Atualidade
Arte e tradição transformam Proença-a-Nova em santuário selvagem de xisto
Até 10 de agosto, Proença-a-Nova recebe a residência artística do francês Erik Samakh, uma iniciativa da responsabilidade da ADXTUR, parceira do Projeto Entre Serras – Europa Criativa
As Aldeias do Xisto têm sido palco de diversas intervenções artísticas que partem das condições únicas da região para criar uma simbiose perfeita entre arte, tradição e natureza. Até dia 10 de agosto, Cunqueiros, em Proença-a-Nova, acolhe a residência artística do francês Erik Samakh, integrada no Projeto Entre Serras – Europa Criativa, do qual a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto é parceira.
Com o objetivo de sensibilizar para a proteção da biodiversidade e de conservar determinados espaços selvagens através do envolvimento da comunidade local, Erik Samakh, juntamente com habitantes e outros artistas da região convidados, leva a cabo esta original ação que espelha a sociedade contemporânea, destacando as oportunidades e os desafios associados à relação entre o rural e o urbano.
A iniciativa promove a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e das tradições locais, com vista à construção de um futuro mais sustentável, englobando várias iniciativas, de entre as quais a instalação da obra “Pedras (Stones)”, um observatório de aves construído em pedras de xisto, no lugar de Carvalhoso. É aqui que, no dia 3 de agosto, decorre um convívio, pelas 15h00, onde vai ser apresentado o projeto e se convida os cunqueirenses a colocar a sua pedra na obra. A Tuna da Faculdade de Farmácia de Lisboa e um dueto de acordeonistas asseguram a animação musical.
Fazem, ainda, parte desta residência um workshop de construção, em pedra seca de xisto, com a população local, e momentos de convívio em torno da caça, pesca e agricultura.
Promovida pela ADXTUR, em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, o Ecomuseu da Floresta e o Município de Proença-a-Nova, esta residência artística reforça o compromisso destas entidades na promoção de práticas sustentáveis, fortalecendo laços comunitários através de uma abordagem artística inovadora.
Projeto Entre Serras – Europa Criativa
O Projeto Entre Serras – Europa Criativa, que decorre sobre o tema “Habitar e mover-se em territórios de montanha”, junta parceiros de Portugal, Espanha e França, para questionar a relação entre o olhar e a vivência da paisagem. É liderado pelo Instituto Politécnico Técnico de Lisboa, através do Museu da Paisagem. Juntam-se as Aldeias do Xisto, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Câmara Municipal de Castelo Branco, através da Fábrica da Criatividade. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains, nos Alpes de Haute Provence, através do CAIRN – Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza, da Maison Alexandra David-Neel e do Musée Gassendi, e a École Supérieure d’Art d’Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres, através do Centro de Vias Pecuárias.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Extensão da rede de saneamento em Vilar do Monte e Fornelos
Investimento de 750 mil euros
São mais duas empreitadas, vão custar 750 mil euros, fazem parte do Plano de Investimentos da empresa Águas de Barcelos, e vão permitir ampliar significativamente a cobertura da rede de saneamento nas freguesias de Vilar do Monte e Fornelos.
Presente no auto de consignação, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, vincou que “estas empreitadas, e as que se seguirão, vão permitir recuperar o atraso de mais de 13 anos em que não se executou um único metro de rede de saneamento ou de abastecimento de água”. O Presidente da Câmara sublinhou que “o avançar destas obras significa o cumprir de um dos nossos grandes objetivos: recuperar o tempo perdido e dotar, o mais rapidamente possível, o nosso concelho de condições de salubridade, das quais o saneamento é parte fundamental. Para atingirmos esses objetivos, contamos com a colaboração e o trabalho da empresa concessionária cujo trabalho já é visível no terreno.
Satisfeito com o arranque dos trabalhos, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Tamel St. ª Leocádia e Vilar do Monte, Manuel Martins, disse que “esta obra vem responder aos anseios da população e beneficiar dezenas de pessoas que esperavam pelo serviço de saneamento há muitos e muitos anos”.
Já para o Diretor-Geral da concessionária Águas de Barcelos, Hilário Seara, este “é mais um passo no compromisso de melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais do concelho”, vincando que se trata de um “investimento que reflete a dedicação contínua em proporcionar um serviço de excelência à população”.
Relativamente às obras que agora arrancam em Vilar do Monte, trata-se da execução de uma nova obra de saneamento, a qual permitirá colocar em funcionamento 6 km de rede e aumentar exponencialmente a cobertura de saneamento, num investimento que beneficiará diretamente cerca de 470 habitantes, assegurando uma melhoria substancial nas condições ambientais locais.
Na freguesia de Fornelos, o foco do projeto é a construção de uma estação elevatória de saneamento, que, após a sua entrada em funcionamento, vai potenciar a utilização de uma rede de 6 mil metros que, apesar de estar feita há cerca de 15 anos, só agora passará cumprir a sua finalidade. Este investimento proporcionará acesso ao serviço de saneamento a aproximadamente 420 habitantes.
Segundo a Câmara Municipal e a empresa Águas de Barcelos, estes investimentos demonstram o empenho no desenvolvimento das infraestruturas do concelho, apostando em projetos que não só aumentam a cobertura de saneamento, mas também promovem a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população.
Este avanço representa mais um marco na estratégia de expansão e melhoria da rede de abastecimento e saneamento, com o objetivo de assegurar que cada vez mais habitantes de Barcelos tenham acesso a um sistema de saneamento eficiente e moderno.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: Seis detidos por roubo
No dia 31 de outubro, na Praça da Liberdade, na cidade do Porto, pelas 02h15, polícias do efetivo das Equipas de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, procederam à detenção de quatro homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos, residentes em diferentes concelhos do distrito do Porto.
Estas detenções ocorreram por momentos antes da hora referenciada, na Rua da Madeira, os suspeitos em comunhão de esforços, abordaram um homem de 28 anos, apontando uma arma branca à vítima e ameaçando-o com ofensas à integridade física, exigiram-lhe todos os seus pertences, conseguindo roubar e apoderarem-se de um telemóvel e 100 euros.
Esta ocorrência é transmitida via 112 e verificada através das Câmaras de Videovigilância da cidade do Porto, o que permitiu um acompanhamento permanente do percurso de fuga dos suspeitos e a alocação dos meios policiais para a sua interceção.
Foi possível recuperar todos os bens roubados e devolver ao seu legítimo proprietário.
Foi, ainda, possível apreender na posse dos suspeitos a arma utilizada no crime, uma faca borboleta (cuja simples posse é proibida), assim como cerca de 200 doses de produto estupefaciente (Cocaína, Haxixe e Ecstasy).
Os detidos recolheram às salas de detenção da PSP e foram presentes junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Três detidos por posse de arma proibida e tráfico de estupefaciente
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 29 de outubro, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de três homens, com idades entre os 32 e os 42 anos, por serem suspeitos da prática dos crimes de Posse de Arma Proibida e Tráfico de Estupefaciente.
Pelas 11h20, foi detido um homem de 38 anos, pela posse de arma proibida, nomeadamente uma faca com 24 cm de comprimento, sendo 12,5cm de lâmina. Após diligências, veio-se apurar que sobre o mesmo estava pendente um Mandado de Detenção e Condução a Tribunal;
Pelas 18h00, foram detidos dois homens, 32 e 42 anos, pela prática do crime de tráfico de produto estupefaciente, tendo-lhes sido apreendidas: 216,78 doses de Haxixe; 76 doses de Ecstasy; 2,4 doses de Cocaína; 74,14 gr de Liamba; 1 balança de precisão; e 1 canivete com resíduos.
As três detenções foram efetuadas no âmbito do policiamento especialmente implementado para a freguesia de Santa Maria Maior, com o objetivo de dissuadir atividades ilícitas e a transmitir sentimento de segurança aos cidadãos.
Todos os arguidos foram transportados para as salas de detenção do COMETLIS. Após serem ouvidos em 1º interrogatório, foi aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação