Atualidade
Feira da Vinha e do Vinho de Anadia inaugurada
A Feira da Vinha e do Vinho abriu portas, esta quarta-feira. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e promete muita animação e alegria. A primeira noite contou com a atuação d’ Os Quatro e Meia que atraíram, ao Vale Santo, em Anadia, milhares de pessoas.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou os 20 anos do certame e o papel que tem desempenhado na promoção do setor vitivinícola, da economia e da cultura locais.
Aproveitando a presença do Ministro da Agricultura, a autarca anadiense reiterou a sua preocupação, relativamente ao traçado da Linha de Alta Velocidade “que, apesar de ser de interesse nacional, vem destruir uma grande mancha vinícola do concelho, prejudicando todo o setor e o próprio enoturismo”, acrescentando que “esta situação está a causar uma grande apreensão, junto dos produtores do concelho e da região”.
Maria Teresa Cardoso apelou ao responsável da pasta da Agricultura para que “tenha um olhar mais atento sobre este projeto, nomeadamente no concelho de Anadia e que tenha como preocupação os prejuízos que advirão de tal investimento”. “É necessário dar um outro tipo de resposta a este setor”, afirmou ainda.
A edil anadiense alertou ainda para a necessidade de “colocar em marcha” o Centro de Investigação de Espumantes, uma vez que “ainda não se encontra no terreno”, considerando que o projeto deve ganhar “consistência e capacitação”. “Queremos que este projeto de investigação seja de interesse nacional e que sirva todas as regiões vinícolas”, acrescentou ainda.
Deixou um agradecimento público a todos os expositores pela sua participação e pelo contributo que dão ao Certame, cujo objetivo é dar a conhecer o que de melhor se faz a nível concelhio e da região.
O presidente do Turismo Centro Portugal, Raúl Almeida, destacou a importância deste tipo de eventos que no seu entender, “dinamizam os territórios e mostram aquilo que de bom cada um tem”. Sublinhou ainda “o papel determinante” que o enoturismo tem tido “na promoção das regiões, cujo potencial é enorme e com grande margem ainda para crescimento”.
O Ministro da Agricultura e das Pescas parabenizou o Município pela realização do certame e a aposta que tem vindo a fazer, em termos de promoção, do sector.
Anunciou que o Governo vai “apostar fortemente” na promoção do vinho, dando ainda a conhecer os vários programas comunitários de apoio ao setor agrícola que, na sua ótica, “devem também ser utilizados para a respetiva dinamização”.
José Manuel Fernandes mostrou-se disponível para regressar a Anadia para “trabalhar” algumas das preocupações do Município e do setor, nomeadamente o Centro de Investigação de Espumantes, “para que avance e tenha uma missão nacional”, assim como analisar o património que “necessita e merece ser recuperado”.
Depois da grande noite dos Quatro e Meia que encheu o anfiteatro do Vale Santo, sobe esta noite ao Palco Anadia Terras de Paixão, o artista Nuno Ribeiro. Amanhã, a banda inglesa The Waterboys e o DJ Padre Guilherme animarão a noite. No sábado é a vez de Rui Veloso subir ao palco. No último dia (entrada gratuita), a animação estará a cargo de Nina Tok Tok (15h00 – Palco Sentir Anadia) e Bárbara Tinoco (22h00).
As entradas no recinto têm um custo diário de 3,00€, à exceção do último dia em que a entrada é gratuita. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50%.
Foto: CMA.
A requalificação do Campo da Flávia, na freguesia da Cumieira, foi oficialmente inaugurada no passado dia 10 de novembro, marcando um momento histórico para o Município de Santa Marta de Penaguião e para a Freguesia da Cumieira.
A cerimónia, que contou com a presença de todo o Executivo Municipal, celebrou a entrega de uma obra há muito aguardada pelos habitantes da freguesia e pelos adeptos do SC da Cumieira.
O novo relvado sintético é fruto de um esforço conjunto entre o clube e o município penaguiense, que investiu 145.000 euros na melhoria da infraestrutura e que permitiu disponibilizar ao SC Cumieira melhores condições para a prática desportiva. Para a intervenção foram ainda considerados os apoios da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Vila Real e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A inauguração foi acompanhada com entusiasmo por uma moldura humana que assistiu à estreia dos Seniores do SC Cumieira no novo piso, num jogo contra o FC Fontelas.
O SC Cumieira saiu vitorioso, vencendo por 3 a 0. Pedro Pereira (que marcou 2 golos) foi o autor do primeiro golo da história do novo relvado sintético do Campo da Flávia, cabendo a Pedro Matos a autoria do outro golo dos cumieirenses.
“O Município de Santa Marta de Penaguião felicita o SC Cumieira pela conquista e deseja os maiores sucessos a toda a direção, jogadores e técnicos, que tanto engrandecem o desporto do nosso Concelho”, sublinha em nota.
Foto: CMSMP.
Atualidade
Barcelos promove fim de semana gastronómico do Arroz Pica no Chão
Vão ser três dias de pecado da Gula: provar, comer e “chorar por mais”. Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, que decorre entre os dias 15 e 17 de novembro, em 32 restaurantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e visa dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.
Esta iniciativa está inserida no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, sendo que o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão já vai para a sua décima sexta edição. Este evento integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta, no concelho de Barcelos.
Participam nesta edição os seguintes restaurantes: Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Santa Eulália), Casa Eduardo (Milhazes), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Restaurante Atina (Várzea), Restaurante Messias (Galegos S. Martinho), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha do Cândido (Rio Côvo Santa Eulália), Tasquinha O Telheiro (Viatodos) e Vera Cruz (Barcelos).
Iniciativa integra visita a quintas produtoras de vinho verde
Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 16, entre as 14h00 e as 18h30, a Rota do Vinho e da Vinha. Esta ação visa a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, e inclui visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nas unidades locais: a Quinta de Argemil, na freguesia de Perelhal, e a Agribar Wines, na freguesia de Gamil.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos: Canil e gatil triplica capacidade para 94 celas
Obras da segunda fase já arrancaram
Arrancaram, na semana passada, as obras da empreitada da 2ª fase da construção do Canil e do Gatil Municipal. Os trabalhos de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, em Gamil, Barcelos, terão um custo aproximado de 634 mil euros e o prazo para a conclusão da obra é de 365 dias.
Esta empreitada, inscrita no Plano Plurianual de Investimentos, no âmbito do Bem-Estar e Saúde Animal – Canil e Gatil, contempla a ampliação do edifício com a construção de mais duas naves com 54 celas para cães e 12 celas para gatos. Ao todo, o equipamento ficará dotado de 92 celas. A empreitada contempla também a construção de armazém de rações, sala de arrumos, sala polivalente e sala de congelação.
Segundo a memória descritiva do projeto, o processo de construção do equipamento desenvolve-se de forma tradicional, a que se juntam estruturas metálicas (laterais e coberturas). A estrutura base/plataforma é executada em betão armado, tijolo cerâmico, com acabamento em reboco fino e pintado.
Nos acessos e passeios, será usada terra natural/vegetal do local, com pavimento drenante e guias pré-fabricadas. Serão garantidos espaços arborizados entre as construções.
Recorde-se que a primeira fase do CROA foi inaugurada em novembro do ano passado. O CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos está localizado na rua dos Lavadouros, em Gamil, Barcelos.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos ago
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos ago
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos ago
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos ago
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos ago
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos ago
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos ago
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos ago
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação