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Iberanime doa 1000 € a União Zoófila e anuncia mais dois convidados
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Iberanime, o maior evento da cultura pop japonesa em Portugal, anuncia dois convidados: o rapper Shao Dow e produtor de animes Nelson Esteves
No passado sábado, 23 de março, o icónico Bubble Time no Parque das Nações transformou-se num local vibrante da magia cosplay. Estiveram reunidas quase três centenas de cosplayers e fãs de anime, manga e videojogos, num momento de celebração da cultura pop com um cariz solidário.
A MANZ, entidade organizadora do Iberanime, entregou um donativo de 1000 € à representante presente da União Zoófila, mostrando que a paixão pelo cosplay pode, assim, ter um impacto no mundo real para além das paredes das convenções de cultura pop.
Dulce Monteiro, da comunicação da União Zoófila, recebeu o cheque das mãos de Mário Costa, diretor de comunicação do Iberanime, e Quimbé, embaixador do Iberanime.
“Estamos muito felizes por termos recebido este donativo, sabendo, ainda por cima, que fomos escolhidos por toda esta fantástica comunidade de cosplayers. Com o vosso donativo de 1000€ podemos, por exemplo, continuar a tratar os nossos gatinhos seniores doentes oncológicos, cujo tratamento quinzenal custa 110€ para cada um. A Malva, o Pilantra, a Afonsete, a Amada e Samantha agradecem muito”, assinala Dulce Monteiro.
Relembramos que a União Zoófila foi a organização mais referenciada pelos seguidores do Iberanime no Instagram, numa seleção que foi aberta ao público incentivando, assim, à participação do mesmo neste processo de escolha.
Iberanime, o maior evento da cultura pop japonesa em Portugal, anuncia dois convidados: o rapper Shao Dow e produtor de animes Nelson Esteves
Shao Dow é um rapper premiado, autor de manga e ninja nos tempos livres e é a mais recente confirmação para o Iberanime. Conhecido pela sua determinação e tenacidade, características que adquiriu durante o seu estudo de Shaolin Kung Fu na China, Shao Dow ganhou o prémio AIM (Independent Music Awards) de Artista Mais Trabalhador.
Além da música, Shao publicou uma série de livros de manga através da sua empresa, DiY Gang Entertainment. O seu talento e trabalho árduo foram reconhecidos quando foi nomeado para “Melhor Intérprete ao Vivo” nos AIM Independent Music Awards 2022.
Shao Dow é um artista multifacetado, conhecido por fazer rap em inglês e japonês, e por misturar anime, jogos e artes marciais na sua música. Trabalhou com personalidades como Sean Schemmel (a voz de Goku – Dragon Ball Z) e participou no primeiro single do álbum “Asin9ne” de Tech N9ne.
Shao Dow contribuiu, igualmente, para a banda sonora da série animada ∫, em colaboração com Mashed e o Channel 4. A sua música também foi usada no documentário “All or Nothing: Arsenal” da Amazon Prime Video e na celebração do aniversário da sequela do jogo “God of War” pela Sony Santa Monica e pela PlayStation.
Recentemente, Shao Dow criou uma faixa personalizada, “Thunder Roll”, para a atualização da temporada “Mega City” do Fortnite, que foi usada no trailer oficial e é um dos principais temas do lobby do jogo.
Em palco, Shao Dow é inesquecível, combinando lirismo hábil, batidas contagiantes e Kung Fu para criar uma experiência ao vivo única. Já abriu para artistas como Tech N9ne, R.A The Rugged Man, KRS-One, Stormzy, 6LACK, Skepta, entre outros, e atuou em festivais como Reading e Leeds.
Em 2024, Shao Dow embarcará na Genki Dama Tour, a sua primeira digressão no Japão, graças ao apoio dos seus fãs em todo o mundo que contribuíram com mais de £12.000 numa campanha de crowdfunding de 30 dias. E, claro, marcará presença no Iberanime, no sábado, 11 de maio, para um show inesquecível.
Este é a segunda vez que Shao Dow vem ao Iberanime, tendo estado na edição do Porto em 2022. É a primeira vez que atua em Lisboa.
Nelson Esteves é fundador da editora TANUKO, baseada em França, e acaba de anunciar a sua primeira produção: Golgo 13 – The Professional.
Nelson Esteves começa o seu percurso no mundo da animação japonesa nos seus jovens anos, quando ainda vivia em Portugal e descobriu grandes clássicos da animação, mergulhando na cultura através da leitura assídua de uma revista francesa de referência, a Animeland.
Em 2002, muda-se para Paris para viver plenamente a sua paixão, uma vez que a França oferece uma riqueza excecional neste domínio. Alguns anos depois, lança um blog, Jikan Project, que lhe permitiu dar-se a conhecer e criar uma pequena comunidade de mais de 12.000 seguidores e de conhecer grande parte dos atores do mercado.
Em 2017, tem a oportunidade de começar a escrever alguns artigos para a revista Animeland, que tinha marcado os seus primeiros passos neste domínio há 20 anos. Em 2019, é convidado a juntar-se a uma equipa cujo objetivo era criar uma editora. Em 2021, criam oficialmente a sua editora, a TANUKO.
No Iberanime vai estar presente com a conferência Viagem ao mundo da animação japonesa, onde abordará o seu percurso no mercado, a realidade de Portugal e de França no mundo do anime, como fundou a sua editora TANUKO e diversas curiosidades, como, por exemplo, como se compram as licenças ou como se negoceia com o Japão.
Foto: DR.
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Viana do Castelo: Concurso público internacional para Novo Mercado Municipal e envolvente avança por 13,399 ME
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O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, o projeto, abertura de procedimento de concurso público internacional, autorização da despesa, aprovação das peças e aprovação de júri para a empreitada “Novo Mercado Municipal – Edifício e Envolvente” por um valor de 13,399 milhões de euros, mais IVA, com prazo de execução de 720 dias.
Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17 horas do 30º dia a contar da data de envio, para publicação, do anúncio agora aprovado para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.
O projeto de execução refere que um mercado implica uma forte articulação entre o processo de gestão e o projeto de intervenção de arquitetura, tendo por base os seguintes princípios: existência de condições adequadas para o aprovisionamento dos operadores, devidamente sectorizado, nomeadamente quanto ao controlo higiossanitário e de variação de temperaturas; existência de condições de estacionamento para clientes, condição essencial para que se possa considerar válida uma área de influência superior a 400 metros de distância; condições para tratamento e acondicionamento de resíduos, nomeadamente os respeitantes a produtos de origem animal; desenvolvimento orgânico do espaço de mercado tradicional num único piso e em relação direta com a sua envolvente; organização sectorizada do mix comercial; introdução de atividades complementares que contribuam para a viabilidade comercial do equipamento no seu todo, nomeadamente com aquelas que tragam novos públicos; integração em edifício com arquitetura relevante e em bom estado de conservação, criação de uma imagem comum que identifique o mercado como um todo enquanto espaço moderno de distribuição agroalimentar; compromisso entre a gestão do mercado e os operadores, participando na dinâmica do mercado.
Recorde-se que o Mercado Municipal que existia no centro da cidade foi demolido em 2022, levando à transferência do mercado para uma instalação provisória na Avenida Capitão Gaspar de Castro.
O projeto do novo mercado está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.
Imagem: CMVC.
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Valença avança com reabilitação e ampliação do Centro de Saúde
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A Câmara Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público para a empreitada de “Reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença”, na última reunião do Executivo Municipal.
2 milhões e 700 mil euros é o preço base do concurso, num investimento a lançar pela Câmara Municipal de Valença, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra contempla a requalificação do edifício existente, datado de 1991, e a construção de um novo bloco, a poente, com 2 pisos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta é uma obra urgente, prioritária e muito desejada por todos os valencianos e pretende criar todas as condições para uma resposta de serviços de saúde primários e de especialidades mais rica e qualificada em Valença”.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que estão a ser criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
A saúde é uma das linhas de atuação prioritárias da Câmara Municipal de Valença que tudo tem feito junto da ULSAM e da tutela, pela melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados pelo Centro de Saúde de Valença, à população valenciana.
Recorde-se que, ao dia de hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil e juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.
Foto: CMV.
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Estudo sobre o tubarão-azul sublinha a importância da proteção e da preservação dos canhões submarinos
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Estudo revela padrões de comportamento do tubarão-azul e o impacto do ruído de barcos na espécie. Crucial na manutenção da estabilidade e da saúde dos ecossistemas marinhos, o tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial. Classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 2019, em Portugal é frequentemente vítima da frota do palangre de superfície, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte.
Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente colocaram sistemas de câmaras remotas com isco ao largo da costa do Parque Natural da Arrábida para observar e caracterizar padrões de comportamento de tubarão-azul (Prionace glauca), e o efeito do ruído de embarcações em termos de alterações comportamentais. Um estudo realizado no âmbito da tese de Doutoramento da investigadora Noélia Ríos, inserida no projeto INFORBIOMARES, acabado de publicar na revista Marine Ecology Progress Series.
Bastante sensíveis, estas espécies são muito difíceis de observar e estudar, sobretudo no que diz respeito ao seu comportamento em meio natural. As câmaras colocadas pelos investigadores conseguiram registar os comportamentos de 79 tubarões, revelando padrões distintos entre juvenis e adultos consoante a estação do ano e a distância à costa.
A investigação revelou que tubarões juvenis foram avistados mais frequentemente em águas menos profundas e durante a primavera, o que coincide com a época de reprodução da espécie, reforçando, assim, a enorme importância da área ao largo do Parque Natural da Arrábida, na zona do canhão de Lisboa, como potencial zona de berçário para o tubarão-azul. Estas observações levam os investigadores a defender a necessidade de olhar para os canhões submarinos como zonas a proteger e preservar.
O estudo revelou também que, na presença de ruído de embarcações, os tubarões-azuis alteraram alguns padrões comportamentais, sugerindo que pode existir um efeito oculto do ruído sobre a eficiência na procura e captura de alimento, abrindo caminho a mais estudos dedicados que confirmem essa hipótese.
Os tubarões desempenham um papel crucial na manutenção da estabilidade e saúde dos ecossistemas marinhos. A pesca comercial excessiva destas espécies, com pesca dirigida ou acessória, exerce uma enorme pressão nas populações de tubarões a nível global, provocando desequilíbrios ecológicos com repercussões em todo o ecossistema.
O tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial, e em 2019 foi classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN. Em Portugal, é a espécie de tubarão mais capturada pela frota do palangre de superfície, uma pesca realizada com linhas e anzóis, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte, mas que frequentemente captura tubarões, atraídos pelo isco.
Foto: Frederico Almada.
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