavilhão de Desportos de Anadia, Piscinas Municipais de Anadia, Pavilhão Desportivo de Sangalhos e Centro de Alto Rendimento de Anadia.

Na sessão de apresentação do evento, que decorreu, na passada quarta-feira, 4 de maio, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, sublinhou o “enorme orgulho” do Município em acolher este evento desportivo nacional.

Considerou, também, que a realização deste evento em Anadia “é um reconhecimento à APPACDM pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver, ao longos dos anos, no que respeita ao desporto adaptado, com alguns dos seus atletas, a conquistarem grandes triunfos, de que muito nos orgulhamos”.

Jorge Sampaio realçou, ainda, que o CAR de Anadia tem sido palco de vários estágios de preparação de equipas e seleções aos jogos paralímpicos, bem como da realização de competições oficiais.

O vice-presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para anunciar que com esta iniciativa “queremos iniciar uma nova fase do desporto em Anadia. Queremos um desporto para todos, com igualdade de géneros, de grande oferta desportiva, mas acima de tudo, um desporto educativo, ou seja, um desporto que forme desportistas, mas que também tenha a capacidade de formar treinadores, dirigentes, árbitros e, acima de tudo, um desporto que saiba formar adeptos do desporto”. “Urge formar adeptos do desporto. É importante que as pessoas saibam ver desporto. Saibam ter fair-play. Este será um dos nossos desígnios para este mandato”, afirmou.

O presidente do Comité Organizador da ANDDI-Portugal, José Costa Pereira, referiu que se trata de “um enorme evento multidesportivo”, salientando que “nunca desistimos da sua organização e continuamos a apostar neste grandioso evento que se pretende cada vez mais inclusivo”. Acredita que voltará a ser “um momento muito especial” na história da ANDDI.

Aquele responsável deu, ainda, a conhecer o lema dos Jogos: “Resiliência, Diversidade e Jogos Inclusivos”, explicando que algumas das modalidades, envolverão a população local e a comunidade. Na sua opinião, estão reunidas todas as condições para que os Jogos de Anadia “sejam um êxito”.

A presidente da Direção da APPACDM de Anadia, Madalena Cerveira, destacou “o grande orgulho” da Instituição em participar neste projeto desportivo, dizendo que “os nossos atletas estão ansiosos para participar nas provas”, afirmando mesmo que “andam muitos entusiasmados”.

“Os nossos atletas vivem com grande intensidade estes momentos desportivos. Para nós é muito confortante vermos essa felicidade. O que para nós pode ser pouco, para eles tem um grande significado e relevância” adiantou ainda.

Na sua intervenção, Madalena Cerveira destacou ainda o apoio que o Município de Anadia tem dado à Instituição e aos atletas.

Foto: CMA.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas