Connect with us

Atualidade

Diretor do Departamento de Educação da Autarquia da Maia, CDI e Synopsys entregam Kits “Eletronics for All” a alunos da Escola Secundária da Maia

Iniciativa faz parte do programa Apps for Good que vai distribuir kits a mais de 10 escolas do Distrito do Porto

Publicado

on

Esta quinta-feira, 5 equipas de alunos da Escola Secundária da Maia receberam, das mãos de Júlio Guimarães –  Diretor do Departamento de Educação em representação da Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Maia, João Baracho – Diretor Executivo do CDI Portugal e Célio Albuquerque – Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys – os seus kits de eletrónica que lhes permitirão desenvolver melhor as suas propostas tecnológicas e eletrónicas no programa Apps For Good, na Categoria Eletronics for All.

O programa Apps for Good  (AFG) em Portugal comemora a sua 10ª Edição em  2024 e, para assinalar a ocasião, criou uma nova categoria de competição em conjunto com a Synopsys – a “Eletronics for All”. Este é um programa educativo tecnológico inovador desenvolvido pelo CDI em parceria com o Ministério da Educação, que desafia alunos do 5º ao 12º ano, e professores – de escolas públicas e privadas – para, em equipa, e durante um ano letivo, experienciarem o ciclo de desenvolvimento de um produto e criarem aplicações para smartphone ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem.

Esta nova categoria procura estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da eletrónica, numa altura em que esta indústria está em franco desenvolvimento.  A fim de desafiar estes alunos, o Apps for Good e a Synopsys estão a oferecer a 30 equipas de alunos 30 kits com componentes elétricos e eletrónicos para estes poderem desenvolver melhor as suas propostas tecnológicas e eletrónicas. Nesta categoria, participam equipas de alunos do ensino secundário, – algumas compostas exclusivamente por raparigas, – provenientes de 20 escolas de todo o país.  No total são 24 professores e 105 alunos, de entre os quais, 24 são raparigas. Só no Distrito do Porto existem 12 escolas a concurso, num total de 30 equipas.

Os projetos apresentados visam responder a necessidades reais identificadas pelos alunos no seu contexto escolar e abordam problemáticas como “sistemas de automação para reduzir o consumo de energia nas escolas”, “dispositivos que integram sensores que registam a qualidade do ar, através de aplicações” e até “automóveis elétricos revestidos com painéis solares para aumentar a autonomia do veículo”. Os kits são compostos por uma variedade de 37 sensores e de módulos de base, os entre os quais o Módulo de Som Ativo, o Módulo de Relé 5V, o Módulo de Temperatura e Humidade, que permitirão às equipas desenvolver projetos mais interativos e sensoriais.

Segundo João Baracho, Chief Executive Officer do CDI Portugal, “é extraordinário poder testemunhar o progresso do Apps for Good ao longo dos últimos 10 anos e as oportunidades que tem vindo a proporcionar a tantos alunos em Portugal desde a implementação da primeira solução tecnológica até à criação desta nova categoria do programa, a ‘Eletronics for All’. Esta novidade, em parceria com a Synopsys, surge da nossa maior máxima de querer “ir mais além” e de poder oferecer aos jovens dos dias de hoje ferramentas úteis para o seu futuro, algo que nos caracteriza desde a fundação do CDI e do Apps for Good Portugal”.

Para Célio Albuquerque, Vice-Presidente de Engenharia da Synopsys, “o nosso compromisso para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nos dias de hoje passa por estar na vanguarda na área da tecnologia e da eletrónica, um setor que, atualmente, apresenta um progresso exponencial, e também por contribuir ativamente para o crescimento daqueles que serão o nosso futuro: os jovens. Poder ser parte integrante deste processo e disponibilizar as ferramentas e os métodos necessários para o seu desenvolvimento é um orgulho enorme para nós e significa garantir um “amanhã” informado e consciente”.

A Synopsys, um dos principais parceiros da 10ª Edição do Apps for Good, assume um papel na nova era tecnológica através do fornecimento de soluções avançadas para o design, validação e teste de chips, assim como na garantia da segurança e qualidade do software. Enquanto parceira do programa, a Synopsys irá orientar os alunos do AFG na utilização da eletrónica e na forma como pode ser aproveitada no desenvolvimento das suas soluções tecnológicas.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Junior Tour de Surf: Martim Nunes e Erica Máximo vencem em Viana do Castelo

Publicado

on

Martim Nunes e Erica Máximo conquistaram, este domingo, o triunfo no Projunior Viana do Castelo, segunda etapa do Junior Tour 2024, circuito que define os títulos nacionais Sub-20. Esta foi a segunda vitória em outras tantas etapas para Martim, enquanto Erica estreou-se a vencer na temporada, depois de uma etapa que contou com ondas na casa de 1 metro na praia da Arda, em Viana do Castelo.

O atual bicampeão nacional Pro Junior esteve em grande plano ao longo de todo o evento, conseguindo notas altas nas várias rondas disputadas. Prova disso foram os 15,25 pontos conquistados na ronda 2, que foi o melhor score do evento. Para garantir a vitória, Nunes superou na final Francisco Ordonhas, depois de somar 13,75 pontos, contra 11,65 do adversário.

“Estou muito feliz por ter vencido em Viana do Castelo, sobretudo por este triunfo anteceder a temporada do Pro Junior Europeu, que tem início dentro de dias, em Marrocos”, começou por afirmar Martim Nunes. “Foi um campeonato importante, em que consegui mostrar bom surf, o que me deixa motivado para o que aí vem. Também estou muito contente por ter disputado a final com o Francisco Ordonhas, que é um grande amigo e também surfou muito bem neste evento”, rematou.

Salvador Vala e Francisco Mittermayer fecharam a etapa, ambos, no 3º posto, depois de terem sido derrotados nas meias-finais por Martim Nunes e Francisco Ordonhas, respetivamente.

Na prova feminina, houve equilíbrio até ao final, com Erica Máximo a sobressair face à concorrência na reta final desta etapa. Nas meias-finais registaram-se as grandes surpresas do campeonato, com Maria Dias a eliminar a líder do ranking Maria Salgado e Erica Máximo a derrotar a campeã nacional Sub-20 em título Gabriela Dinis. Na grande final, Erica Máximo somou 11,75 pontos para superar Maria Dias.

“Estou muito feliz com a vitória”, começou por dizer Erica Máximo, após a final em Viana do Castelo. “Tinha começado o ano com um 3º lugar e, agora, este resultado dá-me um reforço de confiança para o resto da época. Foi um campeonato com condições um pouco difíceis, mas na final consegui encontrar uma boa onda, que me permitiu gerir o resto do heat. Fiquei mesmo muito feliz pelo triunfo e espero que o sucesso se repita nas próximas provas”, frisou.

Com este triunfo, Martim Nunes isolou-se ainda mais na liderança do ranking masculino, colocando-se em boa posição para conquistar o título nacional Sub-20 pelo terceiro ano consecutivo, tendo já uma vantagem de 530 pontos para o vice-líder Francisco Ordonhas. Já no lado feminino, Erica Máximo alcançou Maria Salgado na liderança, com campeã em título, Gabriela Dinis, a ocupar a 3ª posição do ranking, a 140 pontos da dupla da frente.

São Jacinto, em Aveiro, recebe a terceira e penúltima etapa do Junior Tour, que acontece a 13 e 14 de julho e poderá ser determinante para as contas dos títulos nacionais de Sub-20.

Resultados Projunior Via do Castelo:

Final masculina: Martim Nunes 13,75 vs. Francisco Ordonhas 11,65 pontos

Final feminina: Erica Máximo 11,75 vs. Maria Dias 8,25 pontos

Melhor onda masculina: Martim Nunes e Francisco Ordonhas 8,00 pontos

Melhor onda feminina: Gabriela Dinis 8,50 pontos

A segunda etapa do Junior Tour foi uma prova organizada pelo Surf Clube de Viana e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Quiksilver e da Roxy e conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.

Foto: ANS.

Continuar a ler

Atualidade

Valença Sangria Spring Fest

Publicado

on

Valença recebe a primeira edição da “Sangria Spring Fest”, no fim de semana de 25 e 26 de maio, no jardim do Antigo Colégio Português.

Dois dias com muita música, sangria e uma grande diversidade de pizzas prometem proporcionar duas tardes e inícios de noite verdadeiramente únicas em Valença.

A sangria é o motivo do encontro e a oferta vai ser variada. A praça da alimentação, nesta primeira edição, estará localizada no centro do recinto e disponibilizará uma ampla diversidade de pizzas.

No sábado, 25 de maio, o recinto estará aberto das 11h00 às 02h00 e no domingo, 26 de maio, entre as 11h00 e as 21h00.

Este é o primeiro evento a ser dinamizado nas instalações do Antigo Colégio Português, um edifício icónico da cidade, recentemente adquirido pela Câmara Municipal.

Seis concertos com uma ampla diversidade estilística prometem animar o recinto.

Programa de Concertos

25 de maio

15h30 – Eliseu Matos (world music)

22h00 – 80&tais (anos 80)

00h00 – Dj Emanuel (Remember Indústria Agrícola)

26 de maio

13h00 Savio (Sons do Brasil)

16h00 Dario e Marlene – convidado especial David Pereira (world music)

19h00 – Non Talkers

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas