Connect with us

Atualidade

Metropolitana de Lisboa leva “Copland | Ravel | Franck” a Lisboa e Setúbal

Publicado

on

Quando foi anunciado, em 1992, o projeto da Metropolitana surpreendeu pela ambição. Entre muitos objetivos (e soluções criativas para os alcançar), propunha-se implementar um modelo educativo absolutamente inovador, capaz de preencher o vazio existente, à época, na formação especializada de músicos de orquestra.

A ideia passava por dedicar parte do tempo dos extraordinários músicos que se juntaram na constituição inicial da orquestra profissional – estrangeiros, na sua maior parte – à transmissão do que sabiam a uma nova geração de músicos nacionais. Nascia, assim também, a Academia Nacional Superior de Orquestra, e, com ela, a Orquestra Académica Metropolitana.

Passados 30 anos, e cerca de 400 licenciados, foram convidados alguns deles para tocar à frente da orquestra que os ajudou a crescer. A suíte Quiet City, de Copland, aponta foco para João Moreira e Sara Dias. A exuberância de Tzigane, de Ravel, transfigura o violino de Vítor Vieira. A terminar, a orquestra interpreta uma obra estreada em 1889 numa outra grande escola, o Conservatório de Paris. É a Sinfonia em Ré Menor, de César Franck.

Assim, a Orquestra Académica Metropolitana leva “Copland | Ravel | Franck” aos palcos do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, hoje, pelas 21h00, e ao Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, amanhã, 28 de janeiro, pelas 21h00.

Atuarão João Moreira, no trompete, Sara Dias no corne inglês, Vítor Vieira no violino, com Jean-Marc Burfin e/ou Alunos da Licenciatura em Música da ANSO maestro.

Imagem: OML.

Atualidade

Barcelos: Sérgio Godinho dá concerto na Avenida da Liberdade

Integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Publicado

on

Sérgio Godinho & Os Assessores vão estar em Barcelos no próximo sábado à noite para a realização de um concerto na Avenida da Liberdade. A iniciativa, que acontece no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que o Município de Barcelos está a promover ao longo de todo o ano, está integrada no Festival Cantautor e promete animar musicalmente a cidade, a partir das 22 horas.

“LIBERDADE25”

Sérgio Godinho reservou para 2024 a estreia de “LIBERDADE25”, a celebração de uma carreira que se confunde com a história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios.

Não é a primeira vez que Sérgio recorre à canção “Liberdade” para dar mote aos seus espetáculos. Precisamente há uma década percorreu os palcos nacionais com uma produção com o mesmo título que inclusive deu origem a um álbum ao vivo homónimo.

A passagem de meio século sobre a revolução dos cravos justifica uma nova visita ao seu repertório mais engajado e que, em 2024, continua a justificar a exponenciação da palavra “LIBERDADE” e agora, também de “25”, como o dia maior da sua expressão, tal como Sophia imortalizou em “Esta é a madrugada que eu esperava”. Mas se a canção composta para o álbum “À Queima-Roupa” é o elemento aglutinador, o percurso proposto ao público passará em revista a rica discografia constituída por 20 álbuns em estúdio e de 10 registos ao vivo, sem esquecer um olhar atento à “liberdade” que outros anunciaram e a que Sérgio se propõe dar voz. Isso e um renovado olhar com a cumplicidade de “Os Assessores”, também por temas que o tempo não fez esquecer, mas afastou do palco.

Francisco Louçã dá conferência em Barcelos

Também integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, na próxima quarta-feira, 22 de maio, pelas 21h30, no Auditório dos Paços do Concelho, realiza-se a Conferência “A Revolução que fez Portugal e a que faz o futuro”, por Francisco Louçã, com moderação de José Maria Cardoso.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos dinamiza caminhadas nos meses de verão

Inscrições abertas para a primeira caminhada

Publicado

on

O Município de Barcelos vai promover nos meses de maio e julho duas caminhadas/corridas e uma descida do rio Cávado em kayak. A iniciativa visa celebrar o verão e constitui um desafio aos munícipes para que incluam a prática de exercício físico nas suas rotinas.

O percurso das caminhadas está desenhado para percorrer algumas das freguesias do concelho, dando a conhecer trilhos e paisagens fantásticas, de uma forma saudável e divertida.

A primeira caminhada/corrida circular “Monte da Franqueira” acontece já no próximo dia 26 de maio, com início às 8h30, um percurso sinalizado e com cerca de 12km de dificuldade média. A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 21 de maio através do link: https://forms.gle/eQvVesLzHdEEiYTz8. O ponto de encontro é na Igreja de Carvalhal, às 8h15. Para mais informações, contacte: desporto@cm-barcelos.pt.

Entretanto, já pode assinalar na sua agenda os dias 7 e 20 de julho: no dia 7 de julho, realiza-se a corrida/caminhada circular pelo Monte do Facho e, no dia 20 de julho, a descida do rio Cávado em kayak, de Areias de Vilar até Barcelos. Atempadamente, serão abertas as inscrições para estas duas últimas iniciativas.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Valença: Festival “Sabores da Raia” volta a Friestas

Publicado

on

O Festival Gastronómico “Sabores da Raia”, convida a descobrir a riqueza dos vinhos e gastronomia desta região transfronteiriça, no fim de semana de 18 e 19 de maio, na freguesia de Friestas, em Valença.

Os vinhos verdes, brancos, tintos e espumantes, o célebre Anho no Forno, os Calhos, os pratos de bacalhau, o polvo à galega e no pote, a famosa telha de fumeiros e queijos e tantos petiscos tradicionais fazem as honras da oferta de um verdadeiro festival gastronómica da raia luso-galaica, de Valença e Tui.

Esta é uma oportunidade única para saborear uma gastronomia raiana que aqui se encontra e “mistura” e proporciona pratos singulares, com séculos de tradição.

Os sabores das freguesias ribeirinhas do rio Minho, de Valença e Tui, vão marcar encontro, neste festival, em 15 stands, numa carpa que será montada na avenida de São Mamede, em frente à Junta de Freguesia. Nos dois dias, as tasquinhas abrem às 10h00 e a área de restauração às 12h00.

Para além da oferta gastronómica o evento contará, durante estes dois dias, com um amplo programa de animação com a atuação de Grupo de Bombos e Zés Pereiras Santiago de Boivão, Charanga “Os Imperiais Taboexa”, cantor Zé Barbosa, Grupo Costa Rica, Dj Pedro Pagodes, Charanga “A Tu Ritmo”, Grupo 6tás9 e Grupo Jazz Band 23.

No âmbito deste festival vai decorrer, também, o 2º Passeio de Clássicos “Sabores da Raia”, com um passeio das máquinas clássicas por Friestas e freguesias vizinhas, no dia 18 de maio. Os interessados em participar podem, ainda, fazer a sua inscrição online em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf96LR0gP4l2vsOHYY7S2eJTQEO-O1p-XNJTo68z-EQzDq3nQ/viewform?pli=1

A organização do evento é da Junta de Freguesia de Friestas, com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial da região e a colaboração do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas.

Foto: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas