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Barcelos: Cinco dias de festa nas “Cruzes” deste ano
The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia, Calema e Mini Cruzes (este ano há programação dedicada às crianças)

Apresentado no passado dia 10 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o programa da Festa das Cruzes, edição de 2025, volta a ter um cartaz de excelência, combinando a fé religiosa com a animação e a tradição. Nos concertos, nomes como The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e os Calema, prometem arrastar multidões à Frente Ribeirinha; o mesmo se perspetiva na manifestação religiosa – Procissão da Invenção da Santa Cruz – e no dia da Batalha das Flores. Aliás, essa é a expetativa do Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes. Após a exibição do vídeo promocional das Cruzes 2025, o autarca de Barcelos, mostrou-se convicto de que “vamos viver uma grande jornada, repleta de iniciativas pensadas para agradar ao mais diversificado conjunto de pessoas, abarcando a fé religiosa, as manifestações culturais, os programas de animação, o convívio, os fogos pirotécnicos, os concertos, o folclore, o artesanato e a arte popular”.
Aproveitando a oportunidade, o edil apresentou alguns dados económicos e turísticos de um estudo elaborado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, cujos números “impressionam pela sua enorme grandeza”. Relativamente ao ano passado, “num ano em que as condições climatéricas nem sequer foram muito favoráveis” o estudo indica que no período da Festa, cada visitante tenha realizado uma despesa média de 61 euros, o que significa que o impacto económico direto na cidade de Barcelos tenha sido entre 22 milhões de euros e 67 milhões de euros, conforme as estimativas de visitantes: 22 milhões de euros, se for considerada a estimativa mais baixa – 364 mil pessoas; 67 milhões de euros, se for considerada a estimativa de mais de 1 milhão de visitantes.
Mário Constantino Lopes fez ainda questão de sublinhar o facto de esta ser a 1.ª Festa das Cruzes, após ter sido materializada a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, considerando que essa “distinção é muito relevante para a Cidade e para o nosso Concelho, pois destaca a importância de que se reveste a nossa maior Festa, enquanto reflexo da nossa identidade e da sua profundidade histórica e relação com a comunidade”.
O Presidente fez questão, também, de “agradecer não só à equipa que preparou com sucesso essa candidatura, mas também aos nossos trabalhadores municipais que, ano após ano, vestem a camisola das nossas raízes e trabalham incansavelmente para que a Festa das Cruzes sejam um sucesso. Sem as equipas operacionais de organização do terrado, de limpeza e higiene e de apoio logístico, não seria possível realizarmos uma Festa com a grandiosidade que tem a nossa romaria – a primeira grande romaria minhota”, vincou.

A apresentação oficial da Festa das Cruzes mereceu também intervenções da Vereadora da Cultura, Elisa Braga, do Presidente da EMEC, Jorge Cruz, do Prior de Barcelos, Manuel da Rocha, e do Provedor da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, Pedro Ferreira.
Para Elisa Braga, “a Festa das Cruzes é uma grande manifestação da identidade do nosso território e das nossas gentes, e tem uma dinâmica de reafirmação dos momentos tradicionais que lhe estão associados, como são bons exemplos a Procissão da Invenção da Santa Cruz, os Arcos de Romaria, os Tapetes de Flores, a Batalha das Flores, o folclore de Rua, entre muitos outros”. Nesse sentido, o “programa da festa tenta sempre apresentar novas dinâmicas e momentos, privilegiando os gostos dos diversos públicos que a Festa atrai”. Elisa Braga mostrou-se convicta de que aliando novos elementos à programação mais tradicional, isso não só contribuirá para a defesa e salvaguarda das tradições, alavancando o artesanato e outros produtos tradicionais de Barcelos, como configurará ainda maior importância turística à Festa das Cruzes. “Queremos que a Festa das Cruzes continue a ser mobilizadora de grandes fluxos de visitantes e a ser um dos eventos mais conceituados nacionalmente, como na vizinha Espanha”, disse a vereadora da Cultura.
Mini Cruzes – este ano há espetáculos dedicados às crianças
Uma das grandes novidades das festividades deste ano, é a introdução no programa das designadas Mini Cruzes que vai proporcionar às crianças e ao público mais juvenil, dois momentos muito especiais no palco Barcelos: no dia 1 de maio, um espetáculo de Magia, e no dia 4, um concerto com a Nina Toc Toc.
Arraiais com fogos de artifício e concertos prometem enchentes e noites memoráveis
Os Concertos dos The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Calema e as cinco sessões de fogo de artifício previstas para as noites da Festa das Cruzes prometem uma enorme afluência de público à cidade de Barcelos, concretamente à Frente Ribeirinha. No palco Barcelos vão atuar Jorge Loureiro e os Sons do Minho. No que respeita às sessões de pirotecnia estão previstos: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago e dos 700 Anos da Ponte Medieval; Fogo de Artifício nas margens do Cávado com lumes vivos; no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional de Romaria.
Mas a programação das Cruzes vai muito mais além do que as sessões pirotécnicas e os concertos. O programa inclui Bandas no Coreto, Programa da RTP – Especial Batalha das Flores, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com destaque para a Recriação Histórica “São Cristóvão, o Protetor dos Peregrinos”; Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.
Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais, Batalha das Flores
Numa simbiose entre a religião, a tradição, a etnografia e a animação, o cartaz da Festa das Cruzes mantém todos os números de programação que fazem desta festividade única e extraordinária. Desde logo, o cariz religioso fica bem vincado pela comunhão das 89 paróquias que compõem a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, feriado municipal. Mas antes, a 30 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, outro ex-líbris das Cruzes e os Arcos de Romaria que vão ladear o Campo da Feira.
Muito participada e motivo de afluência de dezenas de milhares de visitantes, a Batalha das Flores realiza-se no feriado 1.º de maio. Este ano, a Batalha das Flores será subordinada ao tema Festa das Cruzes, Património Imaterial Português, que, de resto, será também tema na Iluminação e nos Fogos.
Organização da Festa envolve Município, EMEC, Paróquia e Real Irmandade
A Festa das Cruzes resulta de uma organização em que colaboram o Município, a EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura, a Paróquia de Santa Maria Maior, e a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz.
Segundo o Provedor da Real Irmandade, Pedro Ferreira, a realização dos Tapetes de Pétalas tem este ano uma dificuldade acrescida para conseguir colher as flores. “Os poucos dias que separam as celebrações, e tendo pelo meio o 25 de Abril causa-nos alguma incerteza sobre que flores haverá disponíveis e em condições de frescura naqueles dias para a execução dos tapetes”. Todavia, o Provedor mostrou-se convicto de que estando previsto para o tapete central um desenho “mais complexo”, o resultado será, como habitualmente, excelente. Pedro Ferreira adiantou também que “este ano o andor vai voltar a integrar os cantos de prata que tinham sido roubados à Confraria, cada um com cerca de 2,5 kg de metal”, salientando ainda que este ano decidiram criar algo que fosse associado à Festa das Cruzes: “quisemos inovar e por essa razão haverá no exterior do Templo um espaço onde as pessoas poderão adquirir algo que poderá ser uma marca distintiva para a Festa das Cruzes”, disse.
Por seu lado, o Prior, Manuel da Rocha, referiu que do ponto de vista religioso, a festa decorrerá sensivelmente nos mesmos moldes dos anos anteriores. Todavia, a Festa terá Missa própria, após autorização pedida a D. José Cordeiro. O Pároco lembrou que este ano se celebra o Jubileu da Esperança, e revelou que ele mesmo está a tentar junto de alguns grupos folclóricos que se envolvam na recuperação de “uma tradição quase perdida, os romeiros do Senhor da Cruz”. O sacerdote explicou que esta tradição consiste em grupos de folclore a interpretar “cantares de oração” junto ao Templo do Senhor da Cruz. “Os romeiros do Senhor da Cruz são uma tradição que tem de ser preservada”, sustentou.
Da parte do Presidente da EMEC, Jorge Cruz, ficou a garantia de que “a EMEC irá colaborar de uma forma assertiva, assumindo as suas responsabilidades, assente na prossecução do contrato-programa estabelecido para o efeito, nomeadamente a responsável pela organização da Batalha das Flores, da colocação dos Arcos de Romaria, dos lumes-vivos ao longo das margens do rio e ainda da organização do terrado da Feira Popular e dos serviços de vigilância e limpeza do certame.
Foto e imagem: CMB.
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Tim encerra “Concertos de Primavera” em Anadia

Tim, vocalista da banda Xutos & Pontapés, encerra na próxima sexta-feira, 9 de maio, pelas 21h00, no Cineteatro Anadia, a edição 2025 dos “Concertos de Primavera”. O espetáculo encontra-se praticamente esgotado, restando apenas oito lugares, dos quais quatro para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas.
“Canta-me Historias” é um concerto em formato intimista, permitindo uma maior proximidade e interação com o público, que terá a oportunidade de ouvir muitos dos grandes sucessos da carreira do artista, desde os Xutos Pontapés à Resistência, passando pelos “Rio Grande” ou “Cabeças no Ar”, sem esqueçer os temas dos seus trabalhos a solo.
À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o concerto será acústico, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. O artista tem, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável.
Os bilhetes têm um custo de 15,00€ (1ª plateia), 12,50€ (2ª plateia) e 10,00€ (lugares para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas). Poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia, Posto de Turismo da Curia e online – BOL (www.bol.pt), na Fnac, Worten e noutros postos BOL.
Imagem: DR.
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Viana do Castelo acolhe etapa do Campeonato Ibérico de Windsurf
Prova tem a coorganização do FeelViana Sport Hotel, unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos

O FeelViana Sport Hotel volta a estar associado a uma prova de grande relevo do panorama dos desportos náuticos. A cidade de Viana do Castelo, mais concretamente a Praia do Cabedelo, assistirá a uma etapa do Campeonato Ibérico de Windsurf, entre os dias 26 e 29 de junho, na categoria Slalom.
Esta importante competição, que tem como organizadores o FeelViana Sport Hotel, a APWind, First Aid, Wind 4 All, Clube de Vela de Sagres, Clube de Vela de Viana do Castelo, a Federação Portuguesa de Vela e a Real Federação Espanhola de Vela, conta reunir no Cabedelo 40 a 60 dos melhores velejadores ibéricos para uma prova que se aguarda emocionante, face às condições naturais de que o Litoral do Alto Minho e o Campo de Regatas de Viana do Castelo gozam para a prática dos desportos náuticos. Esta será a última etapa do circuito, depois das provas agendadas para Ciudad Real e Sagres, a terem lugar em maio e meados de junho, respetivamente. As etapas portuguesas realizam-se, assim, nos dois extremos do País e em duas zonas «abençoadas» pelo vento e com tradição na prática de desportos náuticos.
O renovado Centro Náutico do FeelViana Sport Center, a maior estrutura do género no País, servirá de centro logístico de apoio à prova e o hotel, situado entre o pinhal e praia, albergará atletas e convidados.
O evento conta, também, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Câmara Municipal de Vila do Bispo, bem como do Ayuntamento de Ciudad Real.
Sobre o FeelViana Sport Hotel
Entre o pinhal e o areal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, emerge o FeelViana Sport Hotel, a primeira unidade hoteleira temática dedicada aos desportos náuticos e de aventura. Perfeitamente enquadrado na paisagem, o hotel é simultaneamente glamoroso e funcional, com várias valências, proporcionando estadias relaxantes para os amantes do wellness e do turismo ativo e de aventura. O complexo dispõe de 55 quartos, de quatro tipologias diferentes: standard, suites, suites juniores e bungalows. Todos com a beleza funcional das coisas simples, uma decoração minimalista e áreas muito generosas, e vistas para o pinhal ou para o mar. SPA, piscinas exterior e interior (com banho turco e jacuzzi) e um centro náutico (o maior do País) são outras das valências do hotel.
Foto: DR.
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Barcelos vai ter um novo Pavilhão Multiusos

Será um equipamento de referência destinado a acolher eventos desportivos, congressos e grandes assembleias, exposições e feiras, espetáculos de entretenimento, concertos musicais e outros eventos públicos e culturais, em recinto coberto. O estudo prévio relativo à Construção do Pavilhão Multiusos foi aprovado ontem, em reunião de Câmara, tendo o Executivo municipal dado luz verde para que seja lançado o concurso de conceção/construção deste novo equipamento.
Localizado nos terrenos contíguos ao Campo de Treinos/Estádio Cidade Barcelos, o novo Pavilhão Multiusos tem um custo estimado de 12,7 milhões de euros. Depois de estar concluído o processo de concurso público da empreitada, o prazo de execução da obra é de 24 meses. A área de intervenção, incluindo espaços exteriores, abrange 27 000 m2.
Segundo a nota justificativa do estudo prévio, “a construção deste equipamento visa dar resposta às necessidades identificadas a nível regional, implementando-se numa localização com fácil acesso a diversos meios de transporte, vias de comunicação, bem como uma forte proximidade ao centro da cidade”.
Objetivos e caracterização geral da obra
O equipamento proposto destina-se a acolher atividades que requerem espaços fechados de grandes dimensões, sendo determinante o controlo das condições interiores nomeadamente acústicas, e grande versatilidade no uso dos espaços em qualquer um dos cenários previstos, área de palco e áreas de apoio ao público. Trata-se de um equipamento de interesse público, utilização coletiva e multifuncional, com capacidade de dar resposta à cidade e a uma região alargada. No âmbito deste projeto, foram conjeturados múltiplos cenários de utilização, propondo diversos layouts correspondentes às diferentes solicitações, para acolhimento de eventos de diversas escalas, promotores e naturezas, tais como: espetáculos de música e entretenimento; dinamização de congressos e eventos corporativos; eventos de caráter político, religioso e cultural; montagem de feiras com stands modulares.
Localizado nos terrenos contíguos ao Campo de Treinos e Estádio Cidade de Barcelos, o complexo do Multiusos de engloba um parque de estacionamento exterior com capacidade para cerca de 180 lugares de veículos ligeiros, acessos de automóveis e autocarro, percursos de ligação ao atual complexo desportivo, e a praça exterior sobrelevada onde será localizado o pavilhão multiusos com uma área de cerca de 7 500 m2 de área de implantação. Sob a plataforma da praça exterior, estão ainda previstos lugares para veículos pesados de suporte a eventos, autocarros, e veículos de socorro.
Multiusos terá uma nave com 3 pisos
O novo Pavilhão Multiusos desenvolve-se numa nave principal com três pisos e um pé direito mínimo de 13m úteis, capaz de acolher uma grande diversidade de eventos. No nível inferior, localizam-se o plano de eventos, bem como a totalidade dos espaços complementares e suporte para a realização de espetáculos.
O espaço será dotado de um piso que possibilite o acolhimento de diferentes eventos em pisos adaptados para o efeito.
Com capacidade para acolher mais de 3 500 pessoas, o recinto pode receber um palco com uma área de montagem de 13x17m, ao lado das áreas de apoio designadamente camarins. A estrutura estará dimensionada e equipada para suspensão de equipamento e cargas adicionais num truss metálico suspenso no teto.
Ao nível da galeria localizada no piso 3, ficarão localizados os camarotes corporativos e no lado oposto localizam-se as áreas destinadas à comunicação social equipadas com mesas de jornalista rebatíveis.
No topo sul, e beneficiando de sobre-elevação da laje localiza-se uma área de restaurante/bar para o público, podendo incorporar uma área de esplanada exterior com vista privilegiada para o estádio e campos de treino, e possibilidade de funcionamento autónomo, em dias sem eventos.
Imagem: CMB.
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