Connect with us

Atualidade

Barcelos une-se em vigília pela paz na Ucrânia

Armazém de recolha de bens em Tamel S. Veríssimo

Publicado

on

Igreja, autarquia e organizações da sociedade civil mobilizaram centenas de pessoas para as vigílias pela paz na Ucrânia, que decorreram no passado fim de semana, em Barcelos.

A primeira manifestação de solidariedade com o povo ucraniano aconteceu na passada sexta-feira, quando dezenas de pessoas responderam ao apelo da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz. A iniciativa teve momentos de oração e foi presidida pelo Prior de Barcelos, Abílio Cardoso, membros da Comunidade Ucraniana e representantes da Autarquia de Barcelos, entre os quais o vereador da Ação Social, pelouro que está a coordenar o Plano de Ajuda ao povo e refugiados ucranianos.

Vereadores da CM de Barcelos presentes na vigília (Foto: CA)

Já no sábado, a concentração aconteceu junto à Igreja Matriz e contou com a presença do Padre ortodoxo Vasyl Bundzyak (presidente da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-ucraniano). Os barcelenses compareceram em grande número, ostentando cartazes com as cores da Ucrânia e apelos à paz.

O momento de solidariedade contou com uma largada de balões simbolizando a esperança de que a guerra possa terminar rapidamente.

Plano Municipal de apoio aos refugiados da Ucrânia

Logo que eclodiu a guerra na Ucrânia, a Câmara de Barcelos criou um Plano Municipal de Apoio aos refugiados, antecipando algumas das respostas aos problemas e necessidades que se venham a colocar a quem chegue ao território barcelense.

Para a concretização desse plano, foi constituída uma equipa liderada pelo Pelouro da Ação Social, cuja missão é implementar e coordenar as operações.

O Plano contempla diversas vertentes, entre as quais a receção, o acolhimento e a integração de refugiados, efetuando a coordenação a nível municipal das disponibilidades comunicadas no sentido da concretização dos objetivos estabelecidos.

A intenção é procurar, entre outros, assegurar residência temporária, alimentação, serviços de saúde, emprego, educação, vestuário e medicamentos.

Além daqueles objetivos, o Município coordenará a receção das ajudas, quer sejam bens alimentares ou de outro tipo, a serem enviados às populações da Ucrânia, em articulação com os canais institucionais nacionais.

Estas fases serão implementadas em articulação com as inúmeras instituições barcelenses da rede social e particulares.

Armazém em Tamel S. Veríssimo para recolha de bens

Entretanto, no âmbito do Plano Municipal de Apoio aos Refugiados da Ucrânia, a autarquia de Barcelos providenciou um armazém de apoio à receção das ajudas/bens. O armazém está localizado na Zona Industrial de Tamel S. Veríssimo, Pavilhão 12, Setor 1 (Coordenadas de GPS: 41º33’09.40”N / 8º35’11.37”O). O pavilhão está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados, das 9h00 às 13h00.

Para qualquer contacto ou informação adicional utilize os seguintes contactos: e-mail: barcelosucrania@cm-barcelos.pt / telemóvel: 914 761 037.

Fotos: CMB/CA.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas