Connect with us

Atualidade

Anadia na final do Concurso Intermunicipal de Leitura

Publicado

on

Pedro Leitão, do Centro Escolar de Sangalhos (1º CEB), Joana Magalhães e Íris Silva, do Colégio Salesianos de Mogofores (2º e 3º CEB, respetivamente) e Constança Seabra, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção (Secundário) vão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar, no próximo dia 23 de abril, pelas 10h00, no Cine-Teatro de Estarreja.

Os participantes irão prestar provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino, designadamente “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink (1º CEB), “A música dos ossos”, de David Almond (2º CEB), “A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge (3º CEB) e “Almoço de domingo”, de José Luís Peixoto (Secundário).

O júri da fase final do CIL é composto por três elementos, nomeadamente, a Consultora de Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades da Casa Civil do Presidente da República, Maria João Ruela; o escritor Pedro Chagas Freitas; e o contador de livros e de histórias, Ivo Prata. A classificação da prestação dos concorrentes irá ter em conta um conjunto de critérios de avaliação. No que respeita à prova de leitura: expressividade, inteligibilidade, entoação e regras de pontuação. Relativamente à prova de compreensão o júri terá em conta a adequação temática, a fluência, a correção linguística e o vocabulário. Os vencedores terão direito a um prémio pecuniário. Todos os alunos e escolas concorrentes receberão um Certificado de Participação.

Recorde-se que os finalistas foram apurados na Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura, que decorreu, no passado dia 18 de fevereiro, no Cineteatro Anadia, na qual participaram 19 alunos.

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.

Foto: CMA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas