Atualidade
Município de Barcelos celebra Dia Nacional do Peregrino
O Município de Barcelos assinala, nos dias 12 e 13 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino, tendo para o efeito programado um conjunto de iniciativas alusivas ao Caminho Português de Santiago.
No dia 12, às 17h00, é apresentado o projeto “Ecos do Caminho” pela Banda Musical de Oliveira, ação que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, pelas 21h00, a Casa da Azenha acolhe a apresentação do livro “Eu não me sinto peregrino. A essência do Caminho de Santiago acabou?”, de Marcelo Ramalho. A participação é livre, mas carece de inscrição obrigatória através do e-mail cultura@cm-barcelos.pt.
No dia 13 – Dia Nacional do Peregrino – está prevista uma peregrinação coletiva do Caminho Português de Santiago Central (Porto e Norte), que integra diversas atividades: às 8h00, ponto de encontro no Mosteiro de Vairão (Vila do Conde) com paragem no Parque do Peregrino em Macieira de Rates, pelas 12h15. Às 14h00, realiza-se a palestra “Sentir o Caminho”, no restaurante Pedra Furada. Pelas 16h30, no Paço dos Condes, tem lugar a recriação ao vivo da lenda do Galo de Barcelos, pelo grupo de teatro “Amigos do Pato”. A programação termina com a inauguração, às 17h30, da exposição de fotografia “Barcelos no Caminho de Santiago”, pelo Albergue Cidade de Barcelos, no Espaço Cultura.
A iniciativa inclui, ainda, refeições durante o percurso e transporte de volta ao ponto de partida. A participação nas atividades é obrigatória, mas carece de inscrições até ao dia 7 de outubro, através do link: https://forms.gle/chctzCbny2Jr6QW39.
O Dia Nacional do Peregrino é uma data comemorativa da República Portuguesa, instituída pela Assembleia da República em 2014, para comemorar o Dia do Peregrino a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.
Imagem: CMB.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Detido por posse de arma proibida
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.
Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.
O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.
Foto: PSP.
Atualidade
Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.
No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.
“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.
Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.
“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca