Connect with us

Atualidade

Vila Franca de Xira: Apreensão de 539,3 Kg de amêijoa

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 21 de março, cerca das 16h50, união de freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, após tomar conhecimento de uma transação de bivalves (ameijoa japónica) recolhida de forma ilícita no Rio Tejo, veio a identificar quatro homens, com idades entre os 24 e 52 anos, os quais estavam a carregar sacos com ameijoa para uma viatura com caixa frigorífica.

A PSP verificou que a amêijoa em causa, ainda viva, acondicionada em vinte e quatro sacos, com um peso total de cerca de 540 kg.

Esta quantidade de bivalve fora apanhada de forma ilegal no Rio Tejo, pelo que, foi apreendida e restituída ao seu habitat natural, vindo a ser elaborado o respetivo Auto de Notícia por Contraordenação, cuja amplitude da coima é de 600 Euros a 37.000 Euros.

Esta intervenção, bem como outras desta natureza recentemente levadas a cabo, decorre de um incremento de ações de patrulhamento e vigilância nas zonas ribeirinhas que visam combater este tipo de ilícitos.

Foto: PSP.

Atualidade

Presidente da Câmara de Anadia acompanha visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Visita ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores

Publicado

on

No âmbito da comemoração do Dia da Segurança Social, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, acompanhou a visita que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho, realizou, no passado dia 8 de maio, ao Centro Social Maria Auxiliadora de Mogofores, na União de Freguesias de Arcos e Mogofores.

No seguimento da visita, teve lugar a inauguração das obras de requalificação da Creche do Centro Social, financiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, a que se seguiu ainda uma visita às obras de construção do edifício que irá acolher os serviços da nova valência de ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos (Lar) do Centro Social de Mogofores.

Na ocasião, Maria Teresa Cardoso, em traços muito gerais, deu a conhecer a realidade do concelho, no que respeita ao trabalho que tem sido desenvolvido pelas Instituições de Solidariedade Social, tendo dado ainda conta das preocupações e dificuldades por que estão a passar neste momento.

A autarca alertou a Ministra Maria do Rosário Ramalho para a necessidade da revisão dos acordos de comparticipação existentes com a Segurança Social, nas diferentes valências, por forma a que as Instituições possam ultrapassar os problemas com que se debatem.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde debatem eficiência na gestão de recursos para a vinha

Publicado

on

Esta sexta-feira e sábado, Viana do Castelo é palco dos XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica.

Na sessão de abertura do seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que estes Encontros Vínicos reúnem quatro elementos fundamentais, nomeadamente a vinha, a produção do vinho, a sabedoria da academia e a administração regional. “A viticultura tem de ser analisada do ponto de vista holístico, gerando atividade, trabalho, paisagem, concretizando experiências marcantes e impulsionando o turismo”, referiu o autarca, assumindo que um dos grandes desafios passa pela competitividade e diferenciação dentro do setor.

O Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, assumiu que “temos de conseguir manter o talento em Portugal, valorizar e qualificar o trabalho dos engenheiros”, realçando que estes Encontros Vínicos “conjugam entidades que pretendem acrescentar valor e fazer crescer um setor de enorme importância e relevância para o país”.

Já o Vice-Presidente da CCDR-Norte, Beraldino Pinto, assumiu que a eficiência na gestão de recursos para a vinha “é muito pertinente, atual e com uma enorme transversalidade”.

Na sua intervenção, o Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, referiu que esta 13ª edição dos Encontros, em 15 anos, vem comprovar que “o vinho mantém uma certa mística, assumindo-se como um misto de arte e saber, ciência e investigação”, considerando que os clientes “cada vez mais querem conhecer e experienciar a realidade, saber como e quem faz o vinho”.

Também a Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Isabel Valín, referiu que estas Encontros têm “acompanhado as alterações, as mudanças e os desafios” do setor e que, dentro desta lógica, o IPVC pretende que os seus estudantes “se aproximem” do setor agrário e da vitivinicultura, considerando que, para que isso aconteça, o setor tem de ser cada vez mais produtivo e sustentável economicamente.

Assim, os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca o seminário desta sexta-feira, uma prova de vinhos, o Jantar de Gala com anúncio dos grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023, curso de prova de vinhos, visitas, entre outros.

O evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Anadia homenageia colaboradores por 25 e 35 anos de serviço

Publicado

on

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia aproveitou o Feriado Municipal, Dia da Ascensão, 09 de maio, para homenagear os seus colaboradores que completaram 25 e 35 anos de serviço. A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, e contou ainda com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, de vereadores do executivo e de presidentes de Junta de Freguesia, assim como de pessoal dirigente e outros funcionários.

Na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, deixou um testemunho de “gratidão”, aos funcionários distinguidos pela sua dedicação ao Município, realçando a importância desta “singela homenagem”.

A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, em nome de todo o executivo, dirigiu uma palavra de reconhecimento e felicitação a todos os homenageados, pelo empenho e profissionalismo que, ao longo de todos estes anos, têm dedicado a esta nobre missão que é o serviço público.

Realçou ainda o facto de todos os funcionários “serem importantes” nas tarefas que desempenham em prol da comunidade anadiense. A todos desejou os maiores sucessos profissionais e pessoais.

Foram 13 os funcionários homenageados nesta singela e simples cerimónia, tendo recebido, cada um, uma medalha, um alfinete de lapela e ainda um certificado, em reconhecimento da sua dedicação e trabalho em prol do Município ao longo de todos estes anos.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas